sábado, 2 de janeiro de 2016

Looks like I picked the wrong week to quit drinking

a) Ainda sou do tempo em que uma colhe de chá de fermento royal cumpria. Qualquer dia estou a botar uma colher de sopa, e ainda assim não creio.
b) Se a velha e já amolgada forma de alumínio com furo nunca te deixou mal, porque &@#%£ volta e meia te deixas levar na cantiga da forma cheia, redonda, munita, nova?
c) Se a receita disser "colocar em forno pré-aquecido a 160 graus e deixar cozer uma hora", deve ler-se "ligue o forno imediatamente antes de lá colocar a forma com o preparado, e deixe cozer a 160 graus. Vigiar atentamente a partir dos 35/40 minutos."

Tirando isto, o bolo está óptimo. Graças ao meu apurado olfacto, que detectou o esturro quinze minutos antes de ser a hora determinada para desligar o forno; e a minha fantástica mão bricoleira, que me permitiu cortar os dois/três milímetros de queimado sem esfarelar, esbardalhar ou esmerdalhar o bolinho. Obviamente, os meus talentos seriam melhor empregues em qualquer outra divisão mas, hélas!, decidi que vou começar a gostar e tirar prazer da culinária. Bof.

18 comentários:

  1. Comigo é sempre, sempre, formas de alumínio (as de silicone não prestam, já queimei duas e deitei os bolos fora, porque achei que íamos comer as formas, e as anti não sei quê, não me cozem os bolos); o forno sempre menos 10º C do que a temperatura que está nas receitas e menos 10 mn do tempo que está indicado nas receitas. Ah e vigiar bem a cozedura e confirmar com o método do palito.

    Assim não há fortes probabilidades de me correr bem.

    Vais ver que a coisa melhora, eu era o acidente em potencia e tanto insisti, que agora até me safo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mac, as formas de silicone já foram reformadas, só as uso para gelados ou coisas que não vejam forno. Esta é uma simples e singela forma redonda, de teflon, que foi escrupulosamente untada e polvilhada. Supostamente era um bolo para rechear, mas o coitado não cresceu o suficiente para ser aberto ao meio. Bof.

      Eliminar
  2. Por algum lado se tem de começar. Um bolo como cobaia é uma excelente escolha.
    Bom ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou uma grande boleira, mas esta era uma receita nova...

      Eliminar
  3. Já desisti de seguir receitas. 2 colheres de chá de fermento sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SJ, sigo a receita a primeira vez que a faço, mas nunca fica decente. Confesso que tive um excesso de confiança com a temperatura e tempo de forno, e também tinha mais que fazer que ficar a vigiar. E sacana do fermento, pá. dobro sempre, mas ainda assim, apre.

      Eliminar
  4. Uma dica de alguém a quem às vezes sai bem, outras nem por isso: não bater muito depois de deitar a farinha e o fermento. Envolver e pouco mais. Há uma explicação científico-químico-coiso para a coisa, que não me lembro, mas que procurei depois de alguém cá em casa que ADORA bater bolos até à exaustão me ter feito belos... queijos.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço essa dica, Paula, mas obrigada. Parece que se se bater muito a farinha o bolo fica enqueijado. Já me aconteceu, procurei explicação e tcharam! Estava a bater de mais.
      Mas neste caso não ficou enqueijado (vá lá!), ficou foi muito, muito baixinho. A migalha está óptima, o que me deixou mais perplexa. Ou é falta de fermento, ou cozeu muito rapidamente, ou já não sei.

      Eliminar
  5. nem imaginas o alívio ao ler isto: já tinha desistido de fazer bolos por causa da merda do fermento e dos bolos que não crescem :(
    (e também já dobrei medidas mas não cresceu muito mais e notei diferença no sabor... ou estaria a imaginar coisas?)
    ora cá está uma resolução para 2016: resignar-me quanto ao facto de não saber fazer bolos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, Wallis, não! A culpa não é nossa! Juntas venceremos, e voltaremos aos tempos felizes dos bolos altos e fofos! A sério, será das farinhas? Li numseionde que as farinhas hoje em dia são ultra refinadas e tal. Será que lhes botam cenas?

      Eliminar
    2. No jumbo costuma haver farinha de trigo biológica, não é muito mais cara que a normal e é bem boa.

      http://www.jumbo.pt/Frontoffice/ContentPages/CatalogProduct.aspx?id=2167446

      Eliminar
    3. Epaepaepá, tenho de experimentar disso. Obrigada!

      Eliminar
    4. não costumo usar refinadas (a não ser que os fabricantes escondam coisas eheh), mas por teimosia experimentei usar vários tipos de farinha, fazer de várias maneiras, mexer mais, mexer menos, juntar só no fim, o diabo a quatro e o resultado é o mesmo :(
      se tiverem dicas, aceito de bom grado, coitada de mim que não sei fazer bolos.

      Eliminar
    5. Juro que vou experimentar esta bio. Juro. Vaizaver, eu ainda ganho esta batalha.

      Eliminar
    6. Eu tinha um forno muito bom e depois mudei de casa e agora tenho um forno péssimo que põem os bolos todos tortos.

      Eliminar
    7. atão depois diz como é que foi, não escondas nada.

      Eliminar
    8. O meu por acaso assa e coze uniformemente. É velho, mas lá vai aguentando.

      Eliminar
    9. Eu julgava que o problema era das farinhas/ fermentos ingleses - que em Portugal a coisa corria melhor (mas a memoria e' traicoeira). Raios, tambem nao consigo fazer um crescer de jeito. Uma vez exagerei no fermento e ficou intragavel. Resignei-me a fazer muffins... tristeza.

      Eliminar