segunda-feira, 27 de julho de 2015

Titanic

Um gajo compra casa numa zona central, verdade, mas ali na parte mais recuada: rua secundaríssima, de sentido único, pouquíssimo trânsito, um sossego. Um gajo dorme ali virado para a rua, e um gajo aprecia oxigénio em estado novo; logo, um gajo tem janelas abertas desde que pode até dar. Um dia, um gajo apercebe-se que foi ultrapassado pelos acontecimentos, e isso sucede mais ou menos quando, após o compreensível e até apreciado banzé do camião do lixo - que se traduz, por norma, num já apagavas a luz e dormias - o barulho se mantém. Não de trânsito automóvel, mas do outro, bem pior: gente. Acima-abaixo, mas, a partir de certa hora, mais abaixo. Uma Babel, que a tal gente fala de tudo: nativês, brasileirês, inglês, italianês, francês. P#ta-que-pariu-o-airbnb-os-hostels-e-o-falo-que-os-fecunde. Outro dia, o sobressalto: estava quase-quase a vencer a habitual insónia e sou despertada do doce resvalar no ó-ó por um teutónico aos berros na rua. E isto pouco depois daquela cena c'a Grécia, pronto, começou a invasão. Afinal não, foi só exagero de uma pessoa muito, muito cansada, muito, muito ensonada e, porque não dizê-lo, muito, muito germanofóbica.

Anyhoo, pus-me eu a pensar, ou isto perde o gostinho rústico-patusco-colonial e a estrangeirada abranda, ou começam a augar a superbock, ou eu mudo o quarto. E zás, desperta a musa Kridumudêkasias que habita em mim. É isso mesmo: vou mudar o quarto. Afinal, porquê nesta divisão, se tenho outra semi-interior, sugadita, mais pequena, tão adequada, que serve de depósito a um exagerado espólio (tralha)? Caraças, ter aqui um roupeiro não me deterá: mudam-se as portas do dito para uma coisa menos roupeiral, estante, uma chaise longue, aquele cadeirão, o tapete dacolá. Não. E o que faço à mobília da outra divisão? Desfazer-me dela? Olha quem. Faço o quarto no armazém, passo a estante e cama-sofá deste para o escritório, fica uma espécie de zona relax e acomodação extra, o escritório passa para o agora-quarto, e componho ainda no futuro-ex-quarto uma zona de estar e leitura. Eureka! Brilhante: passo a esboços e medidas, fita métrica em punho. Cabe tudo, hurra!

E pronto. O problema é o que se segue à euforia, a saber, o planeamento: assim comássim precisava de pintar o futuro-ex-quarto, pinta-se também o futuro-ex-escritório e o futuro-quarto. Zás, já estou um bocadinho cansada. Até porque, entretanto, ponho-me a pensar na prateleirada já fixa nas paredes do futuro-quarto actual armazém, vão ser uns 459 buracos para betumar, e uma resma de tábuas a dar destino. No problem, já sei onde vou por tudo. Penso, de seguida, no avc que provocarei a papai, quando lhe mencionar planos de voltar a furar tudo o que é preciso furar, e no meu avc, depois de andar de fita métrica e bolha de nível a marcar tudo. Mas há pior: esvaziar duas estantes. Grandotas. Cheiotas. Enfiar tudo em caixotes. Desmontar minimamente as estantes - alguns corpos passarão nas portas, quero crer, e creio com muita força, a fé não move estantes mas ajudará. E, durante as pinturas, onde é que eu durmo? Sim, também é preciso desmontar a cama, esvaziando previamente o que está guardado no sommier, e, para ser uma coisa mesmo bem feita, aproveitava-se para afagar o chão. Ai mãe. Não, que quando lhe contar estes planos, nem a rica mãe me vai valer. Provavelmente deserda-me, só para eu aprender a não ser parva.

Ocorreu-me isto tudo há coisa de dez dias e é oficial: sinto-me mal. Muito doente, aliás. Fraquinha, fraquinha. Bom, fica para o ano. Boa.

[eu queria é ser ryca para me poder dar ao luxo de empandeirar uma série de mobília e começar de novo, mas a) sou forreta; b) a mobília é uma boa mobília, não arranjo equivalente pelo que estou disposta a pagar, e substituir cenas boas por cenas ikea é parvo; c) aposto que ninguém da família tem serventia para meus cacarecos. suspiros. vou jogar no eurocoiso.]

10 comentários:

  1. Por experiência própria, especialmente depois de saber que aprecias isso do arejamento: compra uns tampões para os ouvidos, berra com os estrangeiros, mas esquece isso do quarto interior. Troca antes por outra divisão com janela ou, se não quiseres mesmo esquecer o quarto interior, arranja uma janela do dito cujo para uma divisão com janelas e/ou para o corredor. Mas ainda assim não chega a ser sequer semelhante.

    Também por experiência própria: a roupa estar noutra divisão não é problema. Pelo contrário, é do melhor que há, adoro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O outro quarto tem janela, mas para um saguão; ou seja, os níveis de arejamento não são os melhores. Mas também me ocorre que tenho o espaço mal aproveitado, o quarto é muito grande e tem excelente luz, dava para fazer uma zona de trabalho e de leitura fenomenal.

      Eliminar
    2. E juro, a minha zona está a ficar impossível. Nunca pensei, achei sempre que ficariam mais perto da parte histórica, ou assim.

      Eliminar
    3. E ficam, é uma questão de intensidade. No meu prédio há quatro apartamentos (de oito) alugados a turistas. Na tua rua inteira se calhar há outros quatro...


      PS: Um saguão acho razoável. Excelente luz=sítio ideal para se ter uma cama e ler nela de manhã :)) Para além disso, uma estatística conduzida por mim ao longo de vários anos concluiu que a maioria das pessoas, quer tenha ou não escritórios e zonas de trabalho, acaba a trabalhar na sala (55%), na mesa da cozinha (20%), na cama (20%) ou sentada no chão (5%).

      Eliminar
    4. guilty: trabalhar é no sofá, ou às vezes numa cadeira daquelas do IKEA (as poing, como eu gosto de lhes chamar) só porque dão para levar para mais perto da janela onde estiver a dar o sol.

      Eliminar
    5. Rita: Este saguão é sombrio, e eu estou num andar baixo. De qualquer forma, no quarto não precisaria de muita luz. Esse estudo é muito certeiro, caramba. Mesa da sala ou da cozinha, sim, e viva os computadores portáteis. Cama e chão é que não.

      Snowgaze, no sofá não me dá jeitinho nenhum, preciso sempre de apoiar o computas, e faz um calor desgraçado nas pernas.

      Eliminar
  2. De cada vez que vejo malta no facecoiso a publicitar Lisboa/Porto/Algarve/Alentejo (Alentejo! dos poucos sítios onde ainda se podia estar na praia em Agosto!) como destino turístico, vêm-me duas coisas à cabeça: primeiro, que ainda se hão-de arrepender (acho que em Lisboa já está), e segundo, que nem lhes passe pela cabeça fazer o mesmo à minha terra.

    ResponderEliminar
  3. Quanto ao ataque de Kridumudêkasias, fiquei cansada só de ler. Tenho uma sala para Kridumudêkasar e desisti de falar nisso porque só de pensar em arranjar mobília perco logo a vontade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Snowgaze, fui a Milfontes na década de 90 e achei encantador. Voltei dez anos depois e nem acreditava no que aquilo se tinha transformado.
      Quanto ao resto, bof, canseira. Já sei que mal me apanhe de férias faço as arrumações indispensáveis e mando o resto às urtigas...

      Eliminar
  4. Welcome to my world... Comprei casa... quer dizer, um ape minuscule, mas precisa de obras em tudo, casa de banho nova, todos os chaos novos, cozinha nova, pintura nova, cilindro novo, sistema de aquecimento todo novo. Um filme! Nos primeiros 2 meses mudei-me para a casa de uma amiga, pq simplesmente nao podia viver na minha... e agora... estou num filme de policia e ladroes com o IKEA a quem comissionei a cozinha. Para alem de ter os armarios e os electrodomesticos todos out of stock e atrasados, eles passam a instalacao a outra empresa que me tenta cobrar o couro por extras, e passa a instalacao a um carpinteiro free lancer que ja me fodeu o chao todo que so em madeira foram 2 mil libras. Juro-te Izziee... estou no filme de terror... e' todos os dias cartas e telefonemas para o IKEA e as 3 partes. O problema? O IKEA exigiu o pagamento de TUDO adiantado. Eu paguei a cozinha 'a exactamente 2 meses atras, a instalacao comecou ha 3 semanas... fizeram um rico service que precisam de comecar tudo de novo... e agora vem um sexta feira aqui e acola terminar a obra, quando a cozinha precisa de outra semana inteira de trabalho. Ja estou a pensar em processa-los... ja ando a coleccionar recibos de restaurants, ja ando com figadeira de tanto comer fora... ja estou com mais 400 cabelos brancos.. QUERO FERIAS DA MINHA CASA

    uff... desculpa la, tanto tempo sem aparecer e quando apareco e' para deitar os bofes de fora :)

    Saudades tuas

    xx
    nima

    ResponderEliminar