quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Lidando



Volta e meia dão-me umas ganas, uns nervos, e ponho-me a passear por lojas online, oohhhhhh, que vestidinho tan windo, óóóóó, sapatinho fofo, mas não compro nada, nem sequer faço um cesto de compras que nunca seguirá para o check out. Não é maturidade, não é capacidade de lidar com a frustração, é outra coisa, não sei explicar bem o quê, talvez bicho que se me pegou com esta pandemia. Continuo com vício de lamber montras, reais ou virtuais, mas não me apetece comprar. Ou antes, quando chega ao momento de pegar e ir provar dá-me um quebranto, uma fraqueza, que desisto. Nada, nada me parece valer o esforço de ir para o provador, descalçar, despir, vestir, e voltar a despir, vestir, calçar. Ah, mas online poupa-se esse trabalho, sim, mas tanto fisicamente como virtualmente sai a pergunta, porquê?, ou para quê?, afinal tenho os roupeiros cheios, por mais roupa que siga para dar; e em dois anos vesti e calcei o quê, um terço das existências? É, o bicho pandemia comeu-me a vontade de esbardalhar dinheiro em coisas de vestir e calçar. Já em livros, tchi, se tivesse vergonha nem contava. Encomendo online mas vou levantar fisicamente, que ninguém tem tempo e pachorra para esperar pela encomenda. Já que lá estou, bom, aproveita-se para ver as novidades e, de repente, lá estamos a descobrir mais uma coisinha que até queria já ter mandado vir, e pronto, felicidade instantânea e duradoura, que um livro não é só a alegria de descobrir, folhear, comprar, trazer; é também a de esperar a vez para ler, ler, e depois recordar. E em sendo BD (no caso, foi, daí encomendar online, um gajo nunca sabe em que loja há), reler. Que releio. E agora estou mortinha por ir para casa e começar. 

6 comentários:

  1. Estou igual com as roupas. Mas isso e' porque a) estou imensamente gorda e nao me sabe bem vestir nada e descobrir que visto 2 tamanhos acima do que vestia, e b) era coisa que fazia nos tempos de ocio, aos fins de semana, a passear pelo centro da cidade onde vivia. Agora nao tenho temos de ocio, nem fins de semana, nem vivo no centro da cidade. Tenho muitas saudades dos meus intas.

    E por causa do b) agora tb nao tenho la muito tempo para ler, o que me deixa tristissima. Devorava livros, 'as vezes nem dormia porque nao conseguia pousar algum, mas agora o cansaco e' muito e pior, e' mais facil entretar a ler noticias no telemovel. Odeio isso.

    Odeio ter-me viciado no telemovel. Odeio. 'As vezes faco dowload de livros no tlm para ler ali. Sou uma pessoa de vicios, de vicios de maos, dantes era com o cigarro, agora a merda do telemovel. Detesto esta minha faceta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aenima, devo ter sido a única pessoa a emagrecer com os confinamentos :D mas entretanto já recuperei (acho eu, pela roupa, que já não me peso há anos).
      Quanto a ler, não fiques desanimada, tens dois filhos pequenos, trabalhas, é natural que a cabeça não dê para tudo. Eu, sem filhos, tenho dias em que já não consigo olhar para mais uma página impressa, de tantas que já li no trabalho. Uma pessoa já não tem o andamento que tinha há dez anos, ou vinte :/ O facto de cada vez ver pior ao perto também não me ajuda. Ainda no verão corrigi a graduação, e hoje tive de ir buscar uma lupa (uma lupa! pareço uma velhinha!) para ler a pass do wi fi.
      Há dias em que também cedo ao scroll. Sei que é uma estupidez, ainda mais à noite, porque baralha os ritmos todos, mas coise. E para entreter as mãos uso um jogo de colorir (é um coping mechanism como outro qualquer), mas quero voltar a pegar no tricot ou crochet, que sempre se tira a cara de um ecrã.

      Eliminar
  2. Também odeio ter-me viciado no telemóvel, nas notificações, na merda do Instagram e na Netflix. Nem sei se me odeio mais a mim ou ver pessoas que amo também viciadas. E odeio não me sentar no sofá a ver programas de televisão bons.

    Izziezinha, já viste uma livraria pequenina que abriu ao lado da churrasqueira lá em baixo? Se calhar já lá está há que tempos mas só dei por ela há dias. Um cafecito na padaria da praça e depois descer até lá, se calhar era giro, agora para a quadra festiva. Não achas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sei do que falas, nunca a vi de porta aberta. Não é uma editora?
      Isso do café era bem pensado, mas amanhã de manhã tenho de ir buscar o hotspot que foi arranjar, comprar uma botija de gás e, se der, ir ao leroy comprar um cabide. Juro, a minha vida é uma excitação :D

      Eliminar
    2. Acho que deve ser uma editora mas já vi várias vezes a porta aberta e daí ter ficado curiosa.

      Eliminar