terça-feira, 14 de maio de 2019

[SPOILERS] Post do tipo "sou só eu?" para o qual a resposta é "provavelmente sim" ou "só tu e mais meia dúzia"



Pá, a sério:


Como dizia o outro, é fazer as contas.

32 comentários:

  1. Me too, me too! Gostei e por acaso já andava a prever que ela ia ficar doida. Ficou ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vinha a evoluir nesse sentido há muito tempo. É a embriaguez do poder, a tirana populista que começa sempre tão bem intencionada e acaba a justificar todos os meios porque os seus fins são nobres.
      Agora que andam a enfiar o Rossio na Betesga, a acelerar como Fangios, isso andam. A série pedia mais uns 2 ou 3 episódios, para evoluir com calma.

      Eliminar
  2. Ahahaha super de acordo! Ontem disse mais ou menos isso cá em casa e ainda no outro dia em conversa diziam-me q ela era a boa da fita, e eu: !!!! boa?!?! só se for boazona porque boazinha nunca foi, sempre mostrou bem ao que ia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Madalena, o giro daquela série é que bons e boas se contam pelos dedos de uma mão, e sobram... Talvez a Brienne o seja, porque de facto é nobre e pura, mas lá está, tem zero poder.

      Eliminar
  3. Não sei se viste a Avenida Brasil, mas, qdo a Carminho (vilã) finalmente se confronta com a mocinha (esqueci-me do nome), já as pessoas tinham a percepção de que já não havia grande diferença entre elas. O namorado da mocinha diz-lhe isso mesmo, q ela se tornara mais cruel do que a vilã.

    Ninguém achou isto chocante, pelo contrário. A partir do momento em q vemos a mocinha praticamente indiferente à morte do pai adoptivo percebe-se que aquela personagem fez da vingança o seu propósito.

    Está falta de entendimento em relação a Daenerys é assustadora, nomeadamente por parte do Público anglo-saxónico. Desde q a a D queimou aquela feiticeira, violada e torturada pelos futuros soldadinhos da D , q a personagem ficou bastante bem definida para mim.

    É perturbador perceber q milhões de pessoas viram a série durante anos e não perceberam um c*****. É que isso explica muita coisa.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto! Desde muito cedo ela exibiu tiques próprios de uma tirana, que polariza tudo e todos: ou estão com ela ou contra ela. Com o discurso populista de libertar os escravos (e atenção, ainda bem que o fez, muito louvável e lá-lá-lá), ser mãe do(s) povo(s) conseguiu uma base de apoio estrondosa, cegamente leal, e vê nela uma libertadora. E depois tem armas nucleares, ups, dragões, que mais ninguém tem. Uma Estalininha! E as pessoas torcem por ela porque temos incutida aquela cena do salvador providencial que surgirá e tá-tá-tá. Pois claro, bela figura de idiotas fizeram o Tyrion e o Jon. (Varys, never forget)

      Li uma thread fantástica no twitter sobre isto, e muito mais: https://twitter.com/Darren_Mooney/status/1128021259646898180
      É enorme mas vale muito a pena

      Eliminar
    2. Estive a ler a thread agora, gostei muito, obrigada! E sim vai de encontro ao que tenho observado nas pessoas que conheço, parecem esperar coisas das personagens contrárias à sua essência. Eu percebo, a dada altura da história (principalmente nos livros) também eu já gostava do Jamie, ahah, mas há que saber separar as águas. De outra forma esta história também não seria tão boa. Será que os livros que faltam ainda vão realmente ser escritos?

      Eliminar
    3. Também gostei muito, é um ponto de vista muito bem explicado, e não deixa de ser crítico, mas justo.
      A questão do Jaime é outra: confesso que ás tantas também comecei a ter um certo carinho pelo personagem, a pensar que talvez se redimisse, ficasse com a Brienne, mas lá está, ele nunca nos mentiu ;)

      Eliminar
  4. Sempre odiei a personagem da Daenerys e sempre achei que ela era maluca e que ia dar uma péssima governante. O que me chateia é porem o Tyrion a acreditar cegamente nela, nunca na vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, o Tyrion é um cínico por natureza, não entendi porque denunciou o Varys, pelo menos antes do ataque a KL. Já o Jon, tudo bem, porque é o totó mor da história. Ainda acaba ele no trono, bem sabendo que não é minimamente apto para governar.

      Eliminar
    2. Sim, estão todos dentro da personagem, especialmente o Jon e o Jamie, se bem que o Jamie chateia-me muito. Agora a cena do Tyrion é uma treta, não tem lógica absolutamente nenhuma. A cena do Varys deu-me cá uns nervos que comecei aos gritos para a televisão. Mas eu pronto, odeio GoT desde que o velho não escreveu mais.

      Eliminar
    3. Fiquei zangadona com a cena do Varys, até porque é um personagem complexo, que comecei a entender e apreciar. E foi desnecessário. DFala-se tanto da viragem da Daenerys, mas o Tyrion está completamente foooooora.

      O Jorge Martinho, ó, estou com ele debaixo de olho. Apesar de não ter escrito mais nenhum livro pensei que tinha um controlo efectivo sobre o argumento, afinal é produtor executivo! Agora já não punha as mãos no fogo.

      Eliminar
  5. Só por coisas, fui rever os primeiros episódios. Bem antes do assassinato da parteira que a série nos disse o que ia acontecer: o Robert disse claramente que os Dothraki iam destruir o que pudessem e Drogo afirma q irá invadir Westeros, destruir o que pudesse, matar o máximo q pudesse e escaravizar e violar. E a Daenerys aplaude. Antes disso, temos a morte do irmão da D, mostrado como sendo um tolo arrogante, mas inofensivo.

    E, depois, claro, temos os aspectos q a thread foca. Foi claro, desde o início. E, claro, ja há pessoas a ameaçar os argumentistas de morte.

    Para mim, o Jamie redimiu-se. Mesmo na cena da morte, ele compreendeu q já não havia saída e gentou confortar a Cersei.

    Em relação ao Coninhas Snow, não falo, q já li spoilers bem gostosos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haver pessoas a ameaçar os argumentistas de morte é a total alienação. Credo, pá, é só ficção! Se pedem um café e vem queimado também batem ao empregado? Falta de noção.

      O Jaimie mostrou o que de facto era importante para ele, e de certa forma até foi comovente. Nasceram juntos, morrem juntos, faz sentido.

      Eliminar
    2. Eu nunca achei o Turion tão cínico assim. Acho que, no fundo, é um romântico e estava à espera de um herói.

      Quem topou logo a D foi a Sansa.

      Eliminar
    3. A Sansa é que está a ter um arco de história mesmo muito bom.

      Eliminar
    4. Olhem, também concordo. Sansa ao poder!

      Eliminar
    5. Pelo menos rainha do Norte, digo eu...

      Eliminar
    6. Team Sansa :D! Acheimbem o final: Westeros, como nos foi apresentado, começou com os Targaryen e acaba com o último Targaryen a deixar aquele mundo. A cena da morte podia ter sido mais intensa, mas, para isso, eram precisos outros actores. A Clarke e o Harrington são meio limitados, mas pronto, gostei do final.

      Eliminar
    7. Ainda não vi, mas não consegui controlar o acesso às redes sociais e já conheço alguns spoilers... vou ver hoje, depois logo me pronuncio ;)

      Eliminar
  6. Pois estou plenamente de acordo. Chocou-me a frieza dela perante a morte do irmão, chocou-me a morte dos Tullys, todas as outras atitudes aqui mencionadas, mas principalmente a ganância, o desespero, quando sabe que não é a herdeira legítima mas implora ao John para ficar caladinho. Ou seja, no fundo revela-se mais uma usurpadora cega pela ambição do poder. E o que ela fez, já lhe tinha passado pela cabeça, teve foi muita gente ao lado dela a dizer-lhe "não faças isso". Os fãs... cheira-me a esturro, acho que há muita manipulação, quem sabe algum invejoso dos roteiristas, que ficaram com o Star Wars. Não vejo motivo para tanta celeuma. Todas as outras personagens também me parecem muito bem, até mesmo o Tyrion, sempre achei que a inteligência dele de vez em quando era batida pelo lado romântico. E... está quase! (Izzie, conseguiu ver os episódios iniciais? Na altura indiquei-lhe ir ao menú, guia, arquivo, pesquisa... não percebi se a sua resposta foi sincera ou ironia)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, é nisto que dar os anónimos não me darem um nomezinho qualquer, nem que seja pizza com ananás :D
      Eu lembro-me que me queixei que no menu/guia não havia a hipótese de gravar, e alguém me sugeriu ir ao arquivo ou ao videoclube, e sim senhora, lá encontrei a hipótese de rever o episódio que tinha passado de madrugada, portanto não precisei de esperar pelas dez da noite.
      Se foi a anónima aqui presente, muito grata, sem ironias! Nunca lá teria chegado sozinha, que sou uma naba ;)

      Eliminar
    2. Peço desculpa pelos spoilers :D.

      Lembro-me das críticas que se fizeram a quem não gostou do Last Jedi. Todos eram fascistas e sexistas, não só os palermas q ofenderam a actriz, mas também aqueles q fizeram críticas legítimas. Agora, quem chamou fascistas está a criticar o final com o tipo de argumentos que os mais delirantes críticos do Last Jedi usavam.

      Eliminar
    3. Filipa, deixa lá, não me disseste nada que não soubesse :D
      Pá, as críticas ao Last Jedi: querem melhor, vão fazer. Esta é a minha posição, sempre. Não gostam? É legítimo; armar um sarilho, querer enforcar a equipa toda, tenham lá paciência.

      Eliminar
  7. Ora, então vamos lá.
    1. petições, ameaças, choradeiras e afins. Tudo um exagero e reflexo de parvoíce tal que nem vale a pena comentar.
    2. O fim da Danny acabou por ser melhor do que esperava. Confesso que a loucura simples não me agadava por aí além. Ser tirana era, de facto, o final mais provável do arco da personagem. E sim, eu até gostava dela mas reconheço-o sem qualquer género de problema. Se quisermos dizer que todos os tiranos são loucos, então seja... mas eu não concordo lá muito com essa definição.
    2. E por falar em identidade do Jon... tanta coisa para quê?
    3. Achei o final consistente. previsível qb e não me incomodou.
    4. O que me chateou à grande (aliás, chateou-me toda a temporada) foi a pressa. Não há "como" nem "porquê". Sabiam o final e (mal) amanharam umas batalhas com alguns planos espectaculares e já está (aquela reunião, pá, onde democraticamente decidiram que era o rei...oh, tão realista).
    5. Apostas para quando/se vai haver livros?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia, cá vai:
      1- Gente doida, que até invejo porque têm muito mais tempo livre que eu. Façam mas é uma petição sobre lá a cena do aborto.
      2- Concordamos. Me mate estava todo coiso com o dragão não incinerar o jon, mas eu disse logo que não podia, é um Targaryen, dragão não mata Targaryen. A cena do trono é forçar a nota, mas prontEs.
      2.1- Identidade do Jon: pois não, e não me importa; ele traiu, não podia subir ao trono. Até gostei do fim dele, sinceramente.
      3- Idem.
      4- A pressa, pois, também me chateou. aliás, e estou a falar de memória, o que estaria previsto era uma série 8 em duas partes, não sei se não foi a HBO quem impôs o deadline.
      4.1- A reunião: um bocadinho forçado, é certo, mas até gostei. Principalmente porque, e acompanha-me aqui, pelo regresso ao início, a fragmentação de Westeros, um líder temporário, e agora é que é, a cara de sonso do Bran, que já sabia tudo, tinha de saber, é o corvo dos 3 olhos. (entra música do twilight zone).
      5- Não aposto, mas se tivesse de apostar é que ainda demora ou não vai haver.

      Eliminar
    2. Também já sabia tudo há umas semanas, o reddit é mui lindo. :D

      Criticar só critico a falta de peso dada ao Coninhas Snow tb ser Presidente da Junta. A cena em q ele mata a D também é a cena em que os Targaryen acabam como dinastia. E ele tem o mesmo nome que o 1° presidente da Junta, pelo que isso poderia ter sido realçado de outra forma.

      Há coisas de que nunca gostei na série, penso q foi estupidamente sobrevalorizada, mas terminaram o que começaram. Não era um trabalho fácil, mesmo Martin tendo revelado o final.

      Nos últimos episódios já toda a gente parecia estar farta, mas o Martin também parece q se fartou, pelo q é bastante compreensível.

      Eliminar
    3. Sim, foi muito sobrevalorizada, não é uma série que esteja ao nível dos sopranos, por exemplo, mas era bom entretenimento, bem feito, e percebo que as pessoas adiram entusiasticamente.

      Eliminar
    4. Não achei que a série fosse sobrevalorizada. Dentro do género é one of a kind. E como adorei os livros, estava à espera que lhe fizesse jus. Não fizeram. Mas o final foi bastante bom, e muito coerente com as personagens. A treta foi a pressa de acabar, estragou-se tudo.

      Eliminar
    5. O que sempre gostei nesta série foram os momentos (diálogos, expressões faciais, traições, etc) que se adaptam tão bem à nossa realidade. No último episódio, foi quando o Sam disse que todos deveriam ter voto na matéria, e Lordes responderam se iriam pedir ao cão para votar, e ao cavalo. Vamos a ver Domingo, se somos (no geral) Lordes ou preferimos ser cães e cavalos.

      Assinado: Pizza com Ananás (de que não gosto, mas para nome serve)

      Eliminar
    6. Sãozinha, sobrevalorizada na importância que os fãs davas, e loucura associada. Dentro do género estava muito boa? Sim! Era caso para este estrilho todo? Não, credo!

      Anónima, não consigo, não consigo... É que também não gosto de pizza com ananás, estava a brincar, foi a primeira coisa que me veio à cabeça :D
      De resto, sim, era muito actual na questão política e sociológica. Certo, com mais cabeças cortadas, mas mostrava muito da natureza humana.
      E no domingo lá estarei, a não ser que me passe um rolo compressor por cima ;)

      Eliminar
    7. Eu considedei sobrevalorizada no sentido em que os seus diálogos e história foram elogiados como nunca antes vistos, quando as melhores telenovelas da Globo mostravam diálogos e ideias muito semelhantes. Mesmo a estrutura era a de uma telenovela. Foi glorificada como foi por ser um produto anglo-saxónico com uma produção de luxo.

      Alguns dos actores eram ridiculamente limitados, como Harington e Clarke e, no entanto, estão a ter um sucesso nunca permitido a actores que não façam parte do universo de produções anglo-americanas, mesmo q muito superiores.

      E isso irrita-me muito.

      Eliminar