segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Mais uma rodada

 A senhora minha mãe não acredita que o calendário é uma construção social, e a prova disso é que me telefonou a avisar que já estavam abertas as inscrições para a terceira dose da vacina para os +50. O meu primeiro instinto foi "e o que tem isso a ver comigo" (a primeira dose foi dada em regime de sub-50, e a segunda era no seguimento), mas depois caiu a ficha. Suspiros. Já marquei, de hoje a uma semana é mais uma pica para o curriculum. 

Não vou mentir: quem me dera ter uma desculpa, mas não tenho, que o cagaço não é desculpa. Negacionista, também não sou, que ainda fiz a quarta classe com aproveitamento (e sim, nesses longínquos tempos éramos ensinados, logo na instrução primária, de acordo com os conhecimentos da época e passíveis de ser transmitidos a uma criança, o que era uma vacina, para o que servia e como funcionava. na altura não se falava no 5G porque não havia.). Mas admito, com alguma vergonha: custa-me horrores - pavor de agulhas - e tenho de fingir que sou uma pessoa regular, que se rala lá com isso. Para a primeira dose ia com um camadão de nervos que só visto, mas acho que a enfermeira percebeu, afinal disse-me para descontrair o braço mais vezes que julgo será habitual com um freguês normal. 'Tadinhas, já devem estar habituadas a caguinchas. A minha até empatizou e disse que era igual, contraía sempre o músculo (a-mo-ro-sa, aumentem este pessoal por favor); depois fez aquele número infantil do contar até três e espetar a agulha ao dois (é o que digo, a-do-rá-vel), e eu fiz o número de fingir acreditar que era ao três. Patético, eu sei. Na segunda dose fingi melhor - ainda dizem que os ansiolíticos não servem para nada -, mas por dentro era uma criança aos berros e de ranho a escorrer pela cara, juro. 

Anyhoo, se uma palhacita medrosa como eu consegue, toda a gente consegue. Idade para ter juízo é que já vamos tarde, se não aconteceu até agora, não me parece que vá acontecer. Já agora, e em compensação por todo este sacrifício e forte dor emocional, agradecia que o bicho continuasse a não me atacar. Se não for pedir muito. Eu ajudo com a máscara, também, que agora uso as FF em preto, e até me favorecem imenso.  

4 comentários:

  1. Parabens mulher, muito orgulhosa de ti. Aqui tb ja tomamos. Desta vez foi Moderna e fora o braco dorido 2 dias, nao tive efeito secundario nenhum. Correram o pessoal do SNS e os vulneraveis num mes, e logo abriram ao resto do mundo. Consegui tomar antes de vir a famelga toda de Portugal passar ca o Natal.

    As vacinas funcionam mesmo! Todos os que vieram tinham sido triplamente vacinados varias semanas antes de vir e faziam testes diarios. O velhinho de 80 anos testou positivo (so pode ter apanhado no aeroporto/aviao porque ninguem pos o focinho de fora enquanto ca estiveram a nao ser para uns passeios na lama dos bosques vazios) e nao so nao teve sintomas absolutamente nenhums como nao passou o virus a mais ninguem - e fomos 11 a viver na mesma casa! Finalmente sinto na pele (ou nao sinto nada afinal) a mudanca que as vacinas estao a fazer! Nao tarda muito para darmos a volta a isto, estou cheia de esperanca :)


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, as vacinas funcionam mesmo. E os números de doentes internados e óbitos (muito, muito inferiores ao mesmo período do ano passado) é prova disso. Mesmo com a miufa habitual, estou deserta por tomar a terceira dose, porque reforça muito a eficácia das anteriores. A minha mãe já tomou, e até agora anda fina (com os cuidados habituais, claro).

      Já se começa a ver luz ao fundo do túnel, hein? :')

      Eliminar
  2. Vim cá só dizer que já vi o Dune e, claro, é grande filme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste, Sãozinha :) Independentemente da história e género, é um filme muito bem feito, esteticamente brilhante, irrepreensível. O meu irmão, que é um exigente do caraças, adorou.

      Eliminar