segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Like a Virgin

Quarenta e quatro anos de vida, e o primeiro lombo de porco assado na perfeição. E ainda há quem ache que o masterchef não serve para nada.

(na verdade, o mérito não é todo meu: termómetro de carne, best buy ever. no ponto.)

10 comentários:

  1. não asso peças grandes de carne sem termómetro* (já a minha mãe usava). é infalível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caramba, ficou no ponto, nada seco. Foi uma revelação (a minha mãe não é fã de assados, daí a minha ignorância. ah, antes de por no forno selei a carne em refogado de cebola e azeite, e estufei um bocado na panela de pressão. esta já é a parte masterchef, abençoado programa)

      Eliminar
  2. esqueci-me do asterisco:

    *sozinha, na maioria das vezes limito-me a chamar o nuno para ver se ja está.

    ResponderEliminar
  3. eu pensei que já fosse demasiado masterchef para o meu nível de cozinha, mas assim fico conquistada à ideia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se eu consigo, qualquer pessoa consegue :P Ah, aquela coisa de deixar a carne descansar? Verdade. Qualquer dia tento a galinha, ou quem sabe, o peru no forno. Inteiros! Recheados! Estou aqui estou uma boa dona de casa! Atirem-me água benta! :D

      Eliminar
    2. Ó pá, tou cheia de inveja, nunca usei um termómetro de carne! Fazemos o quê com ele?

      (pergunta estúpida, imagino, mas sincera....)

      Eliminar
    3. MC, nada estúpida, a pergunta: até ao evento masterchef, eu desconhecia que tal objecto existisse :D Ora o termómetro de carne é assim a modos que um espeto com um termómetro redondo no topo, a gente espeta o coiso na carne, ali bem a meio, e o coiso mede a temperatura no interior da peça. Depois tem uma escala com os tipos de carne: para a de vaca, p. ex., é mais amplo, para se poder escolher entre mal passada, médio e bem passada. Para porco e galinha é um ponto fixo (porque têm sempre de ficar bem passadas, ou arriscamos parasitas/salmonela). É científico: quando a carne atinge determinada temperatura no centro, está cozinhada no ponto! Mágico, eu sei.
      (os bons cozinheiros sabem a olho e a toque, mas nem eu almejo tanto)

      Eliminar
    4. Olha já aprendi qualquer coisa hoje :) Obrigada! Contudo temo que ainda não haja coisas dessas à prova de azelhas como eu (detesto cozinhar e sempre que tento inovar sai bosta)

      Eliminar
    5. Repito-me: se é à prova de moi, serve para toda a gente :D e custou uns meros quatro euritos, na loja Casa, não é nada fancy. Confesso, no entanto, que certa vez já me vi a namorar uma Le Creuset, que é a Patek Philippe das panelas. Sou muita parva, eu nem sabia o que fazer c'aquilo.

      Eliminar

    6. Estou maravilhada. Preciso de um coiso desses.

      (Sim, também tenho namoros platónicos com panelas Le Creuset, com maquinaria Kitchenaid e com fogões AGA - devaneios de tonta!).

      Eliminar