sexta-feira, 17 de julho de 2015

A mula da cooperativa

Se calhar é do calor, que me ferve os neurónios e faz todo o pensamento inteligente desvanecer-se em vapor, mas há cada vez mais coisas que não entendo. E faço por isso, que faço, mas não consigo. Uma limitada.
Iniciemos, então, um pequeno rol:

- Ténis (sapatilhas para o pessoal do nuorte) sem meias. Cuméquié? A avaliar pelas blogo-fotos da nossa féchion-bloga, o téne calça-se sem nada. Nem aquelas meiinhas curtas, de que só se vê uma nica. Ora se calhar os meus pés são muito sensíveis e são os únicos a ficar esfoladinhos se andar de téne sem nada, tudo bem, concedo. Mas decerto não sou a única pessoa sujeita a fenómenos de sudação palmar, acho. E subsequente fedor a chulé, que é coisa que se entranha nas fibras - naturais ou sintéticas - desse tipo de calçado, tornando-o numa etar intolerável. Umas sabrinas, tudo bem, passa-se um algodão embebido em álcool e ficam limpas e sem cheiro. Aliás, as minhas nem criam cheiro que se note (vantagens da palmilha em boa pele). Mas ténes? Ó pá, ca nojo, enfiar os mês ricos pézes num depósito de suores atrasados, num prato petri mesmo bom para criação de fungos. Meias. Sempre. E de algodão. Quero lá saber se é feio. É asseado. Ponto. Não calçam meias sujas? Então não enfiem as extremidades em ténes sudados. Iaca.

- A cena da publicidade. Só num país em que as pessoas estão mais preocupadas em procurar buracos para se escapar é que as leis têm de estar a ser continuamente revistas, a fim de prever tudo e mais um par de botas. A (ainda) actual lei da publicidade engloba blogs, sim. Bocejo. Mas claro, teve de ser clarificada, que este povo só abrindo-lhes a cabeça e enfiando lá as instruções mui-to por-me-no-ri-za-das, ou então, ah, isso não é comigo, não especifica as pessoas com mais de metro e setenta, e eu tenho mais de metro e setenta. Ainda assim, parece que há quem não se rale muito, ou não se informe, ou não queira saber. Sobre publicidade em blogs, e em vez de estar aqui a maçar (ou a ter trabalho) a explicar a minha posição, remeto para aqui, onde foi tudo tão bem explicado. Quanto aos híbridos resultantes de cruzamento entre Equus africanus asinus e Equus caballus (thanks, wiki!) que por aí abundam, e que insistem não ter mal nenhum!, foi uma coisinha que me ofereceram e até gosto muito!, não têm nada a ver se recebi alguma contrapartida para escrever / fotografar / publicar isto!, em vez de se cansarem a dizer mal, façam qualquer coisa. O quê? Ora, denunciem. É fácil: basta clicar aqui, seleccionar na coluna da esquerda (sempre, sempre à esquerda!) "Faça a sua reclamação", preencher e enviar. De nada. Não se limite a refilar: faça parte da mudança que quer ver no mundo.

25 comentários:

  1. quando comecei a ler estava à espera de mais, só dois itenzinhos, hmm, isto cheira a férias :P

    sobre as meias: não que eu precise, porque eu cá sou assim, uma princesa, não cheiro mal nunca e de lado algum, e também não transpiro, isso é para a plebe, mas quando ando de sapatilhas, durante o tempo quente, uso umas meias piqueninas de algodão que não tapam o peito do pé e por isso não se vêem. não se vê mesmo nada. ajuda a manter o pezito protegido e não me faz morrer de calor nos pés. no tempo frio, até é mais fixe porque posso andar com as minhas meias giras :)

    eu, neste momento, não entendo as extensões de pestanas até às sobrancelhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que há dessas meias em nylon (chamam-se pezinhos?), mas no me gusta. Se há em algodão, vou procurar. As mini de que falo ficam abaixo do tornozelo, tenho resmas.
      Isso das pestanas: no. Pá, pessoas a mexericar com pelos e cola ao pé dos meus olhos: nope.

      Eliminar
    2. não, em nylon não!!! também não gosto dessas. é em algodão :)
      na H&M e assim, há. (isto não é publicidade :))

      Eliminar
    3. Tenho de lá ir, obrigada pela dica ;)

      Eliminar
    4. olha, foi o que me salvou nos dias em que estive em Paris e me fartei de andar, caso contrário teria os pés em ferida :/

      Eliminar
    5. Ah bom, há mais pés que esfolam, estou mais descansada :P

      Eliminar
    6. Ora, como diz a wallis, transpirar e essas cenas é para a plebe, por isso não percebo nada do assunto, evidentemente... Confesso que tenho uma alergia a calçado fechado durante o tempo quente, por isso, quem me tira as "xanatas" tira-me tudo.

      Quanto ao segundo ponto, bem, podia escrever aqui um testamento. Ainda ontem ou anteontem apanhei uma daquelas a dizer que descobriu a marca x em conversa com uma amiga. Claro que a marca x tem um link e é gabadíssima. O problema é que nesse mesmo dia a tal marca que surgiu em conversa com uma amiga apareceu noutro blog. (Pronto, vá, se calhar a amiga era aquela...). E é isto que me irrita: não só não assumem que é publicidade, como tentam enganar as pessoas descaradamente. E há gente estúpida que acha que isto não é grave...

      Eliminar
    7. Smelly, é dar uso ao Portal do Consumidor. Eu vou. Ui, ui. Na sexta, por preguiça, não fui verificar quando entra em vigor a nova redacção da lei da publicidade, mas deixa entrar e vais ver.

      Eliminar
  2. "Fica à consciência de cada um". Dizem elas. Ainda bem que não fui tirar Ciências da Comunicação (ainda me passou pela cabeça) porque pelos vistos não se aprende nada sobre coisa alguma. E se fossem só os blogues...a publicidade infanto-juvenil, os separadores dos telejornais, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sãozinha, é uma cultura que me choca, sinceramente. Já li todo o tipo de desculpas para não assinalar publicidade, até aquela que passa a responsabilidade para o leitor, tipo: toda a gente percebe, e eu acho que os meus leitores não são tão burros que precisem que eu assinale. A sério? E princípios como, sei lá, a verdade, a lealdade, já nem falando na questão da concorrência, que é totalmente desvirtuada por campanhas encapotadas. Paciência, é preciso muita paciência.

      Eliminar
    2. Bem, eu tirei Ciências da Comunicação, tive boa nota a Direito e Deontologia e posso garantir que não havia nada sobre ficar à consciência de cada um, e especialmente nã sobre consciências pouco exigentes. Não vamos culpar o curso ;)

      Eliminar
  3. Eu nisso das meias até ando de soquete se vestir calças compridas. E sempre de algodão. Os meus pés também não suportam o roçagar da sapatilha.
    Da publicidade... nem comento.
    Um beijo
    Dulce/Porto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dulce, com calças também uso soquetes. E tenho-os bem giros: com bolinhas, riscas, brabuletas!

      Eliminar
  4. Izzie, agradeço-lhe pelos links. Há já muito que aqui venho desabafar acerca de uma Blogger em particular, a Cocó, cujos posts publicitários considero os mais abjectos. Ou se serve dos filhos ou faz um apelo repugnante ao sentimentalismo. A tipa é uma manipuladora, mas ai de quem a crítica.

    O último post a encanitar-me foi um em que utilizava doentes oncológicos e uma associação portuguesa oncológica para vender banha da cobra, ou seja, medicamentos homeopáticos.

    Nós, os imbecis, compraríamos aquela merda e a generosa empresa doaria dinheiro à instituição.

    Claro, para inserir mais drama, lá inseria um tstemunho de uma doente oncológica. Não sei se é ilegal, mas é de vomitar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois do comentário que aqui me deixaram fui ver disso e encontrei. E também fiquei chocada. Além de violar princípios básicos que por acaso a lei consagra, é de uma desfaçatez e irresponsabilidade... É que por acaso a publicidade a produtos médicos e farmacêuticos nem tem regras mais apertadas nem nada.
      Incentivo, e também o vou fazer: denúncia. Se todos fizermos, o sistema acaba por actuar :)

      Eliminar
    2. Confesso que gostava muito de ler o blogue em questão, até ser invadido por publicidade descarada. Nunca mais me esqueço de uma altura em que um dos filhos estava doente e ela alternava post publicitários com posts sobre a doença do filho. E a blogger em questão ganhou uma postura arrogante perante os leitores, quanto a estas questões. Deixei, pura e simplesmente, de ler. Fui procurar este post em questão e fiquei de boca aberta...

      Eliminar
    3. Sãozinha, idem aspas, não tenho paciência. E nada, mesmo nada, era assinalado. E ficava piursa quando alguém lhe perguntava se era publicidade, e ainda mandava farpas de "comprei com o meu dinheiro, que ganho a trabalhar". Parabéns, eu também compro muita coisa com o dinheiro que ganho a trabalhar, mas não posto fotos das compras que fiz no continente no domingo - e paguei - e depois de uma saca de batatas dada por X, a melhor mercearia do bairro, logo a seguir.
      Falta de poder de encaixe é mau, falta de inteligência é que não perdoo. Os leitores têm toda a legitimidade para perguntar. toda.

      Eliminar
    4. Denunciei, mais uma vez agradeço o link. Na realidade, basta fazer as contas: se cada pessoa que fosse comprar o...medicamento doasse o dinheiro correspondente À associação, sem intermediários, seria bem mais lucrativo para a APAMCM.

      Eliminar
    5. Esse tipo de campanhas, de doar uma percentagem de cada produto vendido... nhé. Prefiro dar directamente, cortando o intermediário.
      Acho que as denúncias feitas pelo portal serão encaminhadas para a entidade competente para as processar. As violações à lei da pub ficam pelo Instituto do Consumidor, mas a coisa pode envolver outras entidades, como a asae, por ex.

      Eliminar
  5. Penso sempre que quem não usa meias tem vários pares de ténis em cada estação, só isso explica. Uma pobre como eu, que usa ténis comprados há mais de cinco anos e acha um desperdício comprar outros porque ainda estão bons, tem mesmo de usar meias :) E com as curtinhas fica muito bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mãe Sabichona, aqui confesso: eu tenho muitos ténis. Bastantes, vá. É um vício, pronto. Alguns têm horrores de anos, e conservo-os com amor, carinho e consideração. Beijinhos aos mês ténes (os mais antigos terão mais de dez anos...)

      Eliminar
  6. De cada vez que há um buraquinho novo, há uma infração nova, chega a ser enternecedor. Olha lá aqui:

    http://jezebel.com/the-big-bad-world-of-products-celebrities-promote-on-in-1710470780

    Claro que a desculpa há-de ser a mesma (ah, achei que ainda não havia regras para o Instagram, não achei que a regra que se aplicava a tudo também funcionasse aqui, tudo é uma palavra tão ambígua), apesar de as regras em vigor nos States parecerem muito claras. Também o nosso código parecia, mas parece que tem de ser tudo muito explicadinho...

    ResponderEliminar
  7. Oh, só fui ver o link agora e era euzinha...
    (snif)

    ResponderEliminar
  8. Rita, o Tuga adora encontrar um buraquinho para se escapulir, entre as malhas já apertadas da lei. Querem ver que a lei vai ter de prever instagram, com todas as letras? Cruzes, pá.

    Claro que o link é pour vous, é um post de referência, pá!

    ResponderEliminar
  9. Só me espanta isto ainda não ter chegado ao nariz do fisco. Ou já chegou e por isso é que negam ganhar dinheiro com isso? Essa gente que "faz pela vida" com blogs, publicidade, convites para botar faladura, férias pagas, produtos oferecidos (isso não se chama rendimento em género? ), livros de qualidade duvidosa, etc.... que proporção de todo esse rendimento paga em imposto por ano mesmo?

    ResponderEliminar