terça-feira, 22 de setembro de 2020

Disto ninguém fala

Mas é um assunto fracturante, impactante, de extrema relevância social, ambiental, e quiçá económica.Autocolantes na fruta: porquê. para quê. A seguir ao hábito de empacotar fruta em embalagens de plástico, uma prática muito irritante e pra a qual não encontro qualquer justificação válida, a cena do autocolanteco pespegado na casca da frita é coisa para me levar à loucura. 

"Ai, pá, tu embirras com tudo, qué c'aquilo incomoda, ao descascar a fruta vai tudo junto, pá". As outras pessoas não sei, e em sua casa manda quem lá mora, mas eu como as maças e peras com casca. Lavo bem lavadinho, e pronto a comer. Simples, natural, zen. E com fibra. Mas nããããão, é preciso espetar a unha e descolar o fideputa ruim do autocolante, às vezes dois (onde anda a polícia!), e depois tirar a cola (blérgh) que às vezes fica na casca. Além da evidente trabalheira, e eu sou contra toda e qualquer trabalheira, é porquicho colar cenas na fruta. E para quê, pergunto, questiono, inquiro eu de dedo indicador esticado. Para saber quem é o produtor? Eu ralada: é uma maçã / pera, por norma tuga porque as prefiro e leio a informação que é obrigatório constar da tabuleta, quero lá saber (mais) particulares da vida da fruta. E depois? qué que uma 'ssoa faz ao papelucho? Deixa no lava loiça e arrisca mais um desgaste no sagrado matrimónio (é uma das pet peeves de me mate, eu deixar o 'tocolante no lava loiça. ou as saquetas de chá.) Ou vai botar no lixo e depois tem de lavar as mãos outra vez, isto quando já podia estar a degustar a simpática polpa da amável frutinha? Só complicações. Além de que, posto que está que não tem qualquer serventia, aquilo é lixo, lixo! Já há pouco, não? 

Donde: utilidade zero, recursos desperdiçados, um custo acrescido para uma empresa agrícola, uma irritação no consumidor (sim, irrita-me muito, deixem-me 'tar).  E não me venham com o argumento de "ah, queres acabar com emprego, coitadinho do trabalhador colador de cenas, que vai para a rua por tua causa". Nã. Não acredito que seja uma pessoa a colar aquilo, apostava na máquina (outro custo, adiante), que só uma máquina conseguia a proeza de, tantas vezes, colar dois quase em cima um do outro.

"Tantos problemas no mundo, coisas mesmo sérias a contecer, e tu a fazer um manifesto por causa de autocolantes na fruta", pensarão alguns - a maioria? - enquanto reviram os olhos. Pois, eu sei. Estou a par. Tenho conhecimento. Mas porque é que acham que tomo a opção livre, deliberada, conciente, de estar aqui a espraiar quatro parágrafos, tentar incendiar as massas, iniciar a revolta popular para abolição do autocolante na fruta? Acham mesmo que eu tenho nervos que aguentem esmiuçar o actual estado de coisas a nível local, nacional, mundial? Oh, não há reservas de xanax, 'ssoas, não há. Pertantes, façam o favor aqui à tresloucada, finjam que sim senhora.

10 comentários:

  1. Pois sugiro que não experimentes viver na Polónia, onde um dia me entregaram um pão não embalado e com um mega-autocolante pespegado na côdea...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia, que horror, que nojo! Tinha um avc, caramba...

      Eliminar
  2. Lá em casa, costumamos colar na testa de quem vai comer a maçã (com casca, claro, até a Rosa). É um hábito que tenho desde a adolescência e que estou a tentar passar-lhes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheh... eu costumo colar na t-shirt / sweater / camisola que tenho vestida. Ou, se me mate está ali a jeito, colo-lhe na testa, também, e remato com um "vês, não deixei no lava loiça " ;P

      Eliminar
  3. Estou contigo, também os acho muito irritantes e desnecessários. Aqui em casa ainda há a agravante dos miúdos que acham graça a colar essas etiquetas em vários sítios. Apanho camadões de nervos. Agora tiro-as todas antes que eles as apanhem, prefiro tirar da fruta do que da porta do frigorífico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caramba, na porta do frigorífico custa mais a sair do que no lava loiça :P

      Eliminar
  4. Pensava que era só eu...:) Coincidência, contactei há dias as empresas de maçãs e pêras por este mesmo assunto.Sim, dei-me a esse trabalho! Estas etiquetas não se degradam. Eu faço compostagem e garanto que 2 anos depois continuam intactas, com as cores e tudo. Da empresa das maçãs responderam-me que é muito importante para eles e para o consumidor o produto estar identificado. É a garantia da origem :(( No entanto, já retiraram os autocolantes da fruta embalada...e estão a estudar o assunto..É como a alteração dos sacos para o peixe: retiraram os 2 ou 3 sacos de plástico e substituíram por 1 saco que é papel por fora e 1 película fininha plástica por dentro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ena, isso é que é iniciativa, parabéns! Se a identificação de origem é obrigatória na tabuleta do preço (se bem que nem todos cumprem, verdade seja dita) não é preciso autocolante nenhum. Aquilo não decompõe, de facto: é plastificado!
      No caso do uso de saquinhos de plástico, confesso-me culpada; mas reutilizo na limpeza dos caixotes dos bichanos.

      Eliminar
  5. Concordo plenamente. Quem é que se lembra destas coisas?

    ResponderEliminar