sábado, 2 de setembro de 2017

The Cat Diaries (9)

[ena, muitas sódadinhas dos bichanos? cá vai.]

Isto de um gajo resolver adoptar três gatos (porque tem muito amorrrr para darrrr) é mais ou menos como se alistar na tropa: uma cabeça cheia de ideais sobre serviço e sonhos de correr mundo, e acabamos a limpar latrinas duas vezes por dia.

A sério. A sério. Muito caga-mija aquela malta. Culpa nossa, que lhes damos de comer. E deles, que se habituaram prontinho a encher o bandulho. Eta sistemas digestivos competentes. Já fizemos o test drive de várias areias aglomerantes, agora iniciámos o de sílica, mas o meu sentido de olfacto continua um nadica insatisfeito. A sílica parece estar a tomar a dianteira, a ver se com uma de marca melhorzinha o nível de satisfação sobe.  Também é mais fácil de acartar-arrumar: é que agora a gente gasta às sacas de 14 quilos, compradas aos pares, que é mais barato. Fica a dica para famílias numerosas: os entregadores da tiendanimal não sobem escadas, nem para um primeiro andar. Os da zooplus sim. Três gatos, três WC, é muito quilo.

Passando adiante do aspecto escatológico da coisa, e la nave va. A logística de férias, esse mísero bloco de quinze dias em que nos ausentámos, foi complicadota, dado que dois dos felinos não são transportáveis, mas fez-se. Haja avós e a santinha.

De resto, já estivemos mais longe de ser uma família feliz. Fox Mulder e Dana Scully parecem já se ter conformado com a coabitação humana, e até chegam, em dias bons, a demonstrar curiosidade e afecto. Vá, bonomia.

Não exageremos, pelo menos no caso de Senhor Fox: não gosta de festas nem grande proximidade. Mas já tem uma postura mais confiante e relaxada, e consegue fazer umas sonecas descansadas a metro, metro e meio dos room mates humanos. Considerando o ponto de partida, parece-me muito bem. Também já aprecia o seu snack catisfactions, e o patezinho ocasional; tal como, de quando em vez, nos vem espreitar, a ver o que os estúpidos andam a fazer.

Ms. Dana Scully já avançou de nível, e vocaliza vontadinhas, principalmente com me mate. Gosta de festas na cabeça, atrás das orelhas, no queixinho, mas não lhe toquem no lombo. É uma lambona gulosa que dá gosto, e está a ficar notoriamente redonda. Robusta, vá.

E brincam, brincam muito: entre eles, com bolinhas de papel, folhinhas ou raminhos que caiam na varanda, as canas com penas e cenas que comprámos. A brincadeira favorita continua a ser a "espera" e "perseguição", seguida de enrolanço à bruta, normalmente protagonizada entre Fox e Mad (indeed) Max. Grandes correrias, as destes monstros; nada contra, mas às quinhentas da madrugada lá calha, de quando em vez, acordar uma certa 'ssoa de sono mais leve. Scully, por norma, observa, com aquela cara de "francamente!" ou "são mesmo infantis". Volta e meia Max mete-se com ela, mas por norma é corrido com uma valente e educativa bufarda. Temos senhora.

E o Max? Bom, o Max é um capítulo à parte. Parvo que dói, não tem medo de nada, não tem um nico de noção, acorda feliz por estar vivo e demonstra-o à saciedade. Já consegue saltar do chão para as mesas e bancadas, ou seja, acabou o sossego. Para nós e para a nossa santinha: adora-a, e juro que pensa que vai lá a casa de propósito para brincar com ele (uma esfregona, weee, um pano do pó, weeee, um aspirador, weeeeeeee). Doentiamente curioso, enfia-se em todo o lado, com os resultados hilariantes que se pode esperar. Não sei quantas vezes já lhe prometi o Colégio Militar, ou ser eleito prato principal do almoço de domingo, mas depois faz aquela cara de coisinho, adormece como um anjunho, e uma pessoa derrete-se.



Em resumo, é cansativo sim senhora, uma estafa, sacos de Royal Canin de 15 quilos, latinhas às paletes, e areia às arrobas, mas não trocávamos por nada. Coijas boas do papá-mamã. A sério, são adoráveis. E quando estão a dormir?, uns anjinhos doces. Chubichubichu.









20 comentários:

  1. adoro cat diaries :D
    bolas e teres espaço para meter 3 wc já é uma sorte (para eles!). nós temos a nossa caixa na cozinha, não é o sítio ideal mas é o que há. e mesmo só com uma já andámos a namorar aquelas caixas de areia de limpeza automática :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fuschia, eu achava que não tinha espaço para três caixas, mas havendo necessidade, que remédio! Antes só tínhamos uma, também na cozinha (lá está, não é ideal, mas era onde se podia, e estava num cantinho não visível e afastado da área de comer). Agora enfiámos outra debaixo da secretária no escritório, e uma pequenina na casa de banho (fica atrás da porta, supimpa).
      Eu queria era ter quem mas limpasse, apre, aquilo é que são agachamentos :P

      Eliminar
  2. O Max é o Homem-Aranha :D.

    Fox e Scully honram os seus homónimos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Max é mas é um maluco. Apostado em nos levar à loucura. Mas depois uma pessoa chega a casa, o tipo vem pedir mimos, e tudo é perdoado (também já consegue saltar para a bancada da casa de banho, e abanca-se dentro do lavatório, à espera que alguém abra a torneira).

      O Fox e a Scully têm uma paciência de santos com ele...

      Eliminar
    2. Quer é beber água! Já associou o objecto torneira a água, o bandido. Ainda está a aprender a beber água corrente, mas melhora de dia para dia.
      De banho não é muito fã, mas já teve de tomar dois, forçados: atirou-se para dentro da sanita. Juro. Acho que já percebeu que não é boa ideia (e nós já aprendemos que não é boa ideia abrir a tampa se ele estiver por perto)

      Eliminar
  3. Que lindinhos!
    Uma maravilha. Até me dava vontade de reconsiderar a proibição total mas, ah, espera, não. Nem com o logradouro que vou ter aí para os teus lados :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh pá, que maravilha, arranjaste uma com espaço exterior! (páteo, agora diz-se páteo, que é mais phyno. eu chamava-lhe quintal, mas já me corrigi). É muito porreiro, que é, mas deixa-me contar como tenho as mãos encardidas, de passar o domingo a mudar plantas e esfregar musgo de paredes... ;P

      Eliminar
    2. Eu chamo-lhe "jardim", mas um amigo já me explicou que o meu jardim vai ser "uma desolação de ervas daninhas e negligência" (os meuas amigos conhecem-me muito bem) por isso acho que vou adoptar "quintal". Pátio não corresponde bem porque tem umas escadinhas, é páteo ainda menos :)

      Eliminar
    3. Quintal is the new páteo ;)
      (sou suspeita, tenho um quintal)

      E não querendo impingir as minhas terapias anti-nervos aos outros, sou muito boa a roçar ervas. Dêem-me uma sachola para as mãos, umas botas de borracha e toda eu sou uma neo-rústica (um dia conto aquela das 'ssoas muito admiradas por a dótóra estar a sachar de lenço na cabeça. o mal deste país é o preconceito novo-rico)

      Eliminar
  4. Sanicat Zen. Cara, que é, mas é a única que aceito lá em casa, não tenho cheiro nenhum em casa. É só um, mas muitos dias não parece, juro.
    E a tua família é linda, linda.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, acho que vou experimentar - não se perde nada. Quando era só uma, a aglomerante do continente servia. Agora, mesmo com 3 wc, não dá: há dias em que resolvem usar só um dos caixotes.
      Nós já vamos na segunda variedade de Golden, que se vende na net. A que não tem cheiro é melhor, mas ainda tenho mente aberta para experimentar mais ;)
      A vantagem de uma aglomerante mesmo boa é que dura imenso: basta manter sempre o mesmo nível e limpar com frequência.

      Eliminar
  5. Olá. Misturem farinha de mandioca com a areia. É absolutamente fantastico pois "agarra o xixi" e é muito mais fácil de limpar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha lido sobre esse "truque", não sei onde. Obrigada pela dica!

      Eliminar
  6. Eles são uns amores, que vontade de voltar a ter bigodudos em casa...
    Vinha também recomendar a Sanicat Zen (cheira a qualquer coisa como flor de lótus, mas é certo que é a única que eu conheço que bloqueia mesmo os cheiros menos agradáveis). Há na TiendAnimal, Zooplus etc.
    Outro truque (que às vezes é mais funcional, outras vezes dá para o torto) é forrar o fundo da caixa com um saco do lixo, dobrando-o para fora - quanto mais grossinho melhor - porque na hora de substituir a areia é só fechar o saco e está feito. Quando digo que às vezes não corre tão bem é porque esta mente brilhante se esqueceu que os gatos gostam de "escavar" a areia, e às vezes rompem o saco. Mas digamos que 50% das vezes corria bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ena, mais um voto na sanicat zen. Vou ter mesmo de experimentar.
      Esse truque do saco, bom, já tentei e correu para lá de mal. Mesmo com cerca de 7, 8 cm de areia, conseguem escavacar o dito cujo.

      Eliminar
    2. É verdade, é. Eu arranjei a uma altura uns sacos grossíssimos, esses passaram a correr melhor, mas nem sempre.

      Eliminar
  7. Só para ser diferente, e porque cá em casa com dois cagões, o que funciona (para evitar o cheiro) é usar as Pellets de madeira comprimida usada para as lareiras, o único "senão" é quando se lembram de escavar de tal forma que metade vem parar cá fora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pellets nunca tinha ouvido. Julgava que serviam para roedores, como coelhos ou porquinhos da índia!

      Eliminar
  8. 3 wcs separados? Quem me dera a sorte de nao precisar partilhar WC com ninguem. Os meus gatos sempre partilharam wc e nao me lembro de queixas. Ha aquelas "casas" WC para gatos que ate limpam a areia automaticamente. Sendo um contentor de certo modo fechado contem os cheiro melhor. Sao caras mas davam-me mais descanso, achava-as mais limpinhas para os peludos tb.

    bj

    ResponderEliminar