sexta-feira, 6 de novembro de 2015

A child of five would understand this. Send someone to fetch a child of five.








11 comentários:

  1. Lembrei-me disto:

    http://college.usatoday.com/2015/07/17/psychology-professors-tricky-extra-credit-question-goes-viral/

    (aquela cena da lotaria)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi agora o teu link... mas o exercicio e' idiota porque nos US as notas sao sempre dadas em curva, portanto a tua nota e' sempre dada em relacao 'a nota dos teus colegas.

      Se eles fizerem o que e' melhor para o grupo e clicarem em 2 pontos, entao TODOS vao ter mais 2 pontos, ou seja, comparativamente, ninguem esta melhor do que se nao tivessem qualquer ponto extra.

      O comportamento optimo e' clicker em 6 pontos e esperar que o resto da turma seja parva que nao tenha compreendido isso... porque se mais de 10% compreenderam e tb clickarem em 6 pontos, entao recebem zero pontos, que e' igual a receber 2 pontos extra.

      Obrigada pelo link :)

      Eliminar
    2. Ah, desculpa, nao sei se disseram isso nos videos tambem, como estou no trabalho, nao posso ouvir o que dizem no videos.

      Eliminar
    3. Eu vi isto como um teste de personalidade: arriscar estoirar por ambição, ou fazer de modo a que beneficie o maior nº possível de pessoas. Mas cá as notas não são dadas em curva... (acho isso parvo, uma turma pode ter 20 pessoas excelentes, e uma outra turma ter 20 pessoas medíocres)

      Eliminar
    4. Nos US sao sempre dadas em curvas, nas unis todas em que estive a estudar ou ligada a... por isso um acrescimo de 2 pontos a todos nao faz qualquer diferenca.

      Tens razao que as vezes nao faz sentido, mas nivela outras coisas, como por exemplo dificuldade inerente 'a area ou ao professor... se tens um professor parvo que faz testes muito dificeis, ou areas de estudo em que e' quase impossivel ter o tal "20" a tua nota pode ser alta na mesma se fores melhor que os teus colegas.

      Isto promove muito a competividade e a pouca colaboracao entre colegas na universidade... mas acredita, para um professor e' excelente. Os alunos aparecem nas aulas preparados, poem-te perguntas com pes e cabeca, e quando saem as notas nao vem com reclamacoes de "a culpa e' sua"... porque todos os alunos tem o mesmo professor e uns saem-se melhor que outros...

      Eliminar
    5. Sim, mas imagina as duas turmas de que falei acima. Eu sou uma aluna boazita numa turma de medíocres, e posso ter tão boa nota como o génio da turma de excelentes? Ou melhor nota que um excelente? Só porque estou rodeada de idiotas e em terra de cegos quem tem um olho é rei? É um bocado injusto.

      Eliminar
    6. Sim, e' um bocado injusto, mas tambem e' injusto calhares numa turma com um professor super exigente e os outros noutra turma com um professor muito bonzinho... Que me adianta saber que o meu 14 a macro e' mais impossivel de ter que um 18 a matematica? O que importa ca' fora, na vida real, e' so' o valor absoluto da minha media.

      O que eu acho mau no sistema e' a nao-cooperacao entre colegas, as facadas, o ambiente de competividade. Mas os amercianos sao assim.... nascem e respiram concorrencia entre os pares. As notas em curva ate lhes vejo mais vantagens que desvantagens.

      Eliminar
    7. Também não deixas de ter razão, basta o prof ser mais brando para também ser injusto.
      E sim, os americanos são tão competitivos que chateia. O masterchef americano é terrível por isso; já o australiano é uma belezura.

      Eliminar
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    9. E desculpa lá só mais um... Eu sei que é defeito de profissão mas não vi a questão como um teste de personalidade, mas como um exercício de racionalidade. Quando trabalhava nessa área de teoria de jogos testavamos muitas vezes esse tipo de comportamentos para estudar onde falha a racionalidade das escolhas. Neste caso, sabendo o contexto da curva, a escolha óptima é escolher 6 pontos. Nos outros 2 cenários ficam iguais sem qq melhoria. Se não houver curva a escolha óptima é 2 pontos, porque 2*100 > 6*10

      Eliminar
  2. Lembro me de ter visto isso há tempos. Eu nem hesitava: dois pontos. Greed is not good.

    ResponderEliminar