sexta-feira, 31 de julho de 2015

Fierce creatures

Pergunto-me se as pessoas que desejam ou defendem a morte, por vezes com requintes de malvadez, de um indivíduo que, cruel e deliberadamente, e para gozo próprio, causou a morte de um outro ser vivo, no caso, um animal, têm noção da contradição ética que a sua posição encerra. Entendo e/ou defendo a actuação deste fulano? Nem por sombras. Acho que qualquer tipo de actividade que causa sofrimento deliberado e injustificado noutro ser deva ser liminarmente proibida? Claríssimo. Mesmo sendo, por princípio, contra uma certa forma de justicialismo público, através de redes sociais, até consigo achar alguma piada à ironia de ter sido descoberto, e estar a ser encurralado, obrigado a deixar de exercer a sua profissão - aquela que lhe permitiu ter cinquenta mil bombocas para pagar subornar quem lhe proporcionasse a satisfação de perseguir, ferir e matar um bicho raro - nunca disse que sou boa pessoa. Mas defender que lhe devia acontecer o mesmo? Que devia morrer? Pior: que se pudesse, o matava, porque gente desta não faz falta? Ora, ora, ora. Não. Porque não me coloco no mesmo patamar sociopata de quem faz uma cena destas, ponto.
Já agora, novidades. O que não falta por aí são movimentos e ideologias que defendem a morte de certo tipo de "gente", por considerarem que a dita "gente" ofende certos princípios ou regras éticas que são bandeira desses movimentos. Estado islâmico, anyone? Ah, mas esses são maus, e os defensores dos bichinhos são bons. Sim, sim, convençam-se disso. Nós, os nossos ideais, somos tão bons como os meios que escolhemos para os impor, defender, divulgar. Julguei que já toda a gente sabia.

6 comentários:

  1. Pois Izzie a confusão que estas pessoas me fazem. Não percebo mesmo a coerência. Mas sabes que mais? pessoas assim, proliferam por aí que nem cogumelos. Isto assusta-me... e o "gosto mais dos meus animais do que das pessoas e dava mais a minha vida pelos meu animais do que por certas pessoas"... enfim...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. obrigada. tenho muita dificuldade em explicar isto por escrito mas de forma simples, acho que as pessoas estão sempre prontas para uma crucificaçãozinha e incomoda-me o quanto é fácil arrastarem-se pela onda.

    ResponderEliminar
  3. É o chamado "justiceiro de facebook" que, na verdade, só quer aparecer e demonstrar que é muito boa pessoa. Mas dali não se pode esperar que venha grande coisa.

    ResponderEliminar
  4. Caraças, é que não tiro uma vírgula. Calhaus com olhos, pá.
    Dulce/Porto

    ResponderEliminar
  5. Eu não entendo, tanta compaixão para com uns seres e tanto ódio para outros. Já li em cenas, sobre a questão de testes em animais, tipo para quê se às prisões estão cheias de pedófilos e assassinos. E esta é a altura em que o Mengele bate palmas lá do outro mundo.

    ResponderEliminar