terça-feira, 24 de novembro de 2015

A Little Princess

Hoje acordei em modo Sara Crewe, convicta que sou, de facto, uma princesa, não porque daddy told me so, mas porque estou doentinha e, apesar de ser coisa que acontece raramente, quando acontece toma proporções de catástrofe, não pela gravidade da doença, mas pela insuportabilidade do feitio da enferma, que não está bem na caminha porque grão de ervilha, ai, ai, ai, dói-me aqui; não está bem a pé porque não-sei-quê e agora dói-me acoli, não está bem sentada porque tem frio e se sente sojiiiiinha, chuif. Percebe-se porque não adoeço muito, não é derivado de um sistema imunitário upa-upa, é porque o universo em geral e seres vivos em particular (um felino, um humano) que partilham espaço comigo não podem, não aguentam, não têm de. A sério. Princípio de Arquimedes, aplicado a mau-feitio: não podem ocupar o mesmo espaço, ou há intolerável fita minha, ou há universo. Se se der um cataclismo e esta cena implodir toda foi porque me deu uma (mais uma) monumental birra, causada pela ausência de mufadinhas na posição certa (estou toda empunadiiiiinha, buáááá), chá na temperatura desejada (ind'agora o fiz e já 'tá fiiiiio, chuif), ou outra coisa qualquer (dói gagaaanta e sinto-me fráááááágil, snif).
Pronto. É só isto.


(mas estou a trabalhar, que isto de ir de madrugada para a fila do centro de saúde é bom para bâlhas que têm, ao que parece, saúde para isso. e eu só posso faltar com justificação do sns ou adse, sendo que médico adse mais próximo é longe pa caneco, e do sns até é pertinho, mas é constantemente vítima de hostile takeovers pelas bâlhas da freguesia. juro. mal abre o centro já não há senhas para urgências. havia de haver centros de saúde só para bâlhas. nem era preciso médicos ou enfermeiros: bastava um écrã interactivo, que fosse respondendo às queixas com ahãs, ai, coitada, a senhora é um Cristo, todos temos a nossa cruz, essa sua nora, realmente. e passasse umas receitas novas. até podiam ser os mesmos princípios activos, mas com outros nomes; os bâlhos não confiam em quem não passe muita coisa, e nova. porque eles têm problemas novos toooodos os dias. e terríveis. mas que não os impedem de às sete já estarem à porta do puta do centro de saúde.)

14 comentários:

  1. :) tendo em conta o bom humor do post tenho para mim que já está a passar. As melhoras (cházinho num termo e em canecas/termo - não é que eu tenha paciência para qualquer uma das coisas).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu odeio estar doente, odeio. Passo do mega-carente ao hiper-refilona em dois segundos. Ontem armei uma porque ele foi não sei onde (mas em casa) dez minutos, e eu estava a sentir-me... sozinha. Quero mimoooo! :D
      E sim, chá no termo! Ando com um atrás :P

      Eliminar
  2. Brincas. A visita mensal 'a medica para controlar a diabetes era o highlight do calendario social da minha avo. Aqui seriam impensaveis. Nem sequer te atendem com constipacoes ou gripes - tens que ligar para la, descrever sintomas, e alguem tem que passar la por ti para apanhar a receita!

    As melhoras para ti! A minha irma cura tudo com cha de casca de cebola e mel. Tenta. Sempre e' um placebo mais saboroso que o ecra interactivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me chegava uma chamadinha, para me indicarem os melhores medicamentos... esta dor de cabeça, cruzes.
      conheço essa do chá de casca de cebola, mas odeio cebola, nunca seria capaz, iaca!

      Eliminar
    2. Dor de cabeca... hum... tenho muitas enxaquecas. Aqui vao algumas opcoes de venda livre, sem receita.

      - Se estas por casa e podes dormir, co-codamol (aqui vende-se livre nas farmacias ate 12.5mg/500mg). A parte opioide poe-te da-te uma soneira terrivel, nao e' ideal se precisas de estar alerta a trabalhar
      Se gostas de marcas e queres pagar o triplo para que a caixa diga que e' especifico para dores de cabeca: migraleve cor de rosa (e' o mesmo que co-codamol basicamente + um excipiente de absorcao rapida)

      Alternativa: 400mg ibuprofeno + 500mg paracetamol. Our 1000mg paracetamol + 200mg ibuprofeno... da-te menos cabo do estomago.

      Se o teu estomago nao te esta a dar problemas, 600mg de ibuprofeno. A dose maxima de ibuprofeno que podes tomar e' 800mg de cada vez (doencas reumaticas) ate maximo de 2400 por dia (3 vezes), mas nao podes fazer isto muitas vezes

      Alternativa: Aspirina 1000mg

      E tomas qualquer uma destas alternativas com 1 Imodium... que ajuda 'a absorcao rapida e um cafezito (cafeina ajuda 'a absorcao tb).

      As melhoras!


      Eliminar
    3. Ui, tu és pro! Estou a pensar comprar ibuprofeno, sim. Mas por regra isto passa-me ao 3º dia, já vou no segundo, haja esperança!
      Obrigada!

      Eliminar
    4. Olha não é imodium, é omeoprazole. Confundo sempre os 2 nomes e fazem efeitos contrários!. Aspirina com omeo dá-me bons resultados. Melhor que estas opções só mm com receita médica.

      Eliminar
  3. ah, o maravilhoso mundo dos centros de saúde. há quase um ano que não consigo sequer marcar uma consulta (nem madrugando).
    :( :( :(

    (as melhoras... e espero que não me tenhas passado o bicho :P)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não passei, que esta só me bateu à porta na segunda (passou rasando o home, e instalou-se em mim, coitadinha d'eu)

      Eliminar
  4. Pela descrição acima diria q és assim uma prima donna qd estás doente :)
    Tenho um assim cá em casa. Por acaso até achava q só atacava os seres masculinos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou chatinha, sou. Odeio esta miséria bacteriana. Que seca, o que vale é que só me calha uma em dois anos ou três, vá lá.

      Eliminar
    2. Ah pois...então é isso. Os homens são atacados com mais frequência ;)
      Mas sou solidária com o teu moço e gato... :)

      Eliminar
  5. Chá e bananas, aquelas coisas cuja durabilidade no estado perfeito é muito limitada. O chá, fazêmo-lo e está demasiado quente, deixamos passar uns minutos e já está frio. As bananas, quando as compramos ainda estão demasiado verdes para serem comidas, deixamos passar um dia e quando nos apercebemos já estão demasiados moles a roçar o podre. Ó drama de vida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem aconteceu-me, deixar passar esse ponto óptimo do chá. Foi horrível! (first world problems :D)

      Eliminar