sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Se calhar é por isto que ninguém me atura, e não os tenho :(

Tenho de desafafar, tirar esta pedra que carrego no peito: não entendo, não gosto, e não entendo quem gosta de Friends. Não percebo o hype, a fandom, a loucura, e quem dê dinheiro por uma techérte com o logo. Ou pior, as fotos dos moinantes.

Aaaaaahhhhh. O alívio.

Atenção, não quero com isto insinuar que sou uma pessoa com melhor cómico-série-gosto que azoutras (que até sou); não estou a desfazer, intelequetualmente, em quem gosta de Friends (too easy), não me estou a por num pedestal de superioridade relativamente a quem gosta, idolatra, ama Friends (já lá estava)*.

Não, agora a sério. Porquê?
E não me venham com o "ah, se calhar nem viste", porque vi.

Quer dizer, fui vendo. Estava a passar num canal qualquer, calhou apanhar e pensei "ora aqui está uma oportunidade de por à prova o meu preconceito" - que existia, sou çinçera. Dei, portanto, uma oportunidade à coisa. Não é a primeira "coisa" relativamente à qual tenho a ideia que vou odiar e, em dando uma oportunidade, até passo a gostar. Exhibit A: Brooklyn 99. Odeio o Samberg, ergo, já odiava a série antes de ver um segundo. Vi um só episódio e já adorava a série, e considerava a hipótese de, numa realidade paralela, até ser amiga do Samberg. Friso: realidade paralela.

Voltando à vaca fria, Friends. Não vi só um episódio, porque ao fim de um continuava a não perceber/gostar. As personagens pareciam-me desinteressantes, zero empatia, zero vontade de as conhecer melhor, planas, unidimensionais, superficiais, sem interesse de maior ou sequer.

Insisti, portanto, vivas ao método científico. Não correu bem.
Para além de confirmar o que já intuía acerca das personagens, soma-se a banalidade do texto. A pesada, aborrecidíssima, patente banalidade. Piadas óbvias, ao nível zero da inteligência, muitas delas abaixo de zero, sim, estou a falar do humor (?) sobre aspectos físicos, por exemplo. Quantas piadas sobre gordas é possível fazer até matar alguém de tédio? Para quem escrevia aquilo, infinito mais um, ao que parece.

Isto é inédito, mas nunca ri, física ou mentalmente - os outros não sei, mas muitas vezes as minhas gargalhadas são apenas mentais. Exhibit B: Seinfeld e Curb Your Enthusiasm.
Ou seja, no total devo ter visto uns vinte episódios (pronto, já aí vem a turba do "aaahhhhh, sem ver tudo não percebes a dinâmica, o entrosamento, a táctica, a ligação"; lamento mas percebi, tão óbvio aquilo é, como na maioria das telenovelas uma pessoa pode saltar n episódios que apanha logo no seguinte, temos pena) e é tempo que não recupero, mas ao menos não morro inguinorante.
Pronto, posso afirmar de cátedra que aquilo é uma real, valente, fumegante poia**.
No hard feeelings.


*estou evidentemente a gozar. vejo, consciente e deliberadamente, muita merdinha e pasme-se, gosto de imensa merduncha. ainda anteontem assistimos, felicíssimos como dois basbaques com severo atraso cognitivo, ao Con Air. e está a dar Murder She Wrote?, vejo e ainda me gabo. e por aqui me fico, que já têm material para me gozar daqui à lua. mas sei que é merdéque, e não a quero fazer passar por alta arte ou coisa de merecimento. é o que é. 

**não é única, no meu rol de "séries com aclamado sucesso que odeio", Exhibit C: Cheers, que é uma farpa no meu casamento, mas é lidar.

43 comentários:

  1. Dos que também vi e não gostei, aliás nem consigo perceber porque acham piada.
    Friends
    E
    Anatomia de aquela médica que tem sempre cara de enjoada, mas como é que toda a gente se apaixona por aquilo, já viram bem a cara de enjoada?!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, temos de fundar um grupo de auto-ajuda :P
      A Anatomia de Coise nem tentei muito, derivado que me faz alergia só olhar para aquilo. E estou fartinha de séries de hospitais

      Eliminar
    2. Uma que quase chorei quando acabou: Fringe

      Mas confesso que vi a série toda sacada da net...

      Eliminar
    3. Aaaahhhhh, também vimos, e adorei! O cientista doidão era <3

      Eliminar
    4. Hehe, só agora reparei neste comentário. Então n estou sozinha na cena da anatomia. Eu acho q a gaja tem cara de quem precisa de um dulcolax, é a melhor definição q tenho p a tipa.

      Eliminar
    5. As pessoas veem a Anatomia de Grey porque “Feelings, uoo-ou Feelings..”.
      Ou eu pelo menos vejo por causa disso e acho que é uma chachada, que a série de desastres desafia a razão, que é francamente má, e por aí fora.
      Mas a maioria do enredo é o drama da experiência humana, e a maior parte de nós quando morre tem uma história de vida dessas: amores, desamores, amigos, desamigos, filhos, pais, empregos, saúde e doença.
      É nisso que passamos os dias, não a salvar o planeta, à procura de criminosos ou a partir o átomo.
      Acho que é isso - para mim neste momento gosto tanto mais de uma série quanto mais ela se aproxima da minha experiência ou da minha experiência possível e quanto mais explora a vida emocional dos seus personagens – já não vejo quase nada, mas dentro desse espírito gostava muito de Parenthood, gostei da segunda temporada de Fleabag, e estou a gostar de The Stranger.
      Já quando vejo o 59º assassino em série, de preferência numa daquelas séries em que 80% dos personagens são homens, estou aborrecida a priori.
      Se calhar dividimo-nos em identificação vs escapismo?

      Eliminar
    6. Rita, eu "vareio" entre identificação e escapismo, e percebo perfeitamente o que dizes. Também já segui séries muito "novelescas" porque me identificava mas, lá está, com a Anatomia era zero, zero!
      Já agora, e porque falaste no meu calcanhar de Aquiles (aahhhh, o serial killerismo, o detectivismo), acho que os produtores já perceberam que o público feminino é substancial e já está farto dos dramas do polícia de meia idade. Portanto, cá vão três que são, ó, e uma delas pioneira:
      1) Prime suspect, com a Helen Mirren (deusa);
      2) Vera, mais actual, e supimpíssima. Elenco muito diverso, mas sem ser forçosamente diverso.
      3) Broadchurch, com a Olivia Colman (deusa) a fazer parelha com o David Tennant (adoro-o, prontes), elenco muito equilibrado em termos de género. Atrevo-me a dizer que as melhores personagens são femininas.

      Eliminar
    7. Também não consigo perceber o hype. Da mesma altura, mil vezes o Seinfeld e o Mad about you, a minha preferida até hoje. :)
      Às detectivescas, acrescento-te aí outra pérola: Shetland. ;)

      Eliminar
    8. Rita, o Shetland também é muito bom. Caramba, os policiais ingleses são os meus preferidos: respeitam o tempo, respiram, e têm personagens.

      Eliminar
    9. (e também adorava o Mad about you :P)

      Eliminar
    10. Tchiii, o mad about you, gostava mto. Já nem me lembrava dessa.
      Eu até curtia ver o will & grace, admitindo desde já saber q n era uma série boa, mas gostava. Agora o friends... Mehhh

      Eliminar
    11. Não vi o Prime Suspect ainda, obrigada pela dica. Broadchurch e Happy Valley, bem como o The Fall, estão no meu top. A Olivia Colman e David Tennant são a melhor coisa do mundo.

      Eliminar
    12. O Prime suspect é muito fixe porque a personagem da Helen Mirren é de uma mulher forte, inteligente, a querer afirmar-se num ambiente muito macho. E as repercussões disso, a forma como é tratada e vista (uma cabra, uma carreirista) são uma maravilha, atendendo à época - e hoje -, deusnoslivre de uma mulher querer ter um emprego de homem e ser boa no que faz.

      Eliminar
  2. Eu vi os Friends todos recentemente. Olha, ao início também achei fraco, mas aquilo cresceu em mim e acabei por adorar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sãozinha, entranha-se, portanto? Juro que tentei que se me entranhasse, comecei a ver limpa de preconceito, mas falhei.

      Eliminar
    2. O que eu achei é que as personagens crescem bastante. Mas os meus preferidos foram o Chandler e o Joey, se calhar sou um bocadinho boçal...

      Eliminar
    3. Acho uma graça mediana ao Chandler, talvez porque é o que se leva menos a sério...

      Eliminar
  3. Nunca vi Friends, achei a Grey tontinha e se me falam em Mcdreamy, considero matar essa pessoa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipa, sei que havia um McDreamy e um Mc Steamy, mas não sei qual é qual :/

      Eliminar
  4. Também não acho graça, mas acho que em pressão grupal acho que até já disse que gostava, levada pelo momento... enfim.

    Vi episodios para dar hipotese, e também não dá, é tão estereotipado, os homens são pouco interessantes odeio todas as mulheres, burras que doi (a phoebe um bocado menos, mas acho que é simpatica com a atriz que fez duas series com muita graça, the comeback e web therapy.), a amizade deles é muito teenager para quem tem a volta dos 30, etc etc. Estamos juntas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espiral, os homens são profundamente aborrecidos, entediantes e burrinhos. Major turn off

      Eliminar
    2. Hey, o Chandler e o Ross não são burrinhos!

      Eliminar
    3. Diria que são nabos sociais, mas burrinhos nada. Aliás, o Ross é uma caricatura à academia, bastante boa até.

      Eliminar
    4. Ok, nabos, então :D (ainda dizem que as mulheres não são capazes de compromissos)

      Eliminar
  5. Fã de Friends acusa-se. Comprei as dez séries em DVD, já as vimos várias vezes. Posto isto, não acho a série um master de escrita criativa, excelente nas piadas, na riqueza de construção de personagens ou qualquer outra coisa. Tal como nos exemplos que dás, (Con Air, was it not?) é uma questão de gosto, todos vemos lixo que nos agrada e lixo que nos tresanda a aterro sanitário. Nada que um bom psicólogo não explicasse, caso fosse útil gastar uns bons cobres a descobrir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Goldfish, claro que é uma questão de gosto, e em termos de gostos eu não posso dar lições a ninguém :D Vejo tanto lixo, credo, e pior: gosto de muito lixo.
      O Con Air é uma pessegada que faz favor, a cavalgar a onda do Die Hard, mas tem boas cenas de acção, o Malkovich e o Buscemi. De ver e deitar fora ;)

      Eliminar
  6. Ahahahhaha. Ainda no outro dia eu e o gajo cá de casa falávamos sobre isso. Tb n percebemos a piada da coisa. Eu assumo, não vi mtos episódios. Vi uns qts na altura mas nunca achei grande piada e caguei.
    P.S: a Brooklyn 99 é mto fixe 😊
    Gostava imenso do Seinfeld (quem n ama a Elaine e o Kramer)
    Big bang theory e mtas outras. Mas realmente o friends tb não consigo atingir.
    A par com o friends, a outra série q me atormenta e tb n compreendo o fanatismo, é a anatomia de Grey, não consigo mm compreender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Me, dás aí um bom exemplo de uma série que (tenho a certeza) vai envelhecer mal, não tem grande qualidade, é muito estereotipada, mas eu também gosto: Big Bang Theory.
      Isto dos gostos é lixado, e às vezes volta para nos morder no rabo :D

      Eliminar
    2. Pois compreendo o q dizes do big bang e do envelhecimento. Mas n sei, pode ser q não.

      Eliminar
    3. Fui só eu quem chorou no final do Bing Bang?

      Eliminar
    4. Eu chorei zero porque ainda não vi.
      Até agora só chorei (e bastante, diga-se, e agora despeço-me da minha imagem de cabra insensível) no final do Sete Palmos de Terra / Six Feet Under. Pô, que final.

      Eliminar
    5. Também eu! Confesso que também choro muito no This is Us e no fim do The Affair. Pensando bem também chorei no Friends, quando eles recebem a notícia de que vão ser pais adotivos. Estou feita uma chorona.

      Eliminar
  7. Ah, outra série mto fixe é o arrested development. Se nunca viste, vê

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arrested development é outra liga, é mesmo bom:)

      Eliminar
    2. Não sei se alguma vez viste o Archer (é uma série animada). Bem eu já me ri umas qts vezes a ver aquilo, e foi particularmente hilariante qd percebemos que a voz da mãe dele (aliás e embora sendo um "desenho animado" tb há semelhanças físicas) é a da Lucille bluth 😂

      Eliminar
  8. Eu outro dia, durante a licença de maternidade, vi Friends inteiro, nunca tinha visto, não apanhava as referências e decidi ver.
    Resultado: concordo totalmente contigo.
    O humor envelhece extraordinariamente mal. As piadas eram todas de três tipos:
    1)Ui, querer uma mulher/vê-la nua/possibilidade análoga.
    2) Iggit, ver um menino despido, beijar um menino, possibilidade análoga.
    3) A Mónica foi gorda.
    Aaaaaah, ok.
    Estou como tu, acho que rir mesmo só ri uma vez (infelizmente não me lembro do quê), estava vagamente stressada com estar a fazer aquilo e a única vez que fiquei mais entusiasmada foi quando vi que a filha da Rachel e as minhas partilham a mesma espreguiçadeira da Fisher Price, que dantes era uma marca que durava, durava…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rita, belíssimo resumo. Confesso que o fat suit da Monica que irritou imenso, a história de ela ter sido e voltar a ser gorda era uma gag que me chateava, e ter ali três mulheres palito constantemente com preocupações de gordura já me ofendia, mais que chatear

      Eliminar
  9. A primeira temporada da Anatomia de Grey é francamente boa. As duas primeiras, vá. Tem episódios maravilhosos, de vez em quando (o do tiroteio no hospital é fabuloso, o da bomba, por aí). Confesso que vejo religiosamente porque é a minha telenovela. Deixou de fazer sentido há imenso tempo. E desde que a Sandra Oh saiu, morri um bocadinho por dentro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, é uma telenovela, e não há vergonha nenhuma nisso. Já papei pior e a pagar, como se diz.

      Eliminar
  10. Eu não sigo séries (adormeço ao fim de 5 minutos a ver o que quer que seja) mas... gosto do Friends. Não sou fã, mas se tiver a fazer zapping sou capaz de parar ali. É estereotipado? É. É parvo? É. Mas assumo que gosto daquela parvoíce q.b. E também gosto do Big Bag Theory, com todas as parvoíces que também tem. Curiosamente a última série que me despertou a atenção foi "Roma Criminal"... o que tem tuuuuuuuuuuudo a ver :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adormecer a ver séries, tsss, tsss, diz a fulana que ontem caiu a meio de um episódio :D Pá, cansaço é cansaço, há que respeitar.
      Roma Criminal, só o título me puxa, a ver se vejo disso

      Eliminar