segunda-feira, 19 de março de 2018

Assessoria on steroids

Mamãe teve a gentileza de me informar que, da próxima vez que pretender trocar de carro, vai comigo. Não foi bem assim, mas adoro um bom e retumbante eufemismo. A conversa nem era sobre carros, mas sobre trânsito; eu constato que mesmo com os violentos aguaceiros da semana passada o pessoal muda de fila de trânsito sem pisca, se encosta, força entradas, e ouço um "quando fores comprar outro carro vou contigo".

Não é preciso muita hermenêutica, apenas conhecer a interlocutora (47 anos de experiência, e devia ser curriculum relevante) para perceber que a) não, não era uma oferta de companhia, para o caso de me sentir sozinha e ignorada num stand; b) não, não era uma oferta de ajuda para um evento a longo prazo e/ou hipotético (o último veículo foi trocado com dez anos, ainda falta um pedaço para este chegar lá); c) e não - esta até poderá ser surpreendente - era uma demonstração de falta de confiança na minha capacidade de entender mecanês transmitido via comercialês.

O que mamãe quis dizer, muito resumidamente: a) tens de trocar de carro, depressinha; b) eu vou contigo, para não voltares a fazer asneira. E a asneira nem é comprar uma viatura automóvel a) acima das minhas possibilidades, que sou brutalmente forreta com carros; b) que não preste, apesar de, até ao presente, ter tido sempre muito azar nos lemons que me calharam; c) escolher uma cor feia. Não. O que senhora minha mãe quer é que eu compre um carro a "sério", por oposição às caixinhas de fósforos por que insisto em me apaixonar. Sim, para mamãe um yaris entra nessa categoria. Para mim representou um compromisso por um carro de "pessoa crescida", ou seja, cansativamente indistinto, banalmente citadino, aborrecidamente prático. O que eu queria, mas queria mesmo, era um Fiat 600! Fofão. Lindão. De cor menta. Não! 'marelo. Não! 'zul cueca. Mas lá está, sou uma pessoa crescida, a casa não tem arrecadação, e preciso de uma bagageira onde caibam as embalagens de skip compradas a 60%, mais o amaciador em promoção, o carrinho de transporte, cangalhada vária, uma ou duas sacas de areia dos bichos, e ainda dê para enfiar as compras da semana. Não podia ser. Fui-me então à toyota, com o coração a arrastar pela calçada; lá chegada, obriguei-me a cortejar o yaya, mas sempre de olhinho grande, cobiçoso, no aygozinho, ai tan giro, ai tan mimosinho, ai tan compactozinho, ai tan fonfon. Enchi-me de força, porque já sou cres-ci-da!, e pronto, tratei do assunto. Saída do strand, ainda fui dar umas miradas tristes na montra em frente, que o opelzinho adam é tan crido, ó, com duas corzinhas, coijinha má-boa. Mas mantive a verticalidade, o propósito: comprei o sacana chato e aborrecente.

E, nem dois anos corridos, já andava a salivar pelo meu antigo smart, que me deu tanto desgosto e despesa. Ou antes, pelo novo smart, ai que 'tá tan mais giro, ai que este é que era. Nem falando do mini, que entretanto transformaram numa banheira sensaborona, e aliás já era caro demais para a popó-forreta. Eu quero é um carro giro. Pronto. Sou veículo-adolescente. Eu quero é um boguinhas, um me-mobile, um besugo ágil e pucanitcho, uma coisa que não seja igual a 2.167 outros estacionados no mesmo piso da superfície comercial.

E agora surge mamãe, que após aquela inusitada interpelação, completou: precisas de um carro sólido, que te proteja. Pânico. Mamãe imagina-me numa banheira, se calhar daquelas de hidromassagem a que se chama suv. De repente sou de novo a chavalita de 15 anos, a argumentar com a progenitora nos provadores de Os Porfírios: não, mãe, eu gosto é disto, não, mãe, esse é colorido demais, não, mãe, o preto usa-se sempre. Ó mãe. Pá. Que chata, pá. Deixa-me 'tar.



11 comentários:

  1. Bóguinhas de tamanho mini rules! (Também tenho um yaris, mas azul de um azul que não há noutros, alguma coisinha de diferente tinha de ter, mas gosto mesmo mesmo é de coisinhas pecaninas, e se já é um milagre enfiar 2 adultos de porte jeitoso, um crianço e sua mega-cadeira, a cadela e a bagagem de todos para 15 dias de veraneio neste, imagine-se num dos teeny weeny do coração!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yay! Mais alguém no fan-club de carrinhos de linhas! O azul clarinho do yaris é bem giro. Não sei se quando comprei ainda havia mas, de qualquer forma, como era um carro de serviço tive de escolher o que havia

      Eliminar
  2. É necessário um boguinhas com um grande porta-malas D.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah pois. Ou então com bancos traseiros que rebatam facilmente. Os do forfour eram maravilhosos, muito user friendly. A quantidade de tralha e caixotada que transportei naquela mini-van :')

      Eliminar
  3. Eu sou uma pessoa estranha, não ligo peva a carros, escolho o mais barato com alguma qualidade (tenho a certeza que o meu marido ponderou divorciar-se de mim quando eu olhei para os Mitsubishi da última vez que comprámos um carro). Mas pudesse eu e tinha o Jeep da Jepp. Em verde tropa (sim, é um cliché dos grandes mas o que queres, sou assim). Com grelhas à frente, só por causa do trânsito de lisboa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele há dias em que me apetecia ter um chaimite, mas é. Tipos no feicebuque com o sinal verde? Passar por cima! Segundas filas com quatro piscas? Abalroa! Ah. O sonho.

      Eliminar
    2. Esse Jeep é muito muito desconfortável Patricia, não queiras. Andei com um alugado 15 dias e acabei na fisioterapia. É lindo.. É giro ....pois. Não o quero nem dado.

      Eliminar
  4. A meus braços diz esta que é a orgulhosa detentora de um panda, essa caixa de fósforos que cabe em qualquer lado. Sim, sim, também temos o carro de família, bagageira grande (mas à custa de um habitáculo claustrofóbico), mas eu gosto é do meu panda. Mesmo que às vezes penso que mo roubaram porque fica escondido atrás de outros mauzões maiores em parques de estacionamento, mas depois lá está ele, simpaticamente escondido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu problema é que o carro é filho único, por isso tem de servir de minivan quando é preciso. E é sempre preciso, que não tendo garagem no prédio a gente descarrega conforme a vontade e forcinha de braços do dia :P

      O meu forfour ficava muitas vezes escondido atrás dos outros, e este também. O que me rala é começarem a ter complexos de inferioridade, que de quando em vez calha-lhes um parceiro de parque que custa o mesmo que um T1 nos arredores.

      Eliminar
  5. Eu tenho um desses suv primo direito do teu e abençoo todos os mais de 30 mil pasteis que dei por ele, ja usado! Comprei-o ha 9, o big AL tem 13, 170 mil km, muitas voltas à Iberia, muitas idas à escola, muitas voltinhas por todo o lado. Mamãe herdou de mim quando emigrei e empresta quando volto... agora quer vende-lo pq viuvinha ficou com carro a mais. Até choro. Tao maneirinho, tao fofo, o meu pikeno, perto dos outros... lindo que nunca me deixou ficar mal e só teve que mudar a embraiagem ha uns anitos e continua catita. É muito amor. Aconselho, hein?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, não consigo, banheiras não consigo. Eu só guio bidés :D

      Eliminar