terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Qualidade, o caraças

Uma pessoa percebe que o casaquinho deve ser upa-upa gostoso quando se dá conta que, apesar de todos os seis meses gastar umas boas coroas a renovar as pendurezas anti-bicheza, o maldito está todo traçado.

Que desgosto. E se ainda ao menos houvesse costureiras daquelas que sabem virar casacos, mas nem isso.

(vou virar-me para as parkas em poliéster e penas, ó, ó)

11 comentários:

  1. Vi esse filme cá em casa, gastei imenso em coisas dessas e elas até se riam e continuavam na sua vidinha e eu a ver as roupas a estragar. Juro que corri as marcas todas e nenhuma me afastou as traças. Depois passei à canfora e nada. No fim desatei a pôr naftalina e eu é que ia morrendo, o cheiro é insuportável e fica tudo nauseabundo.

    Agora consegui controlar a coisa, Fiz assim:
    . Mantive a aspiração do chão dos roupeiros e nunca deixei passar mais de 5 dias
    . Todas as roupas, desde as de casa, toalhas, camisolas, t-shirts, tudo em sacos de plástico (encontras nas drogarias de vários tamanhos)
    . No início borrifei com BioKill (há no supermercado) uma vez por mês os rodapés, a entrada dos armários e o forro dos casacos; estantes de livros (em baixo e atrás), e todos os sítios onde desconfiei que havia traças.
    . Pus numa das paredes dos roupeiros aquelas placas autocolantes que apanham as borboletas, que até são para as traças da comida, mas também dão para estas (cuidado para as peças de roupa não passarem ali)
    . Sempre que apareciam borboletas, tentei perceber onde é que estavam a fazer os casulos (geralmente nos estrados das camas, atrás das cabeceiras, dentro de sapatos de camurça, entre roupas pouco usadas, nos armários de cobertores). E aspirei aquilo tudo, lavei e espalhei BioKill
    (a vantagem do BioKill, além de actuar mesmo, é ser incolor e inodoro, portanto podes usar nos quartos)
    . Agora que já tenho tudo controlado (e ensacado :D), passo com o BioKill nos rodapés, entrada de armário, forros de cascos, etc aí uma vez a cada 2 meses.


    Já deves ter feito grande parte disto, mas talvez ajude alguma coisa.
    Acho que não me falhou nada, mas se me lembrar de mais alguma coisa, digo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ena, uma pro :) Obrigada!

      Traça de roupa é a primeira vez que dou por ela, e só me estragou este casaco e uma camisola que já não vestia há imenso tempo (ambos pura lã, o casaco com toque de caxemira, umas phynas).

      Já a traça de alimentos, ui, dá comigo em doida.
      No ano passado esvaziei os armários da cozinha que me servem de despensa, fiz vistoria a todos os frascos, deitei fora tudo o que tinha bicho (os frutos secos, que dor! não duram nada), e lavei com muita atenção. Limpei armários, borrifei biokill (também sou fã) nos cantos e recantos, deixei assim uns dias já com as armadilhas de traça. Não apanhei mais nenhuma, sosseguei e voltei a arrumar tudo, com nova vistoria aos conteúdos.
      Resultado: este inverno já encontrei larvas. Tenho vontade de demolir a cozinha.
      Agora ando a substituir frascos, por aqueles com fecho de mola e borracha vedante, a ver se as bichas não entram.

      Quanto aos livros, todos os anos os tiro, sacudo e limpo. Já os arrumo com anti-traça em folha ou pastilha colocado nas prateleiras. Até agora - bater na madeira - tudo ok.

      Mas a roupa, credo. Eu, que lavo as malhas antes de as ensacar com anti-traça para o inverno, limpo a seco os casacos, penduro raid nos roupeiros, coloco uma pastilha dum-dum em cada bolso, é uma injustiça!
      Vou passar a ser mais zelosa com o aspirar os roupeiros, e também vou borrifar biokill.

      Ou isso, ou pego fogo à casa.

      Eliminar
  2. Traças da comida ainda não me tocou, imagino o filme de terror!
    Eu tive uma praga aqui em casa, não tenho dúvidas e acho que começou com uma mesa de jogo e cadeiras que comprei no olx. A mania das velharias não ajuda nada. Agora antes de entrar alguma coisa aqui, faço logo uma limpeza ainda na garagem. Não imaginas, foram 3 anos a acabar com elas num sitio e a aparecerem noutro! Cheguei a considerar chamar uma daquelas empresas de desparasitação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outro foco ou fonte de infestação podem ser as embalagens de cartão, como as dos sacos de congelação, película aderente, folha de alumínio, por aí fora. Deitei tudo no papelão, já não quero embalagens. Não tenho prova da causa e efeito, mas na grande limpeza vi casulos em caixas (nojo).

      E já me deixei de acumular massas. Curiosamente estavam todas dentro do prazo, mas fartei-me de jogar fora massa com bicho :P Não sei se vinha com ele, ou se fixou ali, pronto. Já no arroz e farinha, nada! Há mistérios que não atinjo.

      Deram-me a dica de mandar velharias de madeira ao expurgo. Por acaso tinha um globo terrestre giríssimo cujo suporte, de madeira, se partiu - estava desfeito de bicho.

      Eliminar
  3. Nao sei como sao os teus armários mas eu resolvi a coisa pintando os meus. Quando comprei esta casa reparei que a dona anterior tinha montes de anti traca pendurados. Os guarda vestidos sao embutidos na parede... tenho parede pintada e so a armação e portas de madeira. Pintei por dentro tudo de fresco, mudei a alcarofalavei e desinfectei as madeiras e nunca tive problemas. Vou pendurando anti-tracas frescos qdo me lembro... e é so.

    Boa sorte e boas limpezas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este armário é desses, com parede. Foi pintada há uns 3 ou 4 anos, limpo e aspiro o chão com alguma regularidade (até porque a parte de baixo tem prateleiras com sapatos). Mas da próxima (já neste fim de semana, se tudo correr bem) vou ainda borrifar biokill pelos cantos...

      Eliminar
  4. Fiz asneira no comentario anterior... desculpa. O rapaz esta a dormir no meu colo e estremunhou... so mimo.

    ResponderEliminar
  5. As costureiras do 5 a sec são bastante boas. E, agora, vão aparecendo novos colectivos de costureiras :D.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipa, naquele a que vou não sei se têm serviço de costura. Por acaso tenho umas bainhas para fazer, a ver se lhes tiro a pinta. Mas virar um casaco deve sair caríssimo, ainda é um trabalho grande e que pede alguma prática. Além de que me arrisco a que esteja também "ratado" por dentro...

      Eliminar
    2. Sim, requer um trabalho especializado. Se gostas muito dele, talvez valha a pena. Pode ser que as vacas das traças não tenham lá chegado!

      Eliminar
    3. Não é assim um amoooooor, mas pronto, é um casaco bom, com aquela cor que dá com tudo (camel, um clássico), quente que se farta, e não foi propriamente barato (ainda que em saldo). É mais pela dor d'alma.
      Que entretanto já apaziguei parcialmente comprando um casaco cinza da sacoor com um descontão daqueles (continua a ser para mim um mistério que alguém pague seja o que for na sacoor a preço normal. camisas a 20/25 euros no outlet!)

      Eliminar