quinta-feira, 13 de outubro de 2016

It's allright

E depois vês que um escritor medíocre tuga*, daqueles que não sabe que é medíocre, e até ensina outros a ser tão medíocres como ele, um que nunca entrará nem para a long quanto mais a short list do Nobel, faz pouco da atribuição deste ano, com a piada de que tem os livros todos**.


Querias, pois querias. Mas não há.


*outro lido e doado.
**segui um link plantado noutro mural, olh'aí.

22 comentários:

  1. Não podes dizer quem é? Não tenho fakebook mas não queria ficar ignorante. Chagas? Orelhas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Credo, nem tão medíocre assim :P É um com apelido de pássaro, cujo pai até cantou Ary dos Santos (e saiu deste país aos gritos de que não o merecemos). Tinha obrigação de ter um bocadinho de mais respeito pela poesia feita canção, que foi o que lhe pagou os estudos e a criação.

      Eliminar
    2. Ah, ok. Obrigada :)

      Eliminar
    3. Já dei mais uma gargalhada :)
      E sim, esse devia ter um bocadinho mais de respeito.

      Eliminar
    4. Já leste? Olha, é pior que Murakami :P

      Eliminar
    5. (sou muito má pessoa e vou malhar com os ossos no inferno)

      Eliminar
    6. Sim li e é-me um bocado indiferente. Digamos que não perco tempo com ele. Li e tal e ficámos por aí. Mas conheço fãs incondicionais.
      o meu ódio de estimação é o vhm.... e a minha aposta para Nobel um dia (e que admiro imenso) é o GMT.

      Eliminar
    7. Ah, o valter. Tenho lá um para me iniciar (gosto de conhecer de tudo) e a ganhar pó há anos. A culpa é dele, que depois da entrevista em que disse qualquer coisa como as vaginas serem uma coisa suja fiquei-lhe com um certo pó, misógino de merda. E isto vindo de quem está a ler um misógino de merda, mas que escreve muito bem (Kingley Amis, fideputa de pessoa, mas caneco).
      O meu irmão é mega fã do Gonçalito, mas eu ainda não lhe peguei, sinto-me muito mal por isso mas há sempre alguma coisa a atravessar-se à frente.

      Eliminar
    8. Olha, ouve o Gonçalito. Podcast Livro do dia da TSF, janeiro 2016 (e meses seguintes) e ouves todo o "torcicologologista, excelência" enquanto vais a conduzir. O trânsito de Lisboa aguenta-se muito melhor assim. Eu de manhã habituei-me a ir para o trabalho ao som de podcast de livros e chego muito mais feliz ao trabalho.

      Eliminar
    9. também pensei logo no chagazzz.
      e o que referes, dos excertos que li, também não me puxa (ao que sei, também dá cursos, não dá? hmmm).
      agora vou dizer: o filho de mil homens foi a maior seca que me passou pelas mãos nos últimos anos e olha que tinha muito boa vontade. andei o verão todo a arrastar esta coisa e entretanto o desgosto pelo tempo perdido ainda não passou. tenho ali outro dele mas tão cedo não lhe pego :/

      Eliminar
    10. Patrícia, não consigo, no trânsito não consigo. Umas musiquetas e já chega, a essa hora o meu cérebro está morto. Mas a sugestão é boa, que já ouvi umas partes do Torcicologista e fiquei augada.

      Wallis, também não gostas do valter? Olha outra. Acho que é esse que lá tenho, tu queres ver?

      Eliminar
    11. eh pá, deste livro não gostei mesmo nada, ainda estou com ele atravessado. Ainda por cima, achei que havia uma tentativa de imitação do Saramago... Ou então, já estava tão farta que tudo me irritava.
      (hoje li algumas reacções contra o nobel... olha, a Lídia Jorge foi uma delas)

      Eliminar
    12. Se não me engano ele ganhou o prémio Saramago. Se também escreve como o tipo, tem graça, parece assim uma coisa tipo clube :D

      As pessoas estão em estado de choque, e eu acho o máximo. Ao estado de choque. A sério, alguém abana a gaiola e a passarada fica toda esbilocada.

      Eliminar
    13. O Valter parece-me um conas, o Tavares não me atrai e o dito escritor escreve sempre o mesmo livro.

      O último que li dele, metendo o dr. House e um balão, era I uma cópia descarada de tantos outros livros.

      Eliminar
    14. Céus, um balão, foi o que eu li! Um tédio é uma coleção de ideias já feitas

      Eliminar
    15. Sim, era uma mescla de "And then there were none", da "Ratoeira", de um certo noir. As primeiras páginas liam-se bem, até que se chegava à mansão e era tudo previsível e parvo, com uma escrita pedante.

      Sei que o curso dele na "Escrever Escrever" foi um sucesso mas, depois da incursão por um curso de escrita criativa - aguentei uma aula, achei tudo uma merda - duvido que isso queira dizer alguma coisa.

      O pior de tudo na escrita dele, contudo, é achar que nunca ninguém escreveu nada assim.

      Eliminar
    16. Oh, também já frequentei ursos de escrita, e tive a mesma desilusão. Aquilo é frequentado nem tanto por quem queira aprender, mas por quem quer ser descoberto. E eu, parvalhona, ia numa de aprender as técnicas de escrita, porque achava - parvalhona ao quadrado - que até me ia reforçar a percepção e apreciação como leitora.

      E sim, o tipo soa muito pedante, e acha-se mesmo originalíssimo. Coisas. Lá porque se tira um curso em Nova Iorque não se adquire talento. E todos os escritores têm as suas inspirações ou influências, admiti-lo não é vergonha nenhuma.

      Eliminar
    17. Quando encontrarem um curso de escrita para leitores avisem que também quero.
      "O Valter parece-me um conas, o Tavares não me atrai e o dito escritor escreve sempre o mesmo livro" - ahahahaha.
      O Valter tem um problema qualquer muito grande. Confesso que gostei muito do "a máquina de fazer espanhóis" mas nem tenho palavras para o Remorso de Baltazar Serapião e o "Desumanidade".
      E juro-vos que já li uns dois ou três livros do dito escritor mas não me lembro da história de nenhum.
      Quanto ao GMT, adoro. Preciso de ler aquilo mais do que uma vez para perceber (ou achar que percebo), mas adoro.

      Eliminar
    18. eu também quero, um curso desses. tinha a veleidade de crer que aprendendo técnicas de escrita a poderia apreciar melhor, mas o curso que fiz era uma caquinha em três actos.

      Eliminar
  2. sera que o homem esta a dar de frosques por motivos anti-nobelisticos??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh pá, esta é a parte melhor, o home não liga pevide...

      Eliminar