terça-feira, 7 de agosto de 2018

Obrigadinha por nada

Ah, sou capaz de jurar que verti uma lagrimita quando, no respectivo site, me dei conta que o iquêa (iqueia, não. não. é iquêa. não há lá nenhum "i") já disponibilizava aos estimados fregueses a possibilidade de compra online. Só facilidades: fazer registo, juntar os artiguinhos à lista de compras, inserir os dados pertinentes, pagar, escolher data de entrega, já 'tá. E só por €45 (para o meu código postal).
Oh pá, oh pá. A emoção. Ainda recordo, vivamente, a compra do roupeiro para o quartinho de vestir. Foi em duas vezes, cá por razõ€s, mas, de cada uma, céus. Por as embalagens no carrinho?, sim, sim; fazeis ideia do que pesam tabuonas de dois metros e pouco. Nem se mexiam, as embalagens, até um funcionário ver o triste circo e se apiedar desta aqui. E empurrar o carrinho até à caixa e depois ao balcão do transporte? Credo. Houve um bonus pater familias que também se apiedou, bem haja, deunossosenhor ou equivalente lhe dê saudinha.
Por isso, estando eu assim a modos que de férias só-que-não, mas podendo ficar em casa em qualquer dia; e estando extremamente precisada de alguns móveis dormitório para cangalhadas diversas e principalmente livros, que já moram em pilhas em cima de que superfície plana calhar, fui fazer a listinha. Hihihi, ria eu, vendo o amontoado de tábuas, vidros e ferros que não teria de arrastar. Fui até clicar lá no coisicho onde se vê o peso da embalagem, e toda eu era alegria: pura, doce alegria. Inseri tudo o que pediram, escolhi dia, lailailai, e chegou à parte mais dolorosa. Saca do cartão de crédito, digita número, validade e código de segurança, o ecrã faz aquela ventoinha que nos diz "'péra aí", e zás: pagamento não conseguido, ou lá o que é, fale com o seu banco. Ora eu não preciso de falar com o banco, que sei qual é o plafond e o que lá tenho, donde, insiste. Necas. Bof, saca do outro cartão (é, eu sou assim, ryca e phyna. não: tenho duas contas e numa prefiro só ter cartão de crédito, porque tem associado um seguro para compras online, ou lá o que é), digita lá os númbaros, clica, ventoinha, e pumbas: outra vez na trave. Ai o caraças. Insiste. Népias. Por via das dúvidas vai à netbanco, sim senhoras, tenho plafond, insiste, nicles. Ai o caracinhas, não foi caracinhas, mas pronto. Se calhar é do sistema, tento outra vez amanhã ou depois.
Hoje foi o "amanhã ou depois", e o "sistema" continua nicles, néribi, batatoides.
Pá. Pá. Pá.
Não faz isso a eu. Pu favô. Não faz isso a eu.

(lágrimas de sangue, a minha vida é isto, um vale de lágrimas, e de sangue. olha, fizesses musculação.)


9 comentários:

  1. A minha mãe também teve problemas. E o mastercard tem tendência a falhar de vez em quando. Já para não falar nos problemas que o sistema visa teve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas acabou por conseguir, com o visa? É que nesse tenho plafond que chegue, e nada :( Isto faz-me cá um transtorno, nem pensar em ir acartar com as tralhas - tenho duas vitrinas em lista, são só ferro e vidro, pesadas como tudo

      Eliminar
    2. Só conseguiu com o 4° cartão:/.

      Eliminar
    3. Há quanto tempo não usas o dito?
      O sistema 3d secure (ou coisa que o valha, se calhar a sigla é outra, que não me apetece ir verificar) requer um pisco qualquer (pelo menos no meu banco). Mas esse sistema já entrou em funcionamento há muito tempo (meses, no mínimo) pelo que provavelmente não tem nada a ver com isso.
      Mas aconteceu-me que queria comprar uns bilhetes para um concerto e aquilo, pumbas, dizia para eu falar com o meu banco e eu, pobretanas, já me estava a imaginar a ter sido roubada/enganada/a ter no nome da lista negra do banco de portugal/ter-me esquecido de pagar 5 cêntimos e agora virem-me buscar tudo... e afinal diz a senhora do banco - vá lá à caixa online e carregue no botão x).

      Eliminar
    4. Filipa, com o 4º??? Caramba, estou tramada.

      Patrícia, por acaso já não uso o visa para compras online há um tempinho (mais de 6 meses, acho) , vou ver disso, obrigada :)

      Eliminar
    5. Fala com o banco e tenta novamente. O cartão poderá ter algum nível de segurança relativamente a compras online. Ou tenta ir pelo paypal. Á mastercard não exige tanta coisa qdo se vai pelo paypal, por exemplo.

      Eliminar
  2. Vais ficar feliz de saber que o IKEA vai tornar-se uma loja maioritariamente online a médio prazo e reduzir o numero e tamanho de lojas.

    Isso são só glitches iniciais... em fase de beta testing. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AEnima, faz todo o sentido haver a possibilidade de encomendar online e serem eles a tratar de juntar a encomenda e entregar, mesmo pagando um extra. É muito giro ir ver a exposição e tal, trazer umas coisas mais leves, mas comprar mobília a sério nos moldes que até agora tinham é uma tortura

      Eliminar
    2. Para eles a tortura é o espaço da loja, muito grande e com muito staff para poder mostrar tudo. Mudando para online vão ter "mini lojas" mais de cidade com utilitários e tudo o resto em armazém numa plataforma de negocio tipo amazon.

      Eliminar