sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

The Cat Diaries (17)



Selina Kyle* está muito doentinha. Selina Kyle está, desde ontem, internada. Selina Kyle está, desde domingo, diagnosticada com uma pneumonia e a antibiótico duas vezes por dia. Todavia, Selina Kyle piorou, de repente.

Selina Kyle começou a ter uma tossita seca na primeira semana em que esteve connosco, tossita que passou a mais ruidosa no fim-de-semana seguinte. Selina Kyle foi levada prontamente ao vet do bairro, onde auscultaram, desvalorizaram (que seria uma bronquitezita, toma lá antibiótico de largo espectro, mas provavelmente é viral e blablablá o sistema imunitário vai funcionar). Selina Kyle continuou, como sempre esteve até aí, aliás, muito bem disposta, ronronante, e comilona. Até que no domingo passado volta a tosse cavernosa e, encostando o ouvido ao pequenito tórax, se nota uma farfalheira do caraças.
Corremos para o hospital veterinário, onde somos atendidos por uma vet que sabe da poda: pela primeira vez, primeira vez, repito, tiram-lhe a temperatura e observam a boca (sim, achei estranho que a vet novinha no coiso lá do bairro não o tivesse feito, afinal já vamos no 5º felino, mas eles é que tiraram o curso, né) , felizmente não tem febre, mas há a notícia que ela será mais velha que pensámos (já tem dentição definitiva), é mas é pequenina, passou fominha e privações. Sabemos lá há quanto tempo estaria na rua, como foi tratada antes, o que isso lhe fez ao desenvolvimento e sistema imunitário, e explica a vontade e alegria com que comia, que pelo menos numa semana e meia aumentou meio quilo. A vet ausculta, fica com a certeza mas faz raio x para confirmar: pneumonia. E pronto, medicada, cheios de recomendações, voltámos a casa.
Ontem de manhã estava, como habitual, comunicativa, bem disposta, tinha despachado todo o granulado que lhe deixámos, e ainda aviou quase meia latinha de patê com o comprimido lá disfarçado. Ao fim da tarde estava apática, olhar perdido, arfante, e recusou o patê (!!!). Ambos tivemos a mesma premonição negra e corremos para o vet, onde se fez novo raio x e se confirmou que não estava melhor, pelo contrário. Ficou lá, e nós fomos para casa com a lágrima a rebentar (ah, fosga-se, chorámos, ok? so what? ), tentar dormir, e pronto. Hoje de manhã já se ligou e a menina está estabilizada, continua com uma frequência respiratória muito acelerada, continua com prognóstico reservado, e vão avançar para um antibiótico mais agressivo, porque os benefícios são superiores aos potenciais riscos (atraso no crescimento, que se lixe, prefiro uma gatinha bonsai mas viva).

Anyhoo, estamos os dois cá com uma motivação para trabalhar que nem vos digo, nem vos conto. Numa angústia que esperei nunca voltar a sentir. Numa ansiedade que não se explica. Com o coração com o exacto tamanho e formato de uma uva passa.
[qué a minha bebecas boa e de volta]


*acabou por ser escolhido Selina Kyle por razões de temperamento: à nossa frente um anjinho com cara de quem não parte um prato, mas na primeira noite que a deixámos na divisão onde habita - escritório - com a porta da jaula aberta, armou cá uma barraca, jasus, trepou onde achámos que não conseguiria trepar, escavou um vaso e provou uma planta (não é tóxica, a casa está cat-proofed), além de que achou giro jogar areia na exacta direcção da porta da caixa. Uma santa de dia, uma cat burglar do mal de noite. Confere.

43 comentários:

  1. Ai, que até o meu coração ficou em passa, Izzie! Mas calma, a menina ainda tem mais seis vidas para gastar (ou cinco, deve ter gasto uma antes de vos conhecer). Vais ver que hoje te aparece pimpona. O antibiótico é como nas crianças, há que esperar a terceira toma, as 24/36 horas, para ver melhoras.
    Rezando a S. Francisco de Assis e torcendo por Dona Selina.
    Abracinho de grupo, com patinhas e tudo
    (Chorar é normal nessas aflições. Então não é?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Chorar é normal, foi de aflição mas também alívio, porque ficou bem entregue. Ambos tivemos a nítida sensação que se ficasse em casa não passava desta noite. Vamos ver se aquele corpinho resiste à doença e ao tratamento.

      Eliminar
  2. Tadinha dela!! Sei tao bem como esta o teu coracao, muita forca. Aqui com figas pela miss selina, tao fofa, tao linda. Suponho que o grande problema e' nao saberes o passado dela, tadinha.


    Quando adoptei o meu Olie com 3 meses ele tambem tinha pneumonia - alias, ele estava na ala do hospital para ser eutanasiado, mas eu convenci o shelter a deixar-me adopta-lo, depois de assinar mil papeis a dizer que nao lhes ia pedir $$ nenhum pelos tratamentos (America, enfim).

    Nao comia... ainda lembro das mistelas e de lhe tentar forcar qq coisa por biberao, ele sentadinho no meu colo de barriga para o ar, e eu com um lencol (sim lencol) amarrado entre o pescoco dele e o meu, tal era a distancia a que ele cuspia a comida.

    A 5a vet... (5 clinicas que corri e dispendi...) la me deu uma pasta vitaminica gorda e muito mal cheirosa, que conseguindo colar no ceu da boca ele nao conseguia cuspir e engulia, e la o salvou. Mais injeccoes, mais antibioticos, etc, 1 mes de tratamento, e ate ficar bom completamente foram quase 3 meses. Eu nem dormia, deitava-o no meu peito, ele com aquela respiracao aflitiva, e eu a tentar respirar por ele. Safou-se dessa mas disseram-me que 'a segunda... Viveu 10 anos feliz, mas cada vez que dava o espirro o meu coracao parava.

    Miss Selina vai conseguir, fingers crossed para esta ser a primeira, pensamento positivo e vai conseguir!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aenima, ainda me lembro do Olie, dos teus tempos de blog :) Era um senhor gatão.
      Isto é muito complicado, já passámos pelo calvário que foi a insuficiência renal da nossa Amelie, enfim, faz-se tudo o que for possível...
      Ainda agora me ligaram do vet a pedir autorização para um hemograma e testes fiv / felv. Parece que ela tem uma massa que é mais comum em gatos felv, e caneco, nós estávamos à espera do período de quarentena para testar e vacinar, mas já me tinha passado pela cabeça que fosse imunodeprimida...

      Obrigada pela força, isto é uma dor, e tu compreendes bem.

      Eliminar
  3. Por aqui a torcer muito pela menina Selina! Vai correr bem, vais ver. Abracinho apertado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Bels, estamos numa aflição. Ontem achámos que estávamos a ser alarmistas, histéricos, vá, mas pelos vistos a situação é mesmo complicada.

      Eliminar
  4. Desejo forte de melhoras para a menina Selina!

    ResponderEliminar
  5. É horrível tê-los doentes e horrível deixá-los (abandoná-los, era assim que sentia) no veterinário sozinhos. Espero que corra tudo pelo melhor. Beijinhos e força

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fuschia, é horrível deixá-los, mas ontem tivemos a forte sensação que em casa ela não passava da noite. Obrigada!

      Eliminar
  6. Espero que corra tudo pelo melhor! As melhoras para a bichana, que é linda! (e olha que eu não sou nada a cat person, mas a Selina é uma "derrete-corações").

    ResponderEliminar
  7. Está estabilizada, e não é fiv nem felv, felizmente. Hoje vão puncionar um nódulo e analisar, para saber se é algo de cuidado, ou não. Está murchinha, mas teve muitas festas e fez ronrom

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pelo cuidado! Sou eu, a Izzie, no tablet e sem conseguir fazer login:)

    ResponderEliminar
  9. Oh... Em tempos, arranjei um cão que veio da rua; antes de vir cá para casa, o pobre já tinha contraído o "bicharoco" que causa esgana, pelo que pouco tempo depois de o termos ficou gravemente doente. Apesar dos rios de dinheiro que gastei e de não ter sido possível salvá-lo (isto não é para ficares a pensar no pior! são situações muito diferentes, e ele era cão, que não consta ter várias vidas) - apesar disso, dizia, nunca me arrependi de o ter acolhido. Durante aquele mês e meio, mais ou menos, ele foi estimado, teve mimo, festas, cuidados. Mesmo muito, muito doente, internado na clínica, conseguia levantar a cabeça para me saudar e até lamber. Chorei a valer e comoveu-me a valer; e aprendi a valer, também, com ele, sobre o que é isso de ser responsável por um outro ser vivo, que ainda por cima nada percebe sobre internamentos, remédios e coisas assim, mas sabe tudo sobre carinho e dedicação.

    Mas D. Selina, bipolar e felina, com as muitas vidas que tem para gastar, os bons tratos médicos (não ter essas coisas é bom sinal!) e oe muitos mimos, vai arribar. E ficar, senão uma gatarrona, uma gatinha elegante e linda, e vai mandar em toda a família, gatos incluídos :) Força para vocês e para ela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Zu, percebo tão bem. <3 Nas alturas em que estava mais preocupada, e a pensar que o pior aconteceria, sempre prometi que nunca lhe faltaria nada: tratamento, barriguinha cheia, carinhos e muito amor. Eles percebem, de uma forma instintiva, que lhes queremos bem. Quando se toma a responsabilidade de um ser vivo, às vezes não se pode fazer mais que isto, mas já é tanto. Obrigada, as coisas estão a melhorar, em princípio hoje tem alta :)

      Eliminar
    2. Que bom :) Festinhas à Selina, que já arranjou uma legião de fans.

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Filipa, afinal não tinha nódulo (tiveram de despistar primeiro com eco, se fosse mesmo um nódulo é que puncionavam), e hoje, em princípio, vem para casa :)

      Eliminar
  11. Vim aqui saber da menina, já vou mais descansada.
    Festinhas nela, Izzie

    ResponderEliminar
  12. Obrigada a todos, pelo carinho. Já está em casa desde ontem, muito bem disposta e miadeira. Come como uma alarve (bom sinal!), vai tomar 2 antibióticos combinados e xarope. com os comprimidos é pacífico, vai tudo no patê e ela deixa-se enganar; adivinho um armagedeão com o xarope, se calhar preciso de babete, mas adiante :)
    Quando puder ponho mais fotos da coijaboa

    ResponderEliminar
  13. Respostas
    1. Duvido: na embalagem diz que sabe a morango :D ainda se fosse a atum...

      Eliminar
  14. Tão linda :)
    Espero que corra tudo bem. Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Respostas
    1. Está uma vivaça e, como previa, dar xarope a um gato é uma saga :)

      Eliminar
    2. Deixa lá...com pequenos seres humanos, com idade suficiente para terem juízo é igual. Estou solidária.
      (boa!!)

      Eliminar
    3. Ahahahah, também os pegas pelo cachaço, abres a boca, apontas a seringa com o líquido e zás, o que entrar entrou? ;)

      Eliminar
    4. Exactamente!!! Única forma de fazer um puto tomar medicamento. Foram muitos anos a virar frangos com gatos... sou expert.

      (Venho cá ler comentários para saber como vai a menina)

      Eliminar
    5. Ahahahahah, estou a imaginar a cena com um bebé, muito bom (ela continua bem, agora quer fugir da divisão onde está e explorar o resto)

      Eliminar
  16. uma gata que come comprimidos no paté, muito bem, muito bem, calhou te a sorte grande, a minha gata chafurda tudo à volta com o entusiasmo mas depois vou encontrar o comprimido resplandecente na tigela à minha espera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fuschia, não contes a ninguém mas eu dou-lhe as bolinhas de paté à boca. Juro, para ter a certeza que come mesmo faço uma bolinha com o pedaço lá dentro (parto em bocadinhos o mais pequenos possível), e pronto. Ela come de uma forma sôfrega, e a coisa passa. Já xarope, jasus senhor, nem pensar.
      Os meus mai'velhos topam logo e não comem. Espertalhões, pá.

      Eliminar
  17. ahahahahah...É igualmente desesperante. E também o compro com gomas e rebuçados, diluo o xarope em sumo, invento este mundo e o outro . A cereja no topo do bolo é conseguires que ele tome a porcaria do xarope para depois o vomitar a seguir. E lá voltamos nós... Olha, fica a dica para o mai piqueno, quando precisar já sei, pego-lhe pelo cachaço e siga!
    Ainda bem que está tudo a correr bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anna, eu cá não percebo muito do assunto, mas olha que o cachaço dos crianços não tem as valências do cachaço dos gatos. Designadamente, não tem aquela elasticidade que dá para pegar e tal. Se bem que os gatos, quando percebem que lhes pegam ali para o mal, começam a contrair o pescoço e adeus truque. Só me saem génios. Ou isso ou nós somos muito burros incapazes, totós.

      Eliminar
    2. lol... calma, eu não ia na realidade fazer isso ao mai piqueno, que na idade dele só lá vai de supositório (o que dá igualmente azo mais uns episódios caricatos), mas diverti-me com a analogia.
      Nunca tive gatos, só tive um cão quando andava na faculdade, que nunca teve de tomar xarope. O universo felino é todo um outro mundo que me escapa. :D

      Eliminar
    3. :D eu sei que não ias fazer, credo!

      Eliminar
  18. Izzie que bom que a miauzinha está a recuperar. Não costumo partilhar nada embora a siga, mas, quando se trata de peludos de quatro patas... Não resisto. Invejo a sua coragem para ter quatro, eu tenho duas, resgatadas da rua, a primeira alimentada a biberão. Confesso que temi pela saúde da bebé, fiv/fev é complicado, eu sei o aperto no coração que senti quando fiz análises às duas. Mais uma vez parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Moreira, obrigada pelas palavras. Não sei se é coragem ou loucura varrida, mas pronto, verdade seja dita temos condições para lhes dar uma vida muito razoavelzinha. Há espaço, comem bem, e têm dois totós que os adoram :)
      Felicidades para as suas meninas!

      Eliminar
  19. Cheguei já nas melhoras, mas fica aqui o testemunho de mais uma a torcer pela pantera! Força, bicheza gata
    Goldfish

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Goldfish! Hoje sua alteza vai à "revisão", mas nem parece a mesma que foi internada. Está uma vivaça, e já pede para sair da divisão onde está (por enquanto só passeios supervisionados)

      Eliminar