sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

You bastards!

E pronto, amerdalharam completamente a Guerra dos Tronos (acabámos ontem a quinta temporada). Parabéns, palminhas de pé, ó Jorge Martim. Sim senhora, lindo serviço, bem podes limpar as mãozinhas à parede. É para isto que és produtor 'zecutivo, ou seja, com poder decisório sobre o argumento? 'Tá bem, abelha.

Entretanto, livro, visteze-lo. Aqui há dias dizia o Neil Gaiman no seu feicebuque que nãoseiquê, o artista não tem um contrato nem um dever com o leitor, este não tem direito a exigir e coiso. Pois não, absolutamente de acordo. Mas o leitor também não tem qualquer obrigação perante o artista, e muito menos quando o artista foi conivente com o caganço de spoilers numa série de tv onde ainda saca umas brutais massas; quando o artista foi cúmplice com o abastardamento da sua história (e com desvios que foram introduzidos por puro shock value, não adiantaram nada) numa série de tv que lhe paga muito tutu; e quando o artista já sabe que a série de tv (a tal que lhe paga uns valentes cobres) se vai adiantar aos livros. Eu cá não sei nada desta vida, mas o pessoal leitor é capaz de estar um nadinha aborrecidito, sentido, enfim.

Anyhoo, dia vinte e seis do quatro lá estaremos. Que fazer, eu gosto de sofrer. Há quem se enerve com o telejornal, eu é mais séries. Dia vinte-nove de Janeiro também lá estaremos, para o regresso Mulder/Scully, por falar em nervos. Cada um com a sua cruz.

7 comentários:

  1. olha esta no guizmodo, sobre david bowie e alan rickman terem morrido este ano:

    Well, the 2016th season of Earth sucks so far. I don’t get why the writers have to kill off so many loveable characters.
    George RR Martin is writing the script for this year.
    http://io9.gizmodo.com/rip-alan-rickman-who-gave-us-villains-to-root-for-1752907485

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Admira-te: nos livros mata resmas de personagens, mas na série ainda acrescentam uns quantos.

      Eliminar
  2. O Jorge quis ganhar uns cobres bons e esteve-se a lixar para a velocidade da série.

    Também é provável que não haja grande criatividade quando, devido à série, já toda a gente tem uma caterva de exigências relativamente às personagens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aha, um ponto essencial: livro ou tv, são meios diferentes, com públicos e expectativas diferentes. O público leitor é bem menos chato e exigente, digo eu. E o facto de a série ter tomado as rédeas vai, de certezinha, cortar a imaginação da escrita e liberdade criativa do escritor. Ele lá saberá no que se meteu.

      Eliminar
  3. Assino, subscrevo, boto a impressão digital! Ia ganhando uma úlcera com a quinta temporada :/ E andava eu feliz da vida, a ouvir dizer que este ano a estreia da sexta se ia atrasar, que já não era em Abril e máinãoseiquê, porque já lambia os beicinhos a achar que vinha aí (antes da série!!!) o volume novo... "Cais quê"... Fiquei danada. Danadinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queen, a quarta já estava a ser um bocadinho coisE, mas a quinta passou-se completamente, saiu dos trilhos, descarrilou. Também estava aqui em pontas de pés para sacar o livro entes da estreia da sexta, mas pronto, fomos ultrapassadas pelos acontecimentos :/

      Eliminar
  4. Eu continuo a achar q o gajo n morre. Deixem-me acreditar sff.

    ResponderEliminar