terça-feira, 25 de agosto de 2020

Como enlouquecer em coisa de uma hora, hora e meia (um tutorial de borla, que sou uma boa alma)

Precisais de mudar a titularidade de contratos de fornecimento de bens essenciais? Not so fast! Primeiro consultem o vosso seguro de saúde (quem o tiver, eu não tenho) a ver quantos dias de internamento paga numa casa de repouso (eufemismo para manicómio daqueles em bom). Não tendo esta possibilidade, passem no médico habitual e abasteçam de receitas de ansiolíticos, beta bloqueantes ou, no caso de pessoas mais dadas a fúrias incontroláveis, reguladores de humor. 

Só depois se atrevam a aceder aos sites onde, promete-nos a modernidade tecnológica e necessidade de distanciamento social dos tempos actuais, conseguireis tratar de tudo num golpe de asa. Spoiler: não vão conseguir. A menos que se trate de um caso simples, mas mêmo-mêmo-mêmo muito simples. eu achava que os meus "casos" eram; ledo engano.

Começando pela única história de sucesso, consegui mudar a titularidade e débito directo do contrato da NOS para a minha mãe, e cancelar um serviço de segunda habitação, com apenas um telefonema. Foi um telefonema longo, que foi, mais de uma hora; mas quem me atendeu foi de uma simpatia e eficiência extrema, e ficou tudo resolvido. Além de que sendo eu cliente, o telefonema me ficou em zero euros. Kudos.

Depois seguiu-se a MEO, e ó minhanossasenhora. O telefonema, que se adivinhava longo, seria pago (e bem, que não ia ligar de um número da rede). Estávamos em confinamento, com tudo fechado, mas ainda assim a minha sovinice venceu. Safoda, mando um mail com a certidão de óbito digitalizada. Procura na factura o contacto de mail, népias. Procura no site contacto de mail, nicles. Para me contactarem tenho de lá deixar o meu número, com a patranha de que se trata de um assunto comercial (não é). Ainda assim, insiro, prometem ligar num dia. E ligaram. Duas vezes. Estava a conduzir, e o número não dava para ligar de volta. Ainda não fui à loja física, pretendo começar um plano de treino cardio / meditação zen antes. E passar na farmácia.

Serviços municipalizados de auguinha, lá da terrinha onde passamos férias e tenho habitação secundária. Telefonei e confirmei, só facilidades: preencher o impresso que está no site, enviar documentação digitalizada, booom. Só que não. Impressos de mudança de titularidade e débito directo não se podem preencher online, há que imprimir (ok, dou desconto, é por mor da assinatura). Primeira perplexidade: os espaços não dão para inserir, na íntegra, tudo o que me pedem; as quadrículas são assim, ó, e terei de escrever numa letra mesmo picarruchita. Acresce que depois terá de ser digitalizado, o que é dizer, bem digitalizado; e mesmo preenchendo a tinta preta tenha sérias dúvidas de que fique uma coisa legível. A ver vamos, enfim, coise. Note to self: passar na farmácia.

E a 'létricidade, hein, a luz? Finíssimo, o site da EDP está muito janota, aquilo é uma categoria, um utilizador médio (estou a ser optimista na minha auto-avaliação) chega facilmente onde tem de chegar para tratar das cenas. Como já tenho gás e electricidade da habitação principal na empresa, agregava tudo e pronto, uma só factura, uma só conta, tudo çimples. Só que não. A opção de juntar ambos os fornecimentos só prevê gás natural. Consulto a minha papelada, e lá na beira mar agreste a gente serve-se de gás propano. Ainda assim, a esperança é a última a morrer, donde, e porque me pedem um tal de CUI (código universal de instalação), volto a consultar a factura do actual foenecedor, onde nada consta, e devia constar. Mau. 

Segue portanto para o site do tal fornecedor, a Galp, a ver se descubro o mistério. Inicio registo, sim senhora, pedem NIF e insiro o de papai (titular), e informam que aquele NIF não está associado a qualquer contrato. Começamos bem, dado que tenho uma factura à minha frente, o titular é fulano de tal, o NIF de fulano de tal é o que inseri, e fulano de tal é, efectiva, indubitavelmente, cliente.  OK, calma. Calma. Não consigo registar, vamos ligar para o númbaro 808 que gentilmente fornecem. Faz ligação, cai. Vezes cinco. Calma, calma, calma. Procurar melhor num site que, nem por acaso, é pouco intuitivo, como posso descalçar a bota. Não consigo; felizmente há o google, que me direcciona para a página do site onde deveria ter conseguido ir ter sem este desvio. Mas calma, muita, muuuuita calma. Quem me pode informar do tal CUI é o fornecedor da zona, a benfazeja Lisboagás, que também tem um númbaro 808. Menina liga. Chamada cai. Sempre. Desisti de contar as vezes. Um cigarro, invocar mais calma, paletes de calma. 'xa cá ver nos contactos, há-de haver um ponto físico onde tratar desta joça, yay, ali em cima dá para clicar em contactos e lojas, não aparece nada. A este ponto uma pessoa já pode passar, justificadamente, aos foda-ses que caralho de puta de vida a minha, mas eu sou uma çenhoura, uma çenhoura, ouvisteS, Izzie Maria, tu tem calma. E já agora aproveita para ver se esta gente tem aqui contactos de reparadores que o teu hotspot teve uma pataleca, encontro (a custo, fodasecaralho, e mais uma vez passando pelo google, é que não há vergonha, chiçaporra) linques para a questão, e o que me recomendam as boas alminhas da galputasqueospariuatodos? Que contacte uma loja que venda o produto. Been there, done that, got the t-shirt; e lá disseram para vir ao site, calha bem. 

Resumindo: não consegui concluir a mudança para a EDP, esta ao menos tem lojas físicas onde terei de me deslocar; com um bocado de sorte fazem-me também o contrato para gás propano, não fazendo tenho de ficar com a Galputedo e caraças que no site parecia uma via sacra fazer a caralhada da mudança de titularidade, valha-me a minha já bastamente conhecida caaalma, serenidade e bonomia ante qualquer adversidade, ou estava já aqui a espumar da boca, e a magicar passar na decathlon para comprar um bastão de baseball e ir lá partir aquela merda toda, o que evidentemente não posso fazer porque além de bombas de gasolina e sede onde, presumo, trabalham os mui excelsos gestores que gerem a choldra e oferecem bilhetes para a bola a governantes, a galputaquepariu não acredita num contacto presencial com os fregueses.  

Mas estou calmíssima. Que remédio. Até porque não tenho seguro de saúde, vide supra.



9 comentários:

  1. Na esperança que ajude a poupar pelo menos um xanax: CamScan, uma app que transforma um simples telemóvel num digitalizador que permite gravar em PDF. Funciona bastante bem!

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    1. Goldfish, obrigada, vou procurar a app porque pode dar imenso jeito! Neste caso em particular esperei até voltar de férias, porque aqui na chafarica há uma digitalizadora que upa upa, preciso de pedir ajuda para a operar (what else is new, já me ensinaram, mas sou infoburra) mas tenho esperança que consiga fazer um bom scan de uma folha A4 (a câmara do meu telemóvel não é nada de especial).
      Mas muito obrigada!

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  2. Ri-me. Assim em jeito meio trágico que já passei por várias coisas dessas (tendo a última sido com Titia de 88 anos cujo medo de "chatear os senhores" é tão grande como a vontade de reclamar com alguém e a coisa só acaba comigo à beira de um ataque de nervos mas 88 e coise).
    Não se percebe, em 2020 e tudo tão difícil catano. Não se percebe.

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    1. Patrícia, pá, eu hoje marquei uma consulta de optometria na multiópticas online em 5 minutos. Para a que me dava mais jeito, e no dia que me calhava melhor. Ver bem, sim senhora; arriscar duche frio e serão à luz das velas, grande probabilidade. Isto se entretanto ainda tiver água para duche :D

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    2. Tu apita, mulher, eu tou cá no Oeste, a poucas jardas dessa vilazinha, se precisares.

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    3. Obrigada, mas já estou cá na capital faz hoje oito dias :(

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  3. Olá Izzie, não sou muito de comentar mas desta vez teve que ser, espero ajudar qualquer coisita!!
    Os MEOs é mandares mail através do site, depois de entrares na área de cliente, eles depois respondem e tu eventualmente lá conseguirás resolver a questão.
    A água não te safas, lamento... ou funciona o que eles te disseram ou vais ter que lá ir, mas olha geralmente desde que pagues a conta eles não se chateiam com titularidades ( o meu avô pagou água uns 15 anos depois de morrer!!)
    A luz agora com o mercado liberalizado é só falares com os da EDP e eles tratam de tudo, mas por via das dúvidas cancela os débitos directos todos. O que precisas é do CPE (o CUI era dantes, creio que no serviço universal) e na minha factura da Galp vem no fim da terceira página depois das taxass e impostos (mas eu é só tenho luz...)
    Os da Nos não acho estranho, falham bastante (como todos) mas são os únicos com um bom apoio ao cliente que até dá para ligar de borla e que tentam deixar o cliente satisfeito.
    Boa Sorte é o que te posso desejar nesta epopeia!!!
    Gosto muito de te ler.

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    1. Susana, obrigada pelas dicas ;) (e pelo elogio, awww)
      O pessoal do call center da NOS nunca me deixou mal, e aposto que não ganham o que merecem.
      De resto, lá na beira mar tenho serviço universal, cá tenho edp comercial, e a minha esperança é que indo lá eles façam o trabalhinho todo, sempre ganham mais duas continhas! Do que percebi esse tal CUI tem que ver com a instalação de gás, e no site pedem-mo. Mas o contrato de gás lá da terrinha é muito antigo, enfim...
      Vou ter d me encher de paciência e ir tratar de tudo. :)

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  4. Só tu para conseguires registar por escrito todos esses desaires kafkianos... ☺️
    Bom, não desfazendo do teu mui justificado estado de nervos, a mim foge-me sempre o pensamento para a maioria dos pobres coitados que nem ler papéis sabem em condições, quanto mais fazer uma busca no Google... Credo, se tivesses tempo, era caso de denunciar isso ao Provedor ou algo do género. Porque são serviços essenciais, caramba.

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