segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Titi Izzie ajuda e aconselha




Muitas vezes, durante as minhas deambulações por esse grande mundo mágico e colorido, me interpelam jovens e frescas moçoilas querendo beber da minha sabedoria. "Titi Izzie, titi Izzie, nos conte, nos diga, qual o segredo de um casamento, uma relação longa e feliz?". Ah, pobres florinhas, só o meu universal amor a todo - e em especial o aflito - ser humano me impede de responder, sarcasticamente, a surdez - apesar de ser verdade. Ele há dias em que, bom, quem me dera, mas isto com a idade uma pessoa vai desenvolvendo uma surdez muito funcional e seletiva, um life saver, como diriam os mais modernos. Decido, porém, ir mais além, aprofundar, filosofar, e explico que depende, cada um é como cada qual, cada relação é tudo nada diferente, vamos aprendendo vivendo. E elas, desapontadas, naquela ânsia juvenil de encontrar respostas peremptórias, definitivas: "Oh, titi Izzie! Não acreditamos! Deverá haver um segredo, uma lição, uma máxima que connosco possa partilhar!". E eu, paciente, transbordando de magnanimidade, como aliás é meu apanágio, decido-me a levantar um pouco o véu. "Minhas queridas, posso apenas falar da minha experiência e, se vos servir, pois que façais uso dela: um dos segredos da minha (nossa) longa relação é não possuir licença de porte de arma, e manter afastados e devidamente arrumados, portanto difícieis de alcançar num piscar, objectos letais como facas aguçadas, berbequins, martelos, ferros de engomar, panelões de fundo duplo." 

Se calhar, como elas, julgais que brinco, faço pouco, estou na reinação (e se eu sou reinadia!). Nada mais errado! Se não, atentai nesta pequena vinheta da vida conjugal, passada aqui há dias. Titi Izzie posta em sossego, seguindo atentamente no tablet mais um episódio do The Crown. Passa ele e sai-lhe, "ah, estás a ver a tua novela". 

Lá está. Tivesse ali à mão objecto perfuro / corto / contundente, e acabava asinha uma longa e feliz relação, derivado da viuvez. E, sendo o mundo um sítio muito injusto, ainda me calhava ir malhar com os ossos na cadeia um horror de anos (sem uai-fai! aposto! e a temporada quatro a sair em novembro!)

Tendo eu seguido minha máxima de vida, e após um mero olhar matador, cá estamos nós, o homem vivo e com as duas rótulas inteiras, já lá vão quinze anos, faz hoje (and counting?). 





19 comentários:

  1. sempre sábia, titi izzie!

    (agora lembrei-me que eu e o meu excelso vamos a caminho da maioridade. ele as rótulas ainda tem inteiras, já os pulsos...
    ...
    ...)

    (/fazendo como carlão e assobiando para o lado)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tchiiii, 18! E tu és buéda mai'pucanina que eu! Caramba, é de bater palmas em pé
      (põem-nos a cabeça em água, de quando em vez, mas pronto, uma 'ssoa gosta deles)

      Eliminar
    2. Pois, isto é uma espécie de condenação desde a adolescência... Eu era jovem e não sabia... Agora continuo jovem a não saber... hihihihi (pois gostamos gostamos, às vezes bem lhe digo, só isso explica, né? eheheh)

      Eliminar
  2. Ahaha olha parabéns pelo aniversário!
    Isso são bodas de que tipo de metal? ☺️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a.i., obrigaste-me a ir googlar, e são bodas de cristal (eu estou a contar o tempo de viver junto com casados mesmo no papel, porque para mim é igual). E faz sentido, ele tem um jeito único para partir cenas! Hoje deixo-o partir um copo de propósito :D

      Eliminar
  3. Sábias palavras! Mas acho que faltou um pormenor, porque, enfim, por vezes há objectos contundentes à mão de semear... contar até 10! Dá resultado, a sério!

    Helena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helena, que esquecimento! eu conto sempre até 10. Ou 20, é conforme :)

      Eliminar
  4. Oh oh, o teu moço é corajoso e gosta de arriscar!
    já sabes que eu defendo o meu direito a ver más séries de TV e não imaginas as vezes em isso dá azo a discussão (eu não embirro com o facto dele gostar de fingir que conduz um carro a alta velocidade com um comando enquanto está sentado no sofá, pois não? Então se eu gosto de ver más séries isso é problema meu).
    Ouvido selectivo e preguiça de ir buscar cenas duras ou afiadas é realmente garante de um casamento feliz.
    (catano eu já vou para os 11)
    Bjs e parabéns aos dois

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia, más séries? Como assim, más séries???? The Crown é uma BOA série (pronto, o tema não será do agrado de todos, mas não tenho culpa de ser uma sucker por história e, apesar de republicana, laica e socialista, adorar o folclore da monarquia) ;)

      Eliminar
    2. Oh mulher, quem vê (e gosta de ver) más séries sou eu. É defendo isso. O meu gajo embirra com as minhas séries. Não opino sobre o the crown porque ainda não vi. Só comentei o comentário do teu moço. Tu não me batas.

      Eliminar
    3. Não te bato, nem a ninguém! Defendo intransigentemente o direito a ver más séries, ler maus livros, e ver mau cinema. De outra forma não tínhamos comparação, né? :D
      Eu vejo muita porcaria, mas pô, ele não tem moral para nada. O tipo que me pôs a ver o megalodon, e assume que se diverte como doido a ver filmes de pancada do van damme... (só se estraga uma casa)

      Eliminar
  5. Ias presa e ainda ficavas sem tablet. Tomaste a melhor opção.

    ResponderEliminar
  6. Compreendo. Também adorei o The Crown, mesmo nao sendo de todo fã da família real, e ficando ainda menos, vi aos 3 episódios por serão e espero (im)pacientemente a 4a série. Ele tb me gozou qb, mas como quando damos com os costados no sofa de depois de cozinhar, dar de comer a putos em birra, lava-los e enfia-los na cama com a devida luta para lavar dentes e choro pelas mais diversas razões e depois ainda ir dobrar roupa, fazer outra máquina, arrumar a cozinha e fazer o pão do dia seguinte... dizia eu...depois de partilharmos este "domestic bliss" diario entre as 5 e as 9 da noite, o moço nem 5 minutos e ronca no sofá. E é assim que eu vejo o que me apetece na paz do senhor.

    Aenima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AEnima, eu via no meu intervalo de almoço, durante o confinamento e quando estava em teletrabalho quase total. Foi assim que também vi The Happy Place (que adorei). Depois entrei de férias e via uns 3 episódios por dia.
      Está mesmo muito bem feito, e também aumentei a minha antipatia pela família real, curioso. E se já detestava o coisinho que renunciou, e a sua querida Wallis Simpson, ui. Já sabia das ligações deles ao regime nazi, mas não fazia ideia de alguns dos factos, como ter visitado a Alemanha nazi (a foto dele ao lado do Adolf!!!).
      E agora a Olivia Colman está tão bem...

      Eliminar
    2. Sim, essa nasceu para representar rainhas. Mas a minha surpresa foi mesmo com as meninas novas, a Liz e a Maggie, excelentes castings. Só achei a menina Lizzie muito mais boazinha que a Lizzie na vida real...

      Eliminar
    3. Oh, no A Favorita está maravilhosa, soberba <3

      Eliminar
    4. E a ver o fleabag... Tenho de me obrigar a mim própria a reconhecer a mesma do broadchurch e de rainha Isabel II e rainha Ana. Incrível.
      Não sei quem é melhor

      Eliminar