segunda-feira, 22 de outubro de 2018

E agora

Perguntais vós, aqueles que tiveram a insensata ideia de me subscrever no feedly ou similar, que vem ela agora resmungar, isto enquanto reviram os olhos e, ainda assim têm a coragem de continuar (ponto, parágrafo).

Ora eu sei, que também leio notícias, que o mundo está cheio, mesmo a transbordar, de coisas mesmo importantes a acontecer, e pior, daquelas que bailhanosdeuzz, ainda nos podem trazer gravíssimos amargos de boca. Mas é nestes momentos - e não esqueçam a expressão "amargos de boca", daqui a nadinha fará sentido - que também precisamos reflectir, inquirir, quiçá indagar profundamente sobre assuntos mais comezinhos, triviais, frívolos ou mesmo mesquinhos. E é um desses assuntos que aqui trago hoje, naquela que poderá ser uma verdadeira tentativa de levar este espaço pelos caminhos do blog de investigação. Atentai.

O que diabos aconteceu aos gelados do lidl, que é feito dos gelatelli em caixa de litro? Aha. Sinto que prendi a vossa atenção. Pois qualquer pessoa bem informada e posicionada no sector alimentar da gulodice saberá que, tirando marcas prime, este é o gelado a escolher, aquele que nos trará grandes alegrias papilares, e a um preço mais generoso que um carte d'or que, e isto é só a minha opinião, apesar de balizadíssima, lhes ficam a léguas.

Sim, que catástrofe natural, quem sabe desastrosa decisão comercial levou a que, cada visita a esta superfície comercial, leve à frustração de ver prateleiras frigoríficas outrora adornadas com os bem amados chocolate, pedaços de noz, café (com pepitas) e caramelo (com pedaços que se derretem), agora se mostrem numa nudez desconcertante? O quê, quem, como, quando, onde? E porquê? Porquê!!!!

De início ensaiei uma simples explicação a nível do aumento do turismo lá na minha zona: os maganos dos estrangeiros não só nos levaram a tranquilidade, a rapidez na circulação pedonal, a possibilidade de andar mais à larga no metro fora das horas de ponta, mas também o gelado. Bandidos! Energúmenos! Renegados! Mas, entretanto, entra Outubro, e a normalidade na oferta do simpático produto demora, há mais de quinze dias que nem uma caixinha, nem uma!, para amostra. Estou, francamente, em frangalhos. Apreensiva. Raladíssima. O que nos trará o futuro. Pior: o que será o futuro, e quererei eu imaginá-lo sem uma tacinha dos gelados favoritos? Não! Não.

Apelo a todos os gourmet e gourmand da melhor gama média deste tipo produto: alvíssaras, alvíssaras! Haveis visto gelatelli nos vossos lidl? É uma carestia a nível global? Reagimos? Como? Petição pública, manif no Camões? Pedimos, não!, exigimos subsídios para Hagen ou Ben&? Juntem a vossa à minha voz, juntos seremos muitos.

[Disse]

[qualquer argumento do tipo "ah, acabou o verão, é um produto sazonal, é natural", será tratado com o adequado e até merecido desprezo. sazonal é a abóbora, o morango, a cereja. há quem coma gelados todo o ano e estudos - os meus - dizem que são excelentes pessoas.]

12 comentários:

  1. Olha eu não sou de intrigas, mas se calhar aconteceu o mesmo que à gama "the luxe" 8ou la o que é que eles tinham... comprava vários produtos deste gama, especialmente o potinho de vidro com chocolate e avelas, assim parecido com o nutela, mas ligeiramente mais barato e ficava com um copo giro pra servir sobremesas individuais(porque é larguinho) e deixaram de ter. panico total lá está... até perceber que esse portfolio de produtos rumou pro mini preço com outro nome, mas branding, layot e produtos iguais... provavelmente aconteceu algo do género aos gelados =D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai o caraças, mas então aquilo é a marca branca deles, queres ver que foi comprada pela concorrência? Revolta! Sinceramente, eram melhores que os carte d'or . Lágrimas.

      Eliminar
  2. Melhor-ideia-de-sempre o subsidio de gelado!
    Eu reparei foi que a geladaria artesanal está fechada... Serão férias??
    Bjs !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu preciso de um subsídio-gelado, porque preciso muito de gelado, e se n~~ao me dão uma gama média boa vou estoirar-me nos outros, pah.
      Acho que a fábrica do gelado mudou o horário, no inverno só abrem de tarde, acho

      Eliminar
  3. Junto a minha voz ao protesto. Bem tenho procurado os ditos gelados (sobretudo o de chocolate, mas também o de caramelo), mas nada de nada. Vou perguntar na minha próxima ida ao Lidl e informarei. Porque além do problema que é para mim, esta ausência causa um desgosto infinito ao meu guloso filho, que se alimentaria a gelados se os pais o deixassem. E não podemos deixar as crianças ficar augadas, como se costumava dizer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coitadinhas de nós mas, principalmente, coitadinho do menino! Pensem nas crianças, protejam as crianças!
      Pessoa amiga contou ontem que perguntou ontem lá no seu lidl, e lhe responderam que passou a época. Ou seja, o argumento reaccionário de sempre, e que me mate também já ouviu no café, onde nem um magnum, nem um cornetto. É este o mundo que queremos? Não me parece.

      Eliminar
  4. Ah, então não foi só aqui nos subúrbios
    Tb ando indignada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sónia, eu tinha o plano de ir lá ao (meu) subúrbio, aquele que me viu crescer, e fazer uma prospecção, mas depois não calhou :( Bem desconfiei que era mal nacional. Isto só lá vai com uma revolução.

      Eliminar
  5. Corteingles :D. Pelo que vi, também têm uma marca deles. Irei confirmar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipa, essa não conheço, mas se esses fynórios roubaram a marca do lidl, acabam todos no campo pequeno, digo eu, a otelo dos geladeiros!

      Eliminar
  6. Parece que a carencia e' global. Desapareceu do UK tambem. Encontrei em morango e ha baunilha mas essa so lhe dou desprezo.

    Os meus favoritos dos tempos de portugal eram uns de chocolate negro mas mesmo negro a serio, com pedacos de chocolate negro no meio, do pingo doce. Na altura ate havia chocolate picante e nao sei o que. Eram umas caixinhas mais pequenas e nao lembro do nome. Ja nao vou ao pingo doce quando visito portugal, e e' do que mais saudade tenho.

    No lidl portugues, reparei que ha umas sobremesas de chocolate Milbona, parecem uns iogurtinhos, e talvez ate sejam de soja, que fazem muito bem o lugar do gelado. Aconselho. Ja aqui no UK nao encontro tais iogurtinhos, com muita pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AEnima, pronto, é preciso uma revolução global, está visto. Aqui só vi sorbet (blhéc, água com açúcar e corante).
      Esses do pingo doce, num copinho tipo hagen eram bem bons. Havia de cookies, de nozes caramelizadas. Mas já não me lembro de ver nas últimas visistas.

      Eliminar