quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Outside of a dog, a book is a man's best friend. Inside of a dog it's too dark to read.

Ah, acharam que o post é sobre livros? Também. Mas é mais sobre irritações, e muitas e variadas cenas e situações. Irritar é bom. Faz-me melhor que correr. Não me liberta endorfinas (e quem as quer libertar?, fazem-me falta aqui!), mas liberta-me muitas toxinas. Sou uma pessoa muito doente dos nervos, se alguma coisa me irrita tenho logo de ligar a ventilação.

Vamos a isso. Pintrest: inscrevi-me, e tenho andado por lá a passear. E a coleccionar ideias das boas, ena tantas coisinhas lindas para eu acrescentar à lista das excelentes ideias que nunca porei em prática. Adiante. Por razões de necessidade, pesquiso muito sobre estantes, prateleiras, arrumação de tralha em geral e livros em particular. E eis que o coisinho me começa a sugerir imagens como estas aqui:



Isso. Arrumação de livros por cores. Parece que é tandance.
Tiremos sessenta segundos das nossas atarefadas vidas para reflectir.


Epá. A sério. A sério. Quem é que inventou esta merda. Quem. Quero o/a responsável amarrado ao pelourinho, o mais tardar ao meio dia e meia hora. Ah, mas admite que o efeito é muito lindo. Opiniões. Um livro não é um pano de cozinha, que se escolhe para combinar com a barra dos azulejos. Um livro não é um objecto decorativo, embora se possa arrumar de forma mais decorativa, ou, vá, de acordo com aquilo que nos parece ser mais agradável à vista. Eu tento, mas desde já admito que aprecio muito a anarquia de cores e feitios das lombadas, acho que acrescenta um não-sei-quê de alegria e imprevisibilidade a qualquer divisão.

Mas vamos também a questões práticas. Como é que os seguidores desta moda encontram seja o que for? Como? É que por autores, por temas, um gajo ainda lá chega, mas por cores? Um exemplo: o meu exemplar de Pride and Prejudice é azul escuro, o Mansfield Park, Emma e Northanger Abbey são amarelo clarinho, e o Persuasion é cinza antracite, (o Sense an Sensibility não m'alembra). Nem vou falar das milhentas cores da minha colecção completa de Agatha Christie. Cuméquié, separa-se? Põe-se Jane Austen a conviver com Jo Nesbo? O Snowman a estraçalhar-me a pobre Elizabeth Bennet? Ou o Raskolnikov a encher a paciência da sonhadora Catherine Morland? Não pode ser. Questão de bom senso, o mesmo que aconselha arrumar em prateleiras distintas os Lobo Antunes e os Saramagos (que não quero discussões lá em casa).

Outra: cuméquié a cena de comprar livros? Já imagino as cenas nas Bertrands desta vida: este Eça não vem em turquesa?; Diz que este rapaz escreve muito bem, mas já tenho a secção dos verdes preenchida; Boa tarde, podia indicar-me uma edição de bolso em tons de laranja, mas não mais grosso que isto?

Pá, sinceramente. Aliás, çinçeramente. Tende juízo. E respeitinho. Olhó respeitinho.

24 comentários:

  1. Izzie é simples. Quem arruma os livros desta maneira não precisa de os procurar, seja porque não os leu seja porque não os irá ler.

    ResponderEliminar
  2. Aquilo é coisa de gente que não é boa da cabeça, então e não os ordenam por tamanhos? Está tudo muito desarrumado, eu acho. Eu cá ordeno-os por autor (pode ser apelido ou pelo primeiro nome, desde que seja como me vem à cabeça) e depois por tamanho, do maior para o menor, da esquerda para a direita :P

    (Juro que me pus a olhar para as estantes, ando doente dos nervos, só posso, e fiquei doente com a ideia de que me poderia dar para aí, ainda mais doente fiquei, quando olhei para os meus de economia, que me têm para ali umas lombadas multicoloridas).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mac, seguimos o mesmo manual de arrumação de livros! E também ando muito doente dos nervos com as minhas estantes, caneco, aquilo está a aproximar-se do manicómio...

      Eliminar
  3. (o título --> <3)
    também não vejo nenhuma vantagem, mas eu sou mais pela desordem, de qualquer forma.
    Por aqui é tudo ao molho e fé em Deus, no máximo tenho os que ainda não li de parte.
    (estou agora a olhar para eles e acho que com esse critério também não me safava)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (o título --> Groucho Marx, esse grande filósofo)

      Eu cá gosto de muita ordenzinha nos livros e CD (estes estão por ordem alfabética). Já os DVD, jasus. Ainda organizei por géneros e realizador, mas onde isso já vai.
      Os livros, ahémm. O ano passado esvaziei as estantes, bati-os todos, reorganizei (com livros empilhados ao meio e ao alto nas pontas - mais espaço!). Mas entretanto, pois, vieram mais, e a coisa está assim a modos que anárquica, e agora não tenho vagar.

      Eliminar
  4. se eu usasse os livros para decorar a estante também os punha por cores. ou por ordem alfabética. ou por outra tara qualquer. mas de cada vez que tiro um desarrumo 4 por isso concluo que quem faz isso não os lê.

    ResponderEliminar
  5. lembrei me agora que os organizo por coleções. é uma tara como outra qualquer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por colecções também é bom, mas separar autores é uma nóia. Este assunto dava uma tese. Eu já ficava feliz se houvesse uma norma reguladora de qualidade que obrigasse as editoras a escrever o título na lombada sempre no mesmo sentido.

      Eliminar
  6. Ah como eu gostava de ser organizada o suficiente para ter uma ordem qualquer nos meus livros. Da maioria das vezes nem sei em que casa estão (calma, falo da minha e da da minha mãe). Gostava imenso (e um dia vai acontecer) de ter tudo por autor e por género mas a verdade é que ter que arrumar tudo outra vez quando compro um novo livro de um autor que já tenho dá muito trabalho por isso ponho onde houver espaço. Ah, pronto, afinal tenho um critério: espaço.
    (Odeio estantes por cores. Tenho dito)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia, eu organizo quando arrumo a sério. Depois é o método do buraquinho: onde cabe, cabe. Tento deixar perto dos irmãos, mas pronto...

      Eliminar
  7. Eu fui vendedora do Círculo de Leitores (há mais de uma vintena de anos), e já nessa altura apanhei clientes que me perguntavam se tinha determinada coleção noutra cor. Principalmente quando eram enciclopédias.
    Já agora, eu costumo arrumar os livros por autor, por ordem alfabética. CDs por ordem alfabética de cantor ou banda ou compositor, o que seja. DVDs por título de filme, salvo os filmes de alguns realizadores de coração. Estes arrumo-os todos juntinhos.
    Dulce/Porto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dulce, ainda me lembro das colecções de clássicos encadernados a castanho, bordô ou verde escuro! Com letrinha dourada. Havia disso em quase todas as casas dos anos 80 (na minha não, de alguém havia de ter herdado esta tendência lombado-anarca).

      Eliminar
  8. Estantes que parecem caixas de lápis da Caran d'Ache? Sim sim, muito lindo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que eu gosto de caixas de lápis de cor. E lápis de cera. E pastel. Folgo em saber que tenho leitor/a de gosto e que aprecia o bom, Caran d'Ache é a minha eleita ;)
      Mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Liberdade cromática para as estantes!

      Eliminar

  9. (E assim: pilhas no chão, pilhas na secretária, pilhas atrás do sofá...? Não...?

    Ai não? Então... ?:( )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MC, não queria entrar por aí, mas se me puxam: eu arrumei as estantes no ano passado. Parecendo que não, em 12 meses sou capaz de muita desarrumação. Sim, há livros empilhados na secretária e na mesa de cabeceira. Á espera que tenha vagar :P

      Eliminar
  10. Em tempos o meu pai foi proprietário de uma livraria e certo cliente pediu-lhe 1 metro de livros. Há, e levou fita para se certificar que levava a medida correcta.

    ResponderEliminar
  11. Já-mé. Os meus estão por temas, e dentro dos temas por colecção, e tento agrupá-los de modo a poder ter o mesmo autor todo no mesmo cubículo para não separar autores. Deus me livre desse caos logístico que vejo nessas imagens.
    O que acho mesmo triste no panorama de livros lá em casa é ver tão poucos. Emprestei muitos ao longo da vida, e foi um ar que se lhes deu. Hoje em dia selecciono criteriosamente a quem empresto, e corre sempre muito bem. Agora tenho de lidar com os erros do passado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos todos pessoas organizadinhas que põem a função à frente da estética, sim senhora!

      Eliminar
  12. ora bem, por cores nao, mas eu arrumo os livros por topicos... e dentro dos topicos por autores - mas nao em ordem alfabetica, em ordem de preferencia, de modo a que os meus preferidos fiquem em destaque num local mais central... e dentro dos autores ordeno no alturas, sim... altura do livro... em escada crescente ou decrescente, conforme me der na telha, mas por altura! Pancas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aenima, o teu método é... uai, complicado. Mas também tento agrupar os meus por temas ou nacionalidade do autor.

      Eliminar