sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Help, I have done it again, I have been here many times before, hurt myself again today, and the worst part is there's no one else to blame

Esta é a uma explicação que encontrei, é tão boa como outra qualquer, mas serve-me bem e, ao menos, permite-me encontrar um sentido em muita coisa: a grande maioria dos actos de agressão, e principalmente os gratuitos, vêm de uma necessidade extrema de defesa. O primeiro a agredir defende-se porque assim já não é agredido, ou assim o acredita. Sente-se seguro, resguardado. Mais forte. E, portanto, uma pessoa que se sente entalada, que diabo, uma pessoa que está, vive, é uma entalada, prefere escolhe agredir. E, inevitavelmente, acaba a atingir também quem lhe estende a mão para a segurar, condenando-se à inevitável queda.
Tenho a sorte de a vida me ter ensinado, a duras penas, que vale a pena escolher arriscar a vulnerabilidade. A mão estendida pode revelar-se traiçoeira? Seja. Acolha-se a dita com um sorriso e voz calma. O resto logo se vê. É melhor, ainda assim, que viver numa eterna desconfiança triste de acossado.

[unfold me. and breathe me]

6 comentários:

  1. https://www.youtube.com/watch?v=SFGvmrJ5rjM

    ResponderEliminar
  2. sia

    eternal sunshine of the spotless mind

    E' o meu lema, que aprendi com o meu pai.

    As vezes estou mm a ver que e' uma questao de tempo para acontecer a um amigo meu... mas contenho-me. E' preciso 3 coisas:

    - dar oportunidade 'a pessoa maldosa de mudar... e acreditar que ela nao fara a outros o que fez a nos
    - dar oportunidade 'a vitima de aprender
    - autoproteccao. quando avisas antes da ferrada contra alguem de quem ela gosta, a vitima vira-se contra ti. E nunca te agradece o aviso anos mais tarde.

    xxx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa listinha é muito, muito, muito boa. E sim, também dou sempre uma segunda oportunidade, e às vezes terceira. O último ponto também é verdadeiro, mas o problema é saber quando ficar calado, não é fácil.

      Eliminar
    2. Nunca ganhamos izzie. Se disseres algo antes vira-se contra ti e quando a coisa corre mal ou nem se lembra que avisaste ou tem vergonha e se afasta ainda mais. Se não disseres nada culpa-te: então não disseste nada? Que raio de amiga és tu?.

      Às vezes é fingir total Ignorância e oferecer ombro amigo quando é preciso. Mas mm assim, dependendo da situação, também conseguem virar isso contra ti.

      O melhor é estar preparado para que a vida é injusta. E a tua melhor amiga hoje vai dizer cobras de ti. E nem por isso faz dela pior ou melhor pessoa, só lhe vês a faceta que hoje não vês. E que é preciso continuar e ter fé que as pessoas são no fundo Boas, acreditar na humanidade acima de tudo. Uma lição que aprendi, não de palavras, mas de ver as acções do meu pai, que tanta saudade deixa em milhares que tocou.

      Foi difícil escrever isto. Beijinhos de quem te quer bem, mm à distância. Xx

      Eliminar
    3. Beijinhos muitos, de quem também te quer bem :)

      Eliminar