segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Good morning sunshine!

Sobre a semana passada nem vou falar, mas esta foi estreada com uma avaria macaca no quadro eléctrico que me "apagou" metade das tomadas da casa, as da sala incluídas. Nota: só temos um televisor. Na sala. Ou seja, ontem leu-se imenso e fez-se muita sesta. O que veio mesmo a calhar, dado que estou muito doentinha. Quer dizer, muito doentinha na perspectiva da própria, dado que sinto cada mílímetro da garganta, respiro mal, dói muito a cabeça, e os ouvidos e ossos também começam a dizer "estou aqui!, estou aqui!". Do ponto de vista de um médico de família mediano, estou porreiríssima e em condições de trabalhar - nem sequer tenho febre ou pus nas amígdalas, ahahahah, coisas de meninos, para a classe médica. Donde, não fui perder tempo numa qualquer urgência, tenho paracetamol e ibuprofeno em casa, tanquiuverinaice. Enquanto o ibu faz efeito não me dói tanto a garganta, enquanto o paracetas faz efeito não me dói a cabeça; não se pode ter tudo, mas parece que também têm de ser tomar alternados, fuquit. Ainda não disse, mas estou enjoada como, olha, não sei, como alguém que ande sempre muito enjoado, derivado de meu estômago não se dar com o ibu e andarem ambos à bulha. Supimpas.
Para acamar, mate recebeu a notícia (verbalmente, lol) de que vai ter de mudar de local de trabalho no fim do mês, sendo que ainda não lhe disseram qual o novo local de trabalho. Digamos que se algum dia vos inquirirdes porque os tribunais de trabalho estão a abarrotar, uma das respostas possíveis poderá ser o facto de a) o pessoal dos recursos humanos não saber contar prazos; b) o pessoal dos recursos humanos não ter lá grande formação jurídica, ou então têm um código do trabalho só deles e que só eles é que conhecem. Se funcionam assim com uma merdiquice de alteração de local de trabalho, nem quero pensar no resto, adiante. Já que estou com a mão na massa, não sei porque se insiste em chamar "gabinete de recursos humanos" a uma categoria/área profissional que, na verdade, faze é "gestão de pessoal", para não dizer "de existências", ou também "esses chatos". Esse é que é o "core"  deles, não é assim que se diz? Afinal eles não trabalham para nem se focam nos tais "recursos humanos", mas gerem sim os ditos "recursos humanos", portanto, sejamos honestos, o pessoal, os trabalhadores, e de acordo com os interesses e directivas da entidade patronal. Nada de errado nisso, note-se; escusava-se era de fomentar esta hipocrisia linguística, e que se insiste em actos mentirosos de "estamos aqui por vós". Tretas. Já agora, também se deixava de gastar em formação tipo gustavo santos dos gestores de pessoal, e estes escusavam de fazer figura de idiotas ao empregarem larachas motivacionais que, em situações de alteração da vida das pessoas e, portanto, geradoras de stress e incerteza, acabam por se revelar dichotes um nadinha insensíveis, se não mesmo ofensivos.
Anyhoo, parece que já arranjei um electricista lá na freguesia, cuja primeira pergunta foi se eu fazia questão em recibo com NIF. Suspiros, desisto. Já desisti, aliás. E que me há-de ligar. Se calhar. Quando puder. Donde, vou arrastar um dos, O monstro de trabalho desta semana, todo ele um monumento ao desperdício de recursos do Estado em favor de um idiota teimosão que acha que tem, tem que ter razão. Bom, alguém tem de se chegar à frente e assumir a trabalheira de matar o bicho bem matado, antes que nos continue a sangrar. Claro que, da perspectiva dos progenitores do bicho, o Estado blablabla, uma vergonha, não liga (buhu) aos direitos dos cidadãos contribuintes, e leva (buhuhu) um tempão para resolver seja o que for, ainda que este "tempão" tenha sido essencialmente gasto pelos tais progenitores com papelada que não lembra ao diabo, e o "seja o que for" consista numa quimera montada por quem não tinha mais do que fazer ( e eu tenho, tenho tanto mais que fazer, incluindo babysitting a outras quimeras, tentando separá-las das pobres criancinhas desvalidas que despejam amiúde aqui na roda dos expostos que é o meu xervixo, e que, essas sim, precisam mesmo de atenção, solução, e rapidinho).
Boa semana para todos, caso ainda não tenha dito. Com lágrimas. De sangue.

18 comentários:

  1. A malta dos recursos humanos do meu antigo estaminé era toda ela uma amálgama de egos. Entrava-se naquele departamento e as poucas conversas que estavam a ocorrer em surdina paravam, eramos metralhados com olhares gélidos de alto a baixo por ousarmos perturbar a calma do feudo, pois, se estávamos lá só podia ser para dar trabalho; tomavam sempre, mas sempre, mas sempre o partido da entidade patronal, mesmo quando lhes mostrávamos por a+b que o recibo estava errado, falavam connosco com uma displicência e condescendência que ainda hoje me faz confusão. Serviu-lhes de muito, o nome deles está na mesma lista do meu como credores da massa insolvente. E vamos todos ver o guito no mesmo dia: nunca. Sim, que o processo mudou de juiz...novamente… pela 4ª vez.
    Olha entretanto as melhoras… (eu pelo menos também já lavei a alma).
    E sim, deves alternar, pelo menos com os putos é assim, o que quer dizer que de 4h em 4h estamos a ter birra. Uma festa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anna, neste caso o tipo foi à frente fazer a conversa da treta, e atrás veio quem teve de dar as notícias. Me mate até nem fica mal (ufa), mas dois da equipa estão vai não vai com malas à porta. Enfim. Uma treta. :/

      Eliminar
  2. Essa dos serviços sem factura/recibo, portanto sem IVA, portanto tudo limpinha para o bolso do menino, deixa-me doida. Há cerca de 2 anos apercebi-me que passava a vida agarrada ao multibanco para pagar tudo e mais alguma coisa em dinheiro, era a empregada, o cabeleireiro, a fruta que me entregavam em casa e a carne também, e ainda isto e aquilo e aqueloutro. Acabei com tudo. Não dá, não podem andar uns a pagar que nem doidos para outros fugirem que nem doidos, mas depois quando precisam do centro de saúde, das vacinas e da escola para os filhos, ai Jesus. Pois, mas não contribuem. Neste momento recuso-me a pagar seja o que for sem me passarem um recibo.

    As tuas melhoras rápidas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mac, eu peço factura em tudo, tudo, mas nisto de pequenos serviços, de duas uma: ou se recorre a uma empresa, que nos leva o couro e o cabelo, e sabe-se lá quando têm agenda, ou nos socorremos da mão de obra local, toda ela a trabalhar precariamente e assim. Biscateiros por necessidade, que já são profissionais até com experiência, mas pronto. Tenho o disjuntor substituído, vá, e não fui explorada.
      No caso de obras a sério já não vou nisso, porque quero provas que aquela gente lá andou. E ainda por cima a minha zona beneficia de IVA a 6% em obras de remodelação ou manutenção, é só ir buscar o papelucho aos serviços municipais.

      Obrigada! Já estou meh-lhorzinha

      Eliminar
    2. Percebo-te bem, quem nunca ;) No meu caso atingiu o abuso, por isso é que pus travão.

      Eliminar
    3. Por acaso na minha última ida ao lidl o freguês antes de mim, à pergunta de "quer factura com contribuinte" respondeu que não, que o Estado não tem nada a ver com aquilo que ele compra. Ora eu vi o que ele tinha na passadeira, e digamos que não seria o freguês mais interessante do universo, mas pronto, a paranóia é dele, e se dispensa o reembolso de 250 paus em despesas domésticas e familiares, é com ele. Lá em casa nem pensar, até já rebentámos essa rubrica. E quero lá saber que o Estado saiba o que a gente gasta em cola zero, chocolates, vinho, gomas, gelados ou vodka. Também lhes pinga a 19%, donde, até me deviam mandar um cartão de boas festas e tudo :D

      Eliminar
    4. Eu esgoto esse plafond em fevereiro..mas continuo a pedir fatura e a evangelizar pessoas nas caixas de supermercado.

      Eliminar
    5. Em Fevereiro! Cruzes, nós chegamos lá só para o verão, mas são só duas bocas a comer (os gatos ficam baratos, em comparação :D)

      Eliminar
  3. Bem, eu a 2000km de Lisboa/Reboleira, lá consegui um electricista honesto, depois de um mais que desonesto...
    No entanto, também findo o trabalho perguntou se era com ou sem recibo. Mas fez o trabalho rapidamente e quando disse que podia, não tentou extorquir dinheiro à pessoa que lhe abriu a porta, não gritou aos 4 ventos que tínhamos que refazer a instalação eléctrica inteira, e fez o trabalho todo sem pedir nenhum adiantamento (foram só 50€, mas estávamos disponíveis a pagar algum antes, já que estávamos/estamos a 2000km), e colocou-me à vontade para pagar por transferência bancária.
    Se precisares do contacto avisa .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. R, curiosamente era um tipo entendido, fez o serviço na boa, e também me levou €50. Foi só substituir o disjuntor, que queimou. Por acaso até seria boa ideia pedir uma revisão da instalação eléctrica, que tem mais de 20 anos, mas tenho lá t€mpo para isso ;) Obrigada!

      Eliminar
  4. NUNCA misturar o brufeno com outro comprimido. E nunca pode ser tomado em jejum, já que agride o estômago.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipa, já sabia essa regra, felizmente, e tomo sempre com as refeições. Mas o ibu combina mal com o meu estômago, e ainda por cima este continha lactose, com os efeitos hilariantes a nível intestinal que isso provocou. Só reparei quando acabei a caixa, estava escrito em letrinha pequena...

      Eliminar
  5. Também estou com dor de garganta e ontem vomitei depois de tomar remédios anti septicos e anti histamunico ao mesmo tempo, o que me vale é ter-me lembrado de vir ler o atrasado e vir o caminho todo da linha vermelha a rir que nem perdida lamentando não te ler suficientes vezes.
    Uma beijoca (de longe, que é para não te pegar a minha bicharada que deve DE ser de estirpe diferente da que, espero, já te tenhas curado) e BOAS Festas com muito gelado e chocolatinhos dos bons. Vou só agora fazer scroll para cima que fiquei ralada com a incerteza de destino de teu mate.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a.i., as melhoras, pá! Ninguém merece estar doentinha e os medicamentos ainda fazerem malinhos ao estrômbago.
      Pois mate, nesta mesma semana, recebeu notícia do sítio para onde ia, que até era bem supimpa, duas estações de metro! Entretanto já estava supé entrosado com a ideia, quando na quinta feira antes de ter de se apresentar no outro lado (na segunda) lhe liga a cenhoura doitoura directoura (vénia) a dizer que afinal era para outro sítio (mesma linha, 4 estações, vá lá) e se, veja lá, precisa dos 30 dias da lei, veja lá. Dispensou os 30 dias da lei (ai neinas) e foi. Afinal até está benzinho, o sítio é fixe, os fregueses mais upscale, o que lhe despertou uma certa consciência de classe pois, apesar de estar farto de aturar a (anterior) malta do RSI muito exigente e malcriadona, e apesar de apenas 2 semanas decorridas, diz que os dois extremos da escala social são igualmente ordinaronas e entitled.
      Sempre a fazer amigos, este rapaz.

      Eliminar
    2. Ahaha, adorei o relato. Nem imaginas tu a wi fi free que estou hoje a usar, gentilmente cedida em evento VIP moderno, lotação esgotada de Excelências com fartura... (se eu tivesse lata saía daqui com uma selfie com Prof. Adriana Moreira que muito honra jovens camonianos com sua presença .. ;)
      Jokinhas

      Eliminar
    3. *Adriano (acho que corrector me traiu)

      Eliminar
    4. Ah, wi fi grátes. Aqui no trabalho não temos, acho mal, çinçeramente

      Eliminar
    5. Eu só vou à boleia da brigada do croquete ehehe

      Eliminar