sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

[who are you?]

"Blogs are a conversation no one wanted to have with you."

Disse a Michelle Wolf (num clip de apresentação de um stand up, que vi há atrasado).

E eu ri-me. Porque é verdade, andamos todos aqui a falar sozinhos, como os malucos. Volta e meia aparece alguém que faz a caridade de nos ouvir e, ou segue caminho, ou se mete na conversa. sinal de que se calhar não somos assim tão malucos, ou então somos mais do que pensamos. Uma convenção de malucos, as caixas de comentários. Ou de irredutíveis solitários. Não necessariamente sós, pode dar-se o caso de que os blogs sejam apenas o reduto dos temporariamente solitários, em periodos determinados. Ou dos temporariamente a tender para definitivamente sós.

Eu ri-me porque me identifiquei quase totalmente.
Para que me serve isto, afinal. Pergunto-me muitas vezes. E muitas vezes me respondi que era como a cova que o barbeiro do Príncipe das Orelhas de Burro cavava, e onde ia gritar um segredo impartilhável. A tal conversa que não podia ter com ninguém. Mas vai além disso: é mesmo a "conversa" que ninguém tem connosco, ou porque não quer, ou, numa perspectiva mais suave não pode. Não está para isso, na verdade.

Seja uma cova, a gaveta da tralha, um recurso de solitários, um blog serve para o que serve. Este (e outros anteriores) vêm-me servindo como o veículo para a conversa que não tenho com mais ninguém, essa é que é essa. Um blog é um óptimo refúgio para um introvertido que, por acaso, gosta (até) muito de conversa. Se calhar esta esgota, ou a espaços esmorece; é o que tem vindo a acontecer por este poiso. Não sei muito bem o que fazer a isto, e nisto. Sou a mesma e não sou, não sei bem o que me traz aqui, na época em que o blog se tornou obsoleto e o tio velhinho (e chato, e quiçá senil) dos podequéstes, tuítas, instagrãs. E eu tambem já não vou para nova, hein.

Enfim, pode ser muito 2008, fora de moda, gasto, muito visto, coisa de antigos, mas continuo a gostar disto. Mesmo sabendo que corro o risco de estar a falar para as paredes, tendo a notória percepção de que atualmente não tenho interesse nenhum, nem para mim, fartinha de me aturar, credo, e que nem sozinha (como os malucos) me apetece falar.

Mas isto um dia pode dar a volta. E me aprecie mais, a pontos de achar que tem algum propósito plantar um caixote da fruta no meio das internetes e daí botar um discurso que a ninguém, a não ser a mim, interessa. No entretanto, cá estamos.

 



31 comentários:

  1. Sinto muitas saudades da blogoesfera activa e mesmo das briguinhas entre bloggers. Ao menos, nos blogues, ainda se escrevia, ainda se pensava. Agora, é postar uma fotocom uma legenda "fofa" e está a andar.

    Há algo, para mim, doentio na forma como algumas pessoas idolatram, por ex, aa crianças de outras pessoas. Isso já se via, claro, mas era menos óbvio num blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipa, tenho muitas saudades de uma fatia da "minha" blogosfera, e até e também de alguns despiques, dicusssões e trocas de ideias. Já de brigas, not so much. É que a partir de certo momento começou uma era de brigas feias, que ultrapassavam a discussão de ideias, e isso cansou-me muito. E não só a mim. Há um certo tido de blogger que dispenso.

      A idolatria, pois, sempre fez parte de uma certa blogosfera. Ele eram os trapos, agora as crianças estão muito em alta, que estão.

      Eliminar
  2. Sou outra das velhotas dos blos (desde 2001) e eu vou continuar. Não penso muito se falo sozinha, Também sou introvertida e gosto de escrever e conversar. Também é um desabafo. Há assuntos que referidos (especialmente se muitas vezes) podem ser mal interpretados e num blog, semi anonimo e nao conhecido torna-se fácil e confortável. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espiral, pois também já és uma velhota, já perdi conta aos anos que te sigo :)
      O anonimato aliado a não se ser muito badalado é um conforto. eu lido muito mal com a popularidade (os outros blogs foram fechados também por isso, excesso de gente, não sei lidar)

      Eliminar
  3. Eu vou passando por aqui com frequência (ou melhor, o Feedly vai trazendo o blog até mim) e continuo a gostar! Também tive um ou dois blogues (lá nos idos de 2006) que desleixei quando o Facebook se tornou popular, e agora também me deixei disso e já só leio os poucos blogs que resistem como este. Por isso, agradeço a quem escreve! Cá por mim, acho que a tendência até vai pelo regresso aos sites pessoais, onde se pode escrever com mais nuance e se pode moderar os comentários. Eu, pelo menos, já não tenho pachorra para as performances do Insta, os não-amigos bisbilhoteiros do Face, ou a volatilidade do Twitter. Ou então, estou mesmo a ficar velha. Mas não me importo, se ficar velha significa decidir não aturar quem não interessa, venha a velhice!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês, eu uso o face e o twitter essencialmente como fonte de indormação (sigo a jornalada e canais todos). No insta sigo mais contas de bichos que de pessoas :D Acho o mundo influencer uma seca, e continuo a gostar muito dos registos pessoais. Se bem que às vezes rebenta uma polémica engraçada no tuíta, e pronto, uma pessoa não é de ferro :P

      Eliminar
  4. Eu também estou aqui. Tenho saudades do meu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sãozinha, um :) e forcinha para que voltes a escrever

      Eliminar
  5. É o nosso Speaker’s Corner da internet. :) Eu continuo a cá vir-te ler, sem falha. E quando não comento não é pela falta de interesse dos posts, mas pk sinto que precisamos todos mais de ouvir apenas e refletir, resistindo ao impulso de comentar tudo o que lemos. Obrigada pela persistência

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. DS, é isso mesmo, o Speaker's Corner. Se bem que a última vez que lá fui aquilo estava cheio de malucos (religiosos) aos gritos :D
      Eu persisto porque sou teimosa. Mas ultimamente vai-me faltando a voz e o rumo. Não sei muito bem para onde levar o barco.

      Eliminar
  6. Não estás a falar sozinha, mas por norma só me meto na conversa quando gatos.

    O resto a desgraceira também é tanta que mais vale ficar quieta.

    ... então, e gatos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. R, agora ri-me.
      Os gatos estão óptimos, lá em casa no fofo e ao quentinho, e a gente a trabalhar, né. Está na calha um post actualizando ;)

      Eliminar
  7. Leio-te sempre e gosto tanto hoje como da primeira vez, que já foi há tanto tempo, ainda no outro blog :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aawwww, Mac... E eu idem, já somos duas velhotas nisto ;)

      Eliminar
  8. Isto podia ter sido escrito por mim se eu soubesse escrever como tu.
    Revejo-me completamente. Muitas vezes escrevo aquilo que diria a uma mesa de casa se tivesse essa oportunidade. Escrevo aquilo que não consigo calar. E tantas vezes escrevo menos do que precisava, eu e esta mania da privacidade que tanto me faz calar.
    Mas vai escrevendo. Quando e se te apetecer. Nós estamos sempre aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia, eu vou escrevendo mas mais por vício, que ele há dias em que não sei bem o que ando aqui a fazer :/ Enfim, há alturas da vida em que um gajo anda assoberbado com outras situações, e prontES.
      (e também ando sempre aqui, aliás, há pedaço marquei um post teu para ir lá botar faladura, mas hoje tenho uns fregueses para aviar e estou na net aos soluços)

      Eliminar
  9. Diria que sou uma stalker tua, vai para 15 anos e 4 blogs. Tenho muitas saudades do blog da Rita tambem. Eram os dois unicos que lia e agora sinto-me um pouquinho orfa. Gosto de 2 dedos de conversa sobre assuntos sociais ou politicos que me apoquentam ou volta e meia desanuviar umas palermices. Na tua casa as fotos de decoracao sao do Olex, as de fashion sao de vestidos de noiva mirabolantes, e os wannabe models em pose sao peludos. Que mais se pode querer de um lifestyle blog?

    Depois ha a pessoa por tras do blog, que apesar do anonimato e estilo de vida completamente diferente revejo muitas similaridades.

    Gosto de ti miuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AEnima, também tenho muitas saudades da Rita :')
      E tenho muito gosto em te ter como stalker, que o sentimento é mútuo :)

      Eliminar
  10. Eu gosto muito dessa história, de gritar merdas para um buraco. E agora há os bots, eu tenho sempre imensos likes de bots, acho mesmo que 90% dos meus leitores são bots.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SJ, eu adoro a história do príncipe das orelhas de burro, porque na minha vida passo muito tempo a gritar inconfidências para buracos. Escavei vários na minha cabeça, para o efeito.
      Isso dos bots nunca dei conta, mas eu nunca vou ver as estatísticas

      Eliminar
  11. Eu também por aqui ando e és dos poucos blogs que ainda sigo. Por vezes o meu lado coscuvilheiro sente saudades de uma boa peixeirada, daquelas de ir buscar as pipocas e ficar a ver, mas na maioria das vezes sinto apenas falta de uma certa blogosfera mais pessoal e intimista, no fundo sentir que há gente por detrás do texto, que é genuína, interessante e que não se vende por publicidade.
    Talvez seja fruto da idade, mas cada vez tenho menos paciência para redes sociais (utilizo-as para fins profissionais e ando cada vez mais farta). Vir até aqui e ler-te é como ir tomar um café naquele sitio que gostamos de ir para nos aconchegar um bocadinho a alma, e às vezes meter conversa com quem está e que parece ser simpático.
    Continua, please...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anna Blue, para mim os blogs também são esses poisos onde se toma a bica e dá dois dedos de conversa com os patrões e os fregueses habituais. Mas isto agora parece que é só tascas hipster-vintage para turistada, os cafés de bairro que eram o meu poiso fecharam quase todos.
      Tu continua também, hein, que és um dos meus cafezinhos...

      Eliminar
    2. São todos mto influencers, o que eu gosto desse conceito...(not)

      Eliminar
    3. Já não há saco para os influencers...

      Eliminar
    4. É q nem consigo perceber bem esse conceito de merda...a minha paciência p esse segmento sp foi mto próxima do zero...

      Eliminar
  12. Eu sp disse que o meu blog (que anda ao total abandono, é certo) era uma espécie de diário, daqueles que tínhamos em pré adolescente. Esse queríamos fechar cuidadosamente com o cadeado (por medo, no meu caso acho q era mais vergonha, q os pais ou irmãos lessem), os blogs são escancarados pq há todo um anonimato (bem sei, qb relativo) ao seu redor. 😜

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Me, o "mundo" de blogs com que mais me identifico é mesmo esse, o intimista e em género diário

      Eliminar
  13. Outra fã aqui!!
    Bjs sempre que queiras conversar, vem lá a casa! Agora miúdos já deixam fazer jantares a dias de semana e tudo. Qd quiseres tomar café ao sábado ou domingo manhã, apita, estamos a dois passos. Lá no oeste também, sempre que fores, apita bjokas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a.i., long time no see! saudadinhas, hein!
      Isto agora esté muito, muito, muito apertadinho em termos de trabalho, estou uma burrinha de carga. Espero que depois do carnaval já esteja mais levezinha, e a ver se combinamos um café

      Eliminar