segunda-feira, 7 de outubro de 2019

E o que bai na tubisão, hum?

Pronto, sim senhora, temos um facho (de merda, pardon my french, mas no meu pobre léxico a palavra "facho" faz-se sempre acompanhar do epíteto "de merda"; eu sei que é uma redundância, mas é o que temos) no parlamento, podemos beber para esquecer, podemos chorar, podemos uivar que não foi para isto que se fez o 25 de Abril, podemos sei lá eu o quê, ou podemos congratular-nos de ainda viver num regime democrático que, não obstante o facho (de merda, não esquecer) e o coisinho do partido que acha que a palavra subsídio é um palavrão (mas que vai passar a ser assalariado do Estado, a mamar na tetinha do, a viver dos impostos pagos por todos, oh a ironia) , ainda se dá dinheiro às boas, benfazejas, queridas cigarras cujo propósito na vida é criar coisas sem valor de mercado mas que nos dão tanta alegria. Claro que há excepções, ele há cigarras muito pouco talentosas, mas que haja uma genial e já vale a pena.

E é um mui aprazível produto trazido à luz do dia por um grupo de talentosas cigarras que venho recomendar. Depois da série Sara (ovação!), o canal público mostra o propósito da sua existência e serve-nos a série Sul. É um policial, tem excelentes interpretações que, não desfazendo, também só são possíveis com uma boa história, boas personagens, e muito boa escrita, e tungas, estamos agarrados, e lá em casa vota-se para nos darem já todos os episódios com a finalidade de um binge, que esperar dez semanas para ver tudo é tão dois mil e pouco.

Ide espreitar, ide; e depois dizei coisas.

[o ritmo é lento, respira e deixa respirar, para quem goste de resoluções em 40 minutos é esquecer. eu cá gosto. aliás, como fã de Shetland, Vera, Broadchurch, não havia como não gostar. uma boa história policial não vive apenas do descobrir o mau depressinha e dar-nos o sossego de saber que o castigo nunca tarda nem falha, é tudo o resto que a faz valer a pena. e esta vale.]

15 comentários:

  1. O coisinho não tinha sido em tempos já assalariado, inspector da AT? Ou esse é que é o facho que distingue e sendo assim desconhecia que há dois coisinhos anti-subsidios.
    Opa, então a Urbano está deputada depois de ter deixado morrer 1oo e tal pessoas nos incêndios que btw são só a maior causa de emissões de co2 para a atmosfera, o verdadeiro problema ambiental, mas a solucionar via ordenamento do território, que devíamos era ser alvo de sanções internacionais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O fachão é o do chega, credo, que pesadelo. Os anti-Estado são os da IL, os mega-super-hiper liberais que acham que tuuuudo deve ter gestão privada, incluindo e principalmente saúde, sim, que resultou lindamente onde se fez, há gente a morrer nos EUA porque não têm dinheiro para insulina.
      Essa Urbano não estou a ver, vou cuscar. Mas já sabes, nos partidos grandes ninguém fica sem trabalho, né.

      Eliminar
    2. Então o facho tb diz que nos trabalhamos e 'eles' (os ciganos, rsi em geral etc) ganham subsídios sem trabalharem.

      A Urbano é a Ministra Constança dos incêndios de Pedrogão!! (sem desprimor para o sofrimento pessoal que claramente teve). Agora vir ser deputada, opa, não devia.

      Eliminar
    3. Sobre IL ya completamente.
      E acusam o Livre de ter copiado medidas do partido democrata que supostamente não resultaram a nível ambiental.

      Eliminar
    4. Vai ser uma legislatura gira, ó se vai, estes não podem ver o Livre nem pintado...

      Eliminar
  2. Eu preferia ver o facho de merda mais os clones falhados do Lopes fora do Parlamento, mas faz parte da Democracia engolir sapos viscosos. Podendo escolher, também tirava mais uns dois partidos, mas os que me assustam são mesmo são o chegaquerodinheiroparamim e os mamateiros liberais. E tb me assusta a Cofina comprar a TVI, depois do resultado com o cabrãozinho.

    Vi hoje o segundo episódio da série e só pensava que, se nós tivéssemos o dinheiro da HBO, os Emmys vinham era para cá. E tb me entristece q os nossos actores, tão bons como os cámones, nunca tenham a projecção q merecem.

    Já me pus a pensar em teorias, em quem matou (já pensei em psicopatas ligados a farmacêuticas), já me apeteceu esbofetear o pastor, etc. E o Adriano Luz, q está mui sexy? E a luz??? Li q iria ter uma segunda temporada e que haveria um spin off baseado na personagem do Afonso Pimentel.

    Eu deveria ter gostado de Sara, mas nunca me conseguiu cativar. Nem a série sobre o Eça, com grande pena minha.

    Já agora, viste a tão falada Fleabag? Gostaste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipa, sim, faz parte, mas que grande sapo, hein. O CDS era aquela desgraça que já se sabe, mas estes do chega e da IL são uma coisa aberrante. Ai, vai ser uma legislatura do falo.

      Cá não há dinheiro nem produtoras a querer investir em boa ficção, porque as novelas são dinheiro em caixa, garantido. Tenho pena, porque de vez em quando aparecem umas coisas mesmo boas que demonstram que sim senhora, somos capazes.

      Fleabag ainda não vi, é da Amazon Prime e não vou assinar. Talvez só "sacando"?

      Eliminar
    2. Eu que nem nunca votei no PSD, quanto mais no CDS fiquei triste pela fraca campanha da Cristas.sempre era uma mulher num partido onde só mandavam homens (salvo a tb já falecida Maria José Nogueira Pinto). A verdade é que tb depois do Freitas, a direita está entregue à bicharada. O que é péssimo.
      Estes novos, olha, é isso, fizeram uma boa campanha já que atingiram o objectivo pretendido. Há que respeitar, ouvir o que vão dizer e rebater, argumentar, com civilidade e tranquilidade.

      Eliminar
    3. Ontem disseram-me uma que me deixou a pensar: o CDS funcionava como um tampão para a extrema direita. E agora puf.
      Pois, muita serenidade. Mas com fachos há coisas que não discuto e não argumento. Tolerância zero quando o assunto é racismo, xenofobia, homofobia, machismo. Pá, não tenho pachorra.

      Eliminar
    4. Mal ou bem, o Paulo Portas desvinculou o partido da extrema-direita.

      Sempre acreditei q, qdo houvesse pessoas p quem uma esquerda identitária fizesse sentido, o mesmo aconteceria p a extrema-direita. Não estou a vazer equivalências, um é democrático e o outro é um partido de vermes fascistas, mas acredito q são partidos q só servem para fragmentar.

      Eliminar
    5. Tens tu sorte em não te dares (digo eu...) ainda com o pessoal lá da fac... A melhor que ouvi por estes dias (de pupilo do Freitas/adv hotshot) foi 'não percebo o que é esquerda anti-racista'.
      E tb vozes de esquerda (BE supostamente, mas já nem sei) indignadas 'que em Portugal não há racismo' ou 'não é tema fracturante'.
      Enfim, o dia de reflexão/funeral do Freitas/luto nacional deu demasiadas emoções/camada de nervos a alguma boa gente.

      Eliminar
  3. O mais ridículo é que é óbvio quem eles estão a copiar, nem palhaços originais são. Vão passar a legislatura a bater o pé.

    Nunca assinei o Prime, pelo q devo ter um mês grátis. Vou aproveitar para espreitar, mas acho q deve ser mais um produto sobrevalorizado.

    Mesmo as telenovelas têm uma produção tão fraca, é uma tristeza.

    ResponderEliminar
  4. Tu não me digas nada que ainda não recuperei da eleição do facho. E o problema é que aquilo nem para facho tem categoria, é uma coisa populista rasca e que, com a direita que (não) temos, vai mandar umas postas de pescada na assembleia, mais outras na tv do costume e ainda nos vai dar muitas arrelias.
    E se a noite das eleições trouxe surpresas desagradáveis, o pós-eleições ainda está pior, as discussões que por aí vão são inacreditáveis e está o caldo estragado nos próximos anos (e com as crise que todos os economistas andam a prever, a coisa vai ser gira, vai).

    Não tenho visto nada de jeito na TV, lá vou pondo uma ou outra série da netflix em dia (Line of duty e Marianne, foram as últimas) mas tenho que ir espreitar o site da RTP que tem às vezes umas coisinhas de jeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O gajo é um trauliteiro, um malcriadão, mentiroso, e isto a somar ao resto, apre. No twitter anda tudo muito aziado, é batalhas campais por todo o lado.
      Enfim, para além da geringonça ter, na prática, levado isto de novo, nada de bom neste cantinho a oeste.

      Eliminar