quarta-feira, 20 de maio de 2020

Atira-me água benta

Uma pessoa, depois do assédio inusitado e mesmo cruel a que foi sujeita segunda e terça por ocasião de trabalho presencial, decide reconfinar-se e teletrabalhar quarta e quinta, a ver se faz alguma coisa de jeito sem que esteja constantemente a ser interrompida. Uma pessoa levanta-se às horas do costume (muito cedo, é sempre demasiado cedo), deixa cara-metade no trabalho, volta a casa e, devidamente fardada de jeans e sweater, está pronta a produzir, a contribuir para a sociedade, a justificar a remuneração auferida.
Disto ninguém fala, mas há um poderoso inimigo do teletrabalhador. Não é o pijama e a falta de vontade de o trocar (pelamorsasanta, somos adultos, pijama durante o dia só no hospital, we'll always have jean&sweater/t-shirt), não é a proximidade do frigorífico, não é a preguicinha. É o bicho, o monstro do Antes-Porém.
Passo a explicar.
O Antes-Porém é um ser inefável que paira nas nossas existências, mas incorpora com extrema rapidez, precisamente quando mais desatentos e desguardados estamos, ali no exacto momento em que esquecemos a sua ubiquidade, a sua uber maldade, e achamos estar a salvo do ataque.
Exemplifico.
Uma pessoa está ali motivadinha e mortinha por trabalhar, já se orienta na direção do escritório para abrir o computador quando PUMBAS, Antes-Porém vou ali apanhar a roupa, que já deve estar seca. Claro que se apanha a roupa, que nem leva assim tanto tempo, e já pego ali no serviço, mas ainda se está a dobrar a última toalha e já nos cai a ideia que Antes-Porém, aproveito estar aqui no quarto de vestir e arrumo os cachecóis e troco-os pelas écharpes. Realizada esta tarefa, e ainda antes de termos tempo de começar a programar a tarefa laboral que primeiramente iremos executar, eis que nos surge o Antes-Porém já agora também arrumas as roupas interiores de inverno e as substituis pelas t-shirts e tal.
Acho que me fiz entender.
Esta manhã tive umas cinco aparições de Antes-Porém e, julgando eu já estar safa da sua influência nefasta, baixa-me Entretanto (esse outro bicho maléfico e oportunista) já se fez hora de almoço, e pronto; vitória, vitória, era bom que se tivesse acabado a história, mas cheira-me que nem o mais reputado exorcista me livra desta triste desdita. 

10 comentários:

  1. Já fiz um chat síncrono (nome pomposo para aula quando se tem três garotos em casa, não há cá diretos) a fazer arroz, sou a reina dessas prioridadades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sãozinha, :D
      Caramba, não conseguia (nem podia, o meu trabalho é olhar para papéis eescrever, pelo menos o de hoje e resto da semana)

      Eliminar
    2. Hoje também estou a fazer uma comunicação para um congresso mas...roupa para estender, duas reuniões minhas e duas dos putos, mais aulas dos putos, marido a sair de casa sem saber quando volta...fiesta!!!!

      Eliminar
  2. Por aqui é o Nunca-Sem-Antes: café.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, Wallis, café é material de trabalho. Uma pessoa nem está apta sem a cafeína, pô.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Na quinta até rendeu, na sexta foi uma preguiça vergonhosa, hoje cá estou no xervixo e rendeu que foi uma maravilha.

      Eliminar
  4. Já resolvi (inclusive com a chefe) como sobreviver ao antes-porém. Começo a trabalhar meia hora antes do horário e faço uma pausa para a caminhada de mamãe (tem que ser de manhã porque à tarde isto é uma terra de vento). Quarto arruma-se e roupa estende-se à hora do almoço. Sou tão pouco "fada do lar" que é super fácil evitar tudo o que há para fazer com a "desculpa" de estar em horário laboral.
    A sério, isto de trabalhar em casa está a ser espectacular. E estou seriamente a considerar pedir para ficar assim um ano ou dois,resolvia-me uma série de problemas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pat, melher, tu foste mesmo feita para trabalhar em casa, boa sorte para conseguires! E eu nem me posso queixar de espaço para, mas o meu escritório, dada a falta de uso profissional, está num estado de antes-porém que nem te conto... se meto mãos naquilo não trabalho um minuto

      Eliminar