segunda-feira, 27 de abril de 2020

Pragmatismo é o novo ismo

Tirando da equação o cagaço que admito que tenho com o inevitável levantamento de algumas das restrições covidianas,

(pá, qué lá saber do aspecto, não me apanham num cabeleireiro tão cedo, vapor de água a movimentar-se alta velocidade, hein, nope, nope, é desta que grisalho mesmo, e até estou a gostar do tom das minhas pratinhas, toma)

A falta de fé no juizinho e na cidadania alheia 

(méne, fui ao continente - teve mesmo de ser, e envelheci dois anos naquelas três horas - vi luvas descartáveis descartadas em cima do quê, pois, carrinhos de compras, e com uma papeleira ali a cinco metros, a papeleira onde coloquei as minhas, e não morri de enfarte por lá ter ido; e não me puxem o assunto de o pessoal achar que a máscara é para usar com o nariz de fora, ou puxar para o queixo se estão a falar com alguém, mesmo à distância de segurança, que baixa um carroceiro em mim)

Achei por bem fazer por mim e pelos meus (e também pelos outros, né) e já encomendei uma quantidade jeitosa de máscaras de protecção reutilizáveis. Heroicamente, diga-se, não cedi à tentação de encomendar umas todas féchion, com estampados e coise, e mandei vir em branco, preto e azul escuro, ao menos faço pandâ.
Como o seguro morreu de velho e para alguma coisa servem as entidades oficiais, comecei por pesquisar das certificadas. À venda online encontrei duas, uma com as tais coloridas e estampadas, outra com as normaizinhas. Escolhi esta, depois de ler que são produzidas por uma fábrica textil cujos funcionários se encontram todos em lay off, e que vai começar a laborar em pleno graças a esta adaptação.
Ou seja, vou ter um produto certificado, nem por isso caro ainda que inclua IVA (€20 por lote de 5), que vai devolver produção a uma unidade actualmente parada. Tudo somado, cliente fica bem servida com um produto de qualidade, e contribui-se para que entrem impostos nos cofres, que é bem preciso, e que a segurança social deixe de arcar com uma despesa e volte a receber contribuições. Tudo bom.

Para quem compra nas lojas de feicebuque desta vida paninhos feitos por jeitosos/as, lembrem-se disto: segurança, impostos, contribuições, por o estaminé a mexer, a economia a funcionar. O SNS não se financia com boa vontade, isto está para durar, e pronto, welcome to my ted talk, obrigada pela atenção e saudinha.

22 comentários:

  1. Mandas link dessas máscaras? tenho feitas pela mãe de uma amiga (não sei costurar para salvar a vida) principalmente porque as comprei na altura em que nada se via à venda e queria sair com alguma segurança.
    tks
    Nem me fales de cabeleireiro porque já estive mais longe de atirar uma tesoura ao meu, que já não sei ter trunfa comprida. E Mamãe que está desejando voltar à cabeleireira dela? bem, mas se calhar até eu lá vou, que o salão dela é enorme, só vai aceitar clientes com marcação e a filha é enfermeira, não há-de deixar nada desprotegido se for possível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia, eu googlei 'máscaras certificadas', fui parar ao site do citeve, e depois googlei as empresas que lá apareciam. Comprei da Daily Day (pelo google chegas lá) na sexta, ainda não chegaram, depois dou feedback ;)

      O cabelo, pois, o cabelo. O meu corte aguenta séculos sem tesoura, mas as raízes só aguentam 3 meses que já lá vão (passei para as nuances)

      Eliminar
  2. Podes dizer qual foi? A ver se enviam rapidamente para França?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escolhi da Daily Day, mas ainda não chegaram (só encomendei sexta). Não sei se enviam para fora do país, mas quem sabe.
      No site do citeve tens a lista de todas as empresas com certificação, e a lista aumenta todos os dias.

      Eliminar
  3. Ah, e claro, podes pedir adesão às mulhetes de prata do Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já lá estou, graças às tuas recomendações ;)
      Por enquanto sou só uma espectadora, a arranjar inspiração. como não posso 'apresentar-me' de raízes, em dezembro aderi a nuances para disfarçar e atenuar a transição. mas com este período de afastamento, começo a ponderar deixar assim mesmo e cortar curto. a ver se tenho coragem...

      Eliminar
  4. Também estive a ver máscaras e penso exactamente o mesmo. Entretanto fiz contas e aquelas reutilizáveis (20€/5 máscaras, cerca de 5 utilizações) ficam pouco mais caras (10 cêntimos) do que as descartáveis (comprei 6 por 4€20, 1 utilização). Aqui também pesa saber que já agora ajudamos a nossa economia e não estarmos a comprar máscaras importadas. Outro factor é a quantidade de lixo que se produz com as descartáveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mac, isso tudo! E as cinco lavagens são as que estão homologadas, mas li num artigo que se ficaram por 5 porque o citeve está a receber tantos pedidos que não consegue testar mais lavagens. Ou seja, existe uma possibilidade séria de aguentarem o dobro ou mais.

      Eliminar
    2. Atenção, as descartáveis (cirurgicas) não só são bastante menos ecológicas (o q creio q n compensa os 10 cêntimos), como, segundo li já em vários sitios, não deveriam exceder as 2 horas de utilização (acredito q possam aguentar um pouco mais, mas ainda assim...)

      Eliminar
  5. Acho q já encontrei. É a Daily Day Studios?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipa, bingo! Na sexta a lista de empresas com certificação ainda não era muito grande, agora já poderá haver mais.
      Uma que me tentou, com máscaras estampadas, foi a naj3.

      Eliminar
    2. Esqueci-me de escoljer a cor e acabei a encomendar máscaras pretas, vou parecer uma ninja! Obrigada pela info, não me tinha lembrado de procurar por fábricas certificadas :). Vou também ver essa.

      Eliminar
    3. Pretas é cool ;)
      A sonae também já tem máscaras certificadas, à venda online na marca deles de roupa - MO - e dizem que em pouco tempo chega à weel's e continente. Por enquanto só em preto, mas prometem outras cores

      Eliminar
  6. Em primeiro obrigada pela dica das máscaras, andava a ver as da mo (mas a 10 euros a máscara, sobre as quais dizem q aguenta 50 lavagens, nas parece q a citave n apoia bem isso...),e no site da pegada verde tb surgiram umas mas que entretanto já esgotaram (sp eram a metade do valor das da mo).
    Qt ao levantamento do confinamento, pois q suscita mtas duvidas a todos nós. Há, claro, mtos que não têm dúvidas nenhumas... E é desses q tenho medo.
    Defendo o uso obrigatório de máscaras, sendo q para isso, achava importante o estado fazer um levantamento dos mais carenciados p q lhes pudessem ser facultadas máscaras gratuitas. Sim, que quem anda a pedir ajuda p ter comida n deve ter possibilidade de as andar a comprar... E mais importante ainda, à imagem do q se fazia com a explicação da lavagem de mãos, acho q deviam fazer uma injecção diária, em horário nobre, sobre como as mm devem ser utilizadas, retiradas, como se devem continuar a manter os cuidados de lavagem de mão e distanciamento sp q possível... Enfim, coisas q parecem informações infantis, mas q considero q mtos necessitam de ouvir em loop, a ver se lá fica alguma coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Me, estas da daily day são confortáveis e apostava que duram bem mais que as lavagens certificadas.
      Felizmente vejo muita gente de máscara, mas ainda assim anda pessoal com ela pelo queixo (!) ou sem, se calhar julgam que isto já passou. Tomara que não haja um pico de casos.

      Eliminar
  7. Foste mais esperta que eu, andei a procura de certificadas e não encontrei nada, vou ver essas daily. Mas olha, se o objectivo da máscara é sobretudo proteção dos outros, principalmente com estas "artesanais" que não filtram o ar, então qual o mal de ter o nariz destapado? O objectivo principal é ter a boca tapada por causa dos perdigotos.. Isto sou eu a pensar alto porque hoje pensei nisso na rua enquanto deixava de ver com os óculos enevoados ;(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fuschia, o espirro é bem mais perigoso que a tosse, o nariz também expele partículas, tem de estar tapado.
      Já recebi as daily day e tenho a dizer que estou satisfeita, são confortáveis e parecem seguras - fiz um teste caseiro, apontei o desodorizante aerosol e não passou nada que se visse.

      Eliminar
  8. As minhas são essas da Daily, comprei no site da Springkode. São azuis, é mesmo à ninja :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sãozinha, eu tenho pretas, brancas e azuis, sempre a fazer pandâ :D

      Eliminar
    2. Aproveito para dizer que a Springkode tem de um novo fornecedor com garantia de 15 lavangens. Vou mandar vir vermelhinhas :)

      Eliminar
    3. Eehhhh, vermelhas! Quero.
      (eu tenho p'ra mim que todas elas aguentam bem mais de cinco lavagens)

      Eliminar