terça-feira, 28 de julho de 2015

Glengarry Glen Ross

Como eu ando aqui só para ajudar, mormente as gerações mai'novas, e como a minha vocação é a instrução, pus-me a matutar, a congeminar, e arranjei um teste muito, muito giro, para aferir a vossa capacidade de sobrevivência neste novel-mundo do empreendedorismo, em que, como todos sabemos, porque já nos disseram milhentas vezes - e não nos iam mentir, lá agora - o privado é que é - yay! - no privado é que encontramos verdadeiros e bons modelos de gestão - yay! - e no público - buuuuuu - não sabem nada de jeito, andam lá só a gastar os nossos ricos impostos - buuuuuu - aquela gente não só dá despesa, é despasa.
Ora cá vai.

Problema: Asdrúbal Ernestino, vigoroso e dedicado trabalhador in/diferenciado, tem seis empreitadas para realizar. Uma delas, especialmente complexa, tomará cinco dias úteis; nas restantes, não gastará mais que um dia útil em cada.

a) É segunda feira. Que empreitada/s deverá Asdrúbal Ernestino realizar nesta semana? Justifique.

b) Pondere agora a seguinte variável: Asdrúbal Ernestino aufere vencimento mensal, cujo valor não sofre qualquer alteração conforme finalize cinco ou uma empreitada. A sua resposta mantém-se? Justifique, e contraponha com a hipótese de Asdrúbal Ernestino auferir vencimento à tarefa (igual para cada empreitada).

c) Considere agora a possibilidade de a empreitada mais complexa ser também a que foi pedida em primeiro lugar. Como deverá agir Asdrúbal Ernestino? Considere as hipóteses de auferir vencimento fixo, ou ser pago à tarefa.

d) Admitamos que Asdrúbal Ernestino aufere vencimento fixo, mas é fortemente pressionado pelas chefias a apresentar resultados, e que estes são analisados estatisticamente. Como priorizaria o seu trabalho, no lugar de Asdrúbal Ernestino? Justifique.

e) Hipotize agora que Asdrúbal Ernestino, além da pressão dos resultados, aufere, para além do salário fixo, ainda uma remuneração variável, um incentivo em função dos resultados, medidos estes pela redução estatística das tarefas pendentes. Mantém a resposta anterior? Justifique.

f) Finalmente, considere, por hipótese, que Asdrúbal Ernestino trabalha num serviço público essencial, aufere vencimento fixo sem incentivos, é fortemente pressionado pelas chefias a apresentar resultados, a empreitada mais complexa foi pedida em primeiro lugar, e da sua finalização depende a concretização de um interesse vital. A conjugação destas variáveis altera a sua resposta? Justifique.

E pronto, é isto.
Pontos extra a quem conseguir:
i) Animar o Asdrúbal Ernestino;
ii) Convencer o Asdrúbal Ernestino que a sua vida laboral faz algum sentido e tem importância;
iii) Demover o Asdrúbal Ernestino de se jogar do último andar.




11 comentários:

  1. <3

    (além disso, Asdrúbal não tem aumentos, não tem bónus, não tem carro ou telemóvel da empresa e, enquanto o Asdrúbal for safando todas as empreitadas, todo o resto da equipa, o Toni, o Tonhó e o Nhonhó podem continuar alegremente a não fazer muito porque as chefias não estão nem aí)
    )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E, além disso tudo, considere-se que o Asdrúbal entra de férias sexta feira, e que as passaria mais descansado se tivesse apenas um pendente em vez de cinco. O Asdrúbal gostava muito de ter só um pendente, mas não pode ignorar o indivíduo em falência cardíaca, que precisa de um horror de intervenções, e ir só mudar pensos. O Asdrúbal sofre muito. :'(

      Eliminar
    2. O Asdrúbal tem toda a minha solidariedade. Espero que salve o indivíduo em falência cardíaca e que se lixe para as estatísticas e afins (consideremos o Toni, o Tonhó e o Nhonhó como afins, sim?) :) Boa sorte

      Eliminar
    3. Patrícia, o que é giro é que estava o Asdrúbal ocupado no seu momento de autocomiseração quando lhe ocorreu: o que diria um CEO empreendedor? Será que o pessoal que apregoa a produtividade se apercebe que um médico de urgência não pode nem deve optar por ir fazer um penso a cinco meninos em vez de ir operar o tipo que entrou em falência cardíaca, e que provavelmente até acaba por morrer, mesmo que isso implique uma diminuição de produtividade?
      É só dilemas, esta vida.

      Eliminar
    4. Um CEO provavelmente iria entalar o Asdrúbal em qualquer uma das situações. A não ser que fosse de férias e na realidade não se importasse. Ou que por uma daquelas sortes (que nunca acontecesse) a opção do Asdrúbal fosse aquela que favorecesse o cliente mais chato/que pagasse melhor.
      Sempre me disseram que "o urgente impede que se faça o importante". No meu trabalho isso acontece regularmente. Pelo que já aprendi a dar murros na mesa e pôr a decisão na mão da chefia: ou faço isto ou isto. E um CEO que seja bom, dá valor a essa capacidade.

      Eliminar
    5. Agora escalpelizávamos aqui a bela questão de estabelecer objectivos puramente numéricos e o problema de ter de estabelecer prioridades. Os chefes desta vida gostam muito da primeira, mas sacodem um bocado a água do capote quando temos a segunda.

      Eliminar
  2. Em todos os casos eu faria primeiro as cinco empreitadas pequenas, tentando se calhar dedicar uma hora por dia a desbastar a grande. É o que dizem os livros de produtividade que eu, como boa aprendiz de empreendedeira, li todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma hora por dia não chega, infelizmente. E há ainda as variáveis "já ter o estaminé montado para a empreitada grande", e "mindset", ou "já estou embalada, don't stop me now". Por norma tenho essa abordagem, pelo menos numa fase preliminar de documentação e estudo. Mas quando chega ao "só falta escrever" é preciso encarar o bicho de frente, um de cada vez. Ou então não sou muito produtiva ;)
      (está a custar-me, porque tenho duas empreitadas fáceis já documentadas e estudadas, 'só falta escrever', e até o fazia com mais facilidade que esta, mas bof)

      Eliminar
    2. No meu trabalho e no geral essa divisão não funciona, a não ser com trabalhos de fundo sem prazo. Mas comigo (e aqui é um problema pessoal) o tempo de mudar de trabalho (e a concentração necessária para tal) faz com que a produtividade vá por água abaixo.

      Eliminar
    3. Tal e qual, Patrícia. Quando tenho tempo e várias bolas no ar, a alternância é boa, mas quando uma pessoa mergulha a fundo numa cena... ai. Já estou quase a atingir 10.000 palavras, yay.

      Eliminar
  3. Acho q, teoricamente, a vantagem de se despacharem primeiro as 5 mais fáceis é a motivaçao. Estas já foram, agora só falta 1 (ainda q essa 1 demore o dobro de todas as iutras juntas)

    ResponderEliminar