segunda-feira, 20 de julho de 2015

Stupid is who stupid does

Muitas vezes me questiono se aquelas pessoas que são magras - evidentemente, comprovadamente, notoriamente, magras - e que publicam fotografias suas nas redes sociais, donde, toda a gente pode atestar que são magras, têm um problema de falta de empatia, ausência de inteligência, ou apenas de excesso de narcisismo quando:
- publicam fotos ou relatos do que comeram, para concluir que são umas lambonas / vacas / gordas;
- publicam fotos ou relatos sobre roupa que experimentaram / compraram / viram, para concluir que aquele trapo em particular as faz uma goooorda / baleia / mamute;
- publicam fotos ou relatos dos seus runnings, treinos, whatever, concluindo que a gordice que ingeriram já foi à vida, ufa, se não fosse uma goooorda / vaca / baleia / elefanta não tinha de me esforçar taaanto, c'orror.

Assinado: pessoa que pode comer batatas fritas uma vez por mês, e ó; já não se lembra da última pizza que ingeriu, hamburgueres népia, muito menos fast food, e faz refeições só de verdura para poder prevaricar com aquele gelado / chocolate que, caraças, a vida são dois dias, e também não se pode passar o tempo todo a pensar nisso, né. E não, essa pessoa que assina não é, definitivamente, magra. e também já se importou mais, que desde que o castrol e glicémias estejam controlados - e estão - , fuck it all.

18 comentários:

  1. É uma espécie de narrativa do pecado, já nem lhes sabe ao mesmo se não puderem garantir para um público vasto que sentem a quantidade de culpa adequada, quantidade de calorias, auto-crítica e sabor efectivo são três partes da trindade "gordice".

    (só a palavra)
    (para além disso está muito vincada a ideia saudável=magro e a da obrigação social de se ser saudável e "tratar de si" - mas tudo com ponto e medida, permitindo ocasionais pecados, desde que devidamente publicitados e acompanhados da respectiva expiação)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó menina Rita, eu cá não fazia mais nada senão expiar culpa. Eu cá não sei, mas diz que aqui há tempinhos houve uma promoção de Ben & Jerry a 50%, e houve pessoas bondosas que se chegaram à frente para ajudar a limpar o stock.

      (logo vou jantar brócolos e pralinés and cream)
      (não é gordice, é muita boasice)
      (sim, só a palavra)
      (ser saudável começa na cabeça, também passará pelo prato, mas vejo mais magros naturais a prevaricar, porque "podem", o que não deixa de ter graça. ainda mais graça tem nunca irem a lado nenhum sem o rabinho alapado no popó)

      Eliminar
  2. eu questionou-me antes disso tudo porque é que as pessoas gostam tanto de se ver no monitor. Algures, o espelho deixou de chegar. Estou a imaginar "facebook, facebook, há alguém mais Beeeeloooo do que eu?"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fuschia, essa é outra. Sempre a fotografar tudo, tudo, tudo! Se não estiver no feicebuque não aconteceu? Sim, que eu às vezes saco do telelé - normalmente para por aqui - mas caneco. E gostam muito do feedback tipo "óóóóó, estás óóóóóptima, tomara eu". Cansaço.

      Eliminar
  3. #atéaoverãoficoboazona
    #eucorroeuposso
    #gooooorda
    #cagandalontra
    #raiosmepartamseeunãoficocomabarrigadagisele

    É mais ou menos isto, né?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Smelly, é isso tudo e mais um par de botas. Falta de noção :/

      Eliminar
  4. Prepara-te porque vai fazer-se história: podia ter sido eu a escrever isto! - ainda que não o escrevesse tão bem. (nunca deixei este tipo de comentário eu lado algum, é por isso que é um momento histórico).

    Já se sabe que se não estiver devidamente relatado na internet é porque nunca aconteceu e parece que traz uma certa humanidade às deusas da internet fazerem coisas triviais, como cair no pecado da gula. Ainda que, cá entre nós, parece-me que em 99% dos casos é mentira, devem tirar a bela foto, dar uma trinca e passar o resto da refeição a escolher o filtro do Instagram.

    E o que mais me irrita é ouvir, vindo da boca de gente que a última vez que comeu hidratos de carbono a conta ainda vinha em escudos, que eu é que me porto muito bem porque como quase sempre salada ao almoço (sim, eu sou das que guarda as calorias para as bolachinhas e chocolatinhos, processem-me).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elsa, também como salada (e sopa) ao almoço, porque tenho de me guardar para o que verdadeiramente interessa ;) Se "este" pessoal come tudo o que fotografa, ou não, sei lá. Mas a verdade é que nem toda a gente, fazendo ou não exercício, se pode dar ao luxo de aviar almoços de mil calorias. Nem toda a gente tem metabolismos que processem um hambúrguer em pão acompanhado de batatas fritas - mesmo que seja um hamburguer gourmet. Eu não tenho. Raramente como sobremesa, e se a como, o repasto tem mesmo de ser uma coisa muito leve.
      Estas pessoas contribuem para que se passe a ideia - e esta perdure - que temos todos de ter uma certa constituição física, que isso é possível, e que se não somos magros é responsabilidade nossa. Acho esta ideologia detestável, falsa, e preconceituosa.

      Eliminar
  5. Izzie, acabas de te tornar na minha blogger favorita! Obrigada, mul vezes obrigada por teres escrito este post! Não podia concordar mais!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel, obrigada :) Nós já somos, por hábito e pressão social, excessivamente exigentes connosco. Não precisamos de outras mulheres a deitar-nos abaixo, ainda que subliminarmente.

      Eliminar
  6. Olá olá... que belo texto que poderia muito bem ser escrito também por mim.
    Depois de olhar tantos dias para o feed do meu instagram também achei que devia começar a 'portar-me bem' e a fazer qq coisa para postar fotos com o hastag #atéaoverãoficoboazona . no entanto, a minha verdade absoluta será sempre o prazer enorme que tenho em comer.
    é importante, que comecemos a ter consciência que não somos todas magras e que o que importa mesmo é sermos felizes.

    Diana |+351|

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diana, sim, ser feliz, estar bem consigo, é muito mais importante. E todas as mulheres merecem sentir-se bonitas no seu corpo.

      Eliminar
  7. Por mim, agora é tudo corrido à chapada, já não se aguenta. Juro que é a vontade que tenho. Vão ser magras para bem longe e de preferência caladinhas. Estou convencida que fazem aquilo para mostrar ao comum dos mortais (eu, por exemplo) que têm um metabolismo, uma genética, seja lá o que for, extraordinária, é assim uma espécie de "eu sou melhor do que tu, toma, toma, sua gorda, que respiras e engordas".

    (andas aqui e eu não sabia de nada, não se faz)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, Mac, tive fases na vida que até o copo de água engordava. O meu metabolismo faz o que muito bem lhe apetece, agora parece estar a funcionar nos níveis normais, vá lá. Ninguém acredita, mas houve um ano em que engordei dez quilos sem alterar a alimentação ou estilo de vida - hormonas. E para os perder? Jasus.

      (deixei um aviso no antigo tasco, umas duas semanas, mas pode ter passado despercebido...)

      Eliminar
    2. Tal e qual, agora enchi 5 kg e juro que nem sei como os fui arranjar.

      (não dei por ele, que estranho e agora fui ver os feeds e sim, senhora, está lá)

      Eliminar
  8. Eu ganhei 20 kgs num mes por conta das hormonas. O medico via as analises e nao entendia como era possivel a tiroide desajustarse naquele ritmo.

    Hoje em dia tenho estabilizado (depois de ter passado pela obesidade) e este mes por exemplo sem alterar a comida e sem sumentar exercicio e estando a fazer um tratamento q mete cortisona pelo meio perdi um kilo e uns pozinhos. Ah e estou sempre anemica ou a roçar a anemia mesmo pesando 84,9, mesmo comendo a carne, lentilhas,favas e verduras verdes q me mandam e com suplementacao (e ja nao tenho periodo faz tempo pelo q nao e pra ai q vai o ferro)

    Fico lixada com f ao ver estas "fit bloggers" com conversas desmotivacionais ao nivel do gustavo nao sei quantos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Lima, acredito. As pessoas lembram-se pouco que a tiróide "avaria" e é só ganhar peso, já conheci uma moça que comia só sopas, saladas, hidratos e gorduras no mínimo, e ainda assim engordava. Mas tem cuidado é com isso da anemia! Eu ando sempre pelos mínimos, e não é nada bom.

      Eliminar
    2. Por cá os medicos vigiam muito a anemia (pratico desporto moderado, estou a suplementaçao e sou doadora de sangue) . Mas pelo historico medico todas as mulheres do lado materno tem esta dificuldade em absorver ferro vai dai eu ja fui ensinada como controlar sempre e sinto logo quando estou a fica pior

      Eliminar