quinta-feira, 14 de abril de 2016

Os meus problemas

O que me chateia neste tempo (inusitadamente, vá, não me lembro de um Abril assim, adágios populares à parte) diluviano é tão somente isto: os meus vasinhos de suculentas, devidamente acondicionados em cache-pot sem furiscos, que estão já no seu habitual poiso estival, a acumular auguinha. Se não lhes acudo, afogam-se.

(pior: apodrecem-lhes as raízes, ai minhanossasenhoradagalocha que vou mêmo apanhar uma molha e arriscar uma perna partida, c'o piso, c'a chuva, escorrega com'ó caraças, esqueçam a cena do revestimento anti-derrapante, que até é, eu sei, fui eu c'o escolhi, mas aquilo anti-derrapa depois de uma regadela, com lençol d'auga é cada um por si, mas aiminharicaverdura que se não lh'acudo fina-se) 

17 comentários:

  1. As minhas estão sempre na rua, mas têm furiscos. O pior foi quando choveu granizo...ficaram desfeitos. Acho que lhes vou fazer uma poda-razia-radical.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai o granizo. Felizmente na minha zona não foi tanto como o que caiu nas Avenidas novas, ou lá se ia o jasmim e o resto.

      Eliminar
  2. Depois de me rir um bocadinho, lembro-me com tristeza que as minhas orquídeas e o cactos andam a desesperar por sol e calor. Tu salva as bichinhas sff.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia, seu coração de pedra. Coitadinhas das plantinhas! Elas também têm sentimentos, tá? :P
      Ah, orquídeas. Depois de ter assassinado a minha primeira, por falta de luz adequada, lá me entendi com a espécie, e agora já tenho cinco. Yep, cinco. Há as velhas dos gatos, eu vou ser a velha das plantas ;)

      Eliminar
    2. E eu das orquídeas. Tenho 3. Uma já com alguns anos e muito estranha. Uma que veio a morrer para a minha casa só para ver se o meu gato não dava cabo dela. Depois desta sobreviver e ficar linda a florista decidiu fazer da minha casa hospital de orquídeas e já me mandou outra que está com uma saúde ainda periclitante por falta de sol (acho eu).

      Mas não posso ter ervas aromáticas que o meu gato não deixa (o sacana come - sempre que apanha - os rebentos do limoeiro, achas normal? e adora salsa, coentros e afins). enfim.

      Eliminar
    3. Ah, os gatos, esses seres que só não estrangulamos porque são adoráveis. A minha andou a roer (e posteriormente, vomitar) uma azálea que tinha na varanda. tive de arranjar um suporte para a planta ficar alta e não lhe chegar. Das aromáticas só aprecia cebolinho, mas não muito. Como tenho um minigarden (seis níveis) tenho as aromáticas mais acima, e no "piso térreo" costumo semear erva gateira. Essa eles podem comer.

      Eliminar
    4. Ena, temos menino. Sim senhora, gostos finos. Olha, salsa também não fará grande mal, fica já temperadinho ;)
      (a minha rói a erva gateira mal começa a brotar)

      Eliminar
  3. É só rezar a Santo Hulk, protector das cenas verdes ;).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, a imagem do Hulk como protector das plantinhas é tão fofes :)

      Eliminar
  4. Por falar em chuva e granizo, espero que não tenha estragado as cerejas, as ricas cerejas que eu passo um ano inteiro a esperar. No ano passado houve cereja tão boa. Saudade.

    ResponderEliminar
  5. Não me digas nada, que ando aqui de coração nas mãos, logo agora que tinha a rúcula a despontar, e as alfaces, e transplantámos o endro para o canteiro, olha, uma aflição. (pelo menos as cebolas e alhos já estão maiorzitos, espero que se aguentem)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha "horta" está na varanda, mas já pede solinho :(

      Eliminar
  6. Muda-as para vasos com furos! Olha, tenho aqui umas Buganvílias bebés, que ainda estão em floreiras e mesmo com furos, inundam que é uma aflição. Mas no caso das Buganvílias, a água não é mal maior, já nas suculentas é a morte da artista :)

    [eu tenho umas suculentas em cima de um formigueiro, tem sido uma luta em que eu já perdi, claro. Agora estou à espera que melhore para as mudar de sítio. Raça das formigas]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mac, elas estão em vasos com furos, e estes dentro daqueles vasos metálicos coloridos do Ikea. Para assegurar boa drenagem coloquei bolitas de argila no fundo do vaso, filtro de café a segurar a terra, e mais um fundo de bolitas de argila nos cache-pot/vaso do ikea. Achei à prova de bala, principalmente porque passam o inverno na varanda, debaixo de telha. Veio o sol e pu-las no terraço. Hoje fui buscá-las: como previsto, cheias de água. Credo, tadinhas. Já estão a escorrer e vão voltar para a varanda até passar esta loucura de tempo.

      As formigas. As formigas. Tenho lá umas que se mudaram para uma floreira da varanda. Pestes.

      Eliminar
  7. Então, formigas, é chamar o Ant-Man!
    É preciso eu explicar tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D num sei, num sei! às tantas ainda fazem panelinha...

      Eliminar