quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Momento sócio-féchion

Uma pessoa também precisa dos seus momentos de pausa fútil, e distrair as vistinhas, pois claro que precisa. E, apesar de (cada vez mais) ser uma cliente pouco regular, gosto de ir ao site da zara, a "ver as montras". Além disso, novas colecções a rebentar, e yay!, não é? Pois é, e sucedeu isto:



Façamos uma pequena pausa contemplativa.
Já 'tá.
Tirando da equação apreciações estéticas puramente subjectivas (ahahahah, estava a brincar, é horrendo e quem disser o contrário precisa de ir apurar os níveis de glicémia), vou já aventar que esta merda de moda da roupa "distressed" - um óbvio e hipster-eufemismo para "estragada, irremediavelmente estragada" - já foi longe de mais.
A sério, com franqueza, olha que sinceramente.
E fala daqui uma sujeita que passou todos os invernos da sua passagem pela faculdade a estudar - em casa, só em casa! - agasalhada numa camisola que mamãe tentou - debalde - convencer-me que nem um sem abrigo aceitava vestir. Em minha defesa tenho a dizer que a) mamãe é muito exagerada, felizmente nenhum dos filhos lhe herdou a característica; b) era mesmo quentinha, o raio da camisola; c) estava sempre lavadinha, encardido não é porco.
Epá, mas isto, isto já é obsceno. Aliás, no ano passado já se cruzou a linha em alguns jeans à venda, literalmente presos por cordéis linhas de tão esburacados, mas não só não se parou a loucura como alastrou às camisolas. Quéssedezer, faz-se uma camisola toda catita, xinapáxinapá, e depois pega lá tesoura e desata a esburacar e puxar malhas. Não. Não. N-Ã-O. Não se estraga comida, não se estraga roupa, ponto. Ao menos de propósito, e muito menos se sai depois por aí a exibir a coisa.
O que falta agora? Nódoa-style? Camisa com medalha de refogado? Calça com mancha de jardineira? Camisola pintalgada de molhanga? É preciso por cobro a este flagelo. Parar este holocausto têxtil. Como diria qualquer mãe extremosa, há meninos que querem o que vestir e não têm. Se calhar, ironicamente, os mesmos meninos que produziram isto para first-world-féchion-acéfalos vestir. Há limites, pá.


[quando aqui há -muito - atrasado apareceu um filme (Zoolander!) onde um criador de moda apsicopatado (Mugatu!) apresenta uma colecção inspirada nos sem-abrigo, eu ri muito e achei muito bem apanhado. era nova e inocente.]

21 comentários:

  1. O Zoolander não era muito bom, mas tinha piadas inteligentes.

    A Moschino também teve a ideia da pobreza fashion. Uma Blogger algo pretensioso veio dizer que era patati-patata. E refiro-me mesmo a uma com pretensões a intelectual da moda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Zoolander é um dos meus guilty pleasures :) Dispensava o Owen Wilson - o que eu embirro com ele.

      Isto é só a minha opinião, mas não vejo forma de intelectualizar esta moda. Se até acho graça a jeans coçados ou com uma ou outra pequena rasgadela, ter calças abertas de um lado ao outro no joelho, ou com buracos que deixam ver a perna já me parece altamente cretino. Fazer da miséria moda é normalizar algo a que nunca nos devíamos habituar.

      Eliminar
  2. ahahahahahahah

    também foste escolher o pior (?) :D mas vá, calculo que não tenhas tido de te esforçar muito. Afinal posso sair de casa e ser fashion com as minhas camisolas de lã com buracos e sinto que estou em dívida com a bicheza que tratou do assunto (putas). Parece que já é aceitável.
    Há uns tempos fiquei muito espantada quando vi, na Zara, com uma camisa às riscas toda pintalgada, como se tivessem oferecido tintas a miúdos de 4 anos e lhes tivessem dito «pronto, agora divirtam-se para aí!» (40 heróis, a camisa, diga-se), mas isto é outro nível. E olha que os botins não ajudam, mas lá está, é uma questão de gosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Wallis, também foste vítima do bicho traça? Estragou-me uma camisola de que gostava bastante, e ainda estou para perceber como, que o que eu gasto em pastilhas dum-dum e coisichos de pendurar no guarda fatos não se acredita.
      Também vi dessa roupa manchada de tinta, e pá. Não entendo.

      Eliminar
    2. sim, e as gajas vão logo às coisas de que gosto mais :'(
      mesmo com essas coisas (muitas e são caras como o raio) todas para as afastar.

      Eliminar
    3. Cheira-me que já há uma estirpe de super-traças :/

      Eliminar
  3. Ontem ao tomar café, engasguei-me e sujei a camisola toda que trazia que era verde-água. Fui a casa de propósito mudar de camisola para não estar naqueles preparos no escritório.
    Fiz mal, iniciava uma nova moda, como dizes, nódoa-style.
    Quanto à moda "rasgada", nem sei o que dizer.
    Dulce/Porto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dulce, perdeste uma boa oportunidade de ser uma trend setter lá no escritório. Se dissesses que era uma camisola da marca xpto se calhar até acreditavam que era mesmo assim...

      Eliminar
  4. Não tenho comentários para a roupinha... e tenho a certeza que muito boa gente vai pôr de lado (ao menos que dê a quem precisa) boas peças de roupa, sem buracos para se pôr na moda. Como dizia, não tenho comentários para a roupa mas tenho para a cara das meninas, que estão completamente a condizer com a roupita: tristes e com ar doente. Taditas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As modelos da zara têm sempre um ar de depressão iminente. E de quem precisa de um pratinho de sopa e um bitoque.

      Eliminar
  5. também me acontece muito rir-me por antecipação, e depois acontecerem tipo assim, cenas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mia, pois, vai uma pessoa para se divertir, e não há uma pecinha que nos deixe de água na boca

      Eliminar
  6. Já eu (lamento discordar) mas acho que essa moda só peca por não se estender (ainda) à moda infantil. É que me sempre me poupava uns trocos em joelheiras nas calças para o puto. Ainda hoje deixei 3 para arranjar.
    Ass: quem (mas só em casa) ainda usa um casaco de lã que é uma gigantesca fábrica de fazer borbotos. A sério, aquilo reproduz-se mais rápido que coelhos, mas é tão quentinho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anna, também tenho um casaco desses. Tenho-o vestido, aliás, que passo muito frio aqui no escritório :P
      Já agora, e no tema joelheiras, porque tenho colegas com o mesmo problema: parece que já há umas que se aplicam com ferro, ou seja, são de colar e não de coser. Ainda poupas uns trocos ;)

      Eliminar
    2. Eu desisti das joelheiras. Nos hipermercados 5 euros, minimum, o par. Calças de ganga para o piolho sem estarem em saldos na Kiabi (França) 7 euros.
      É que já nem me chateio. Rasgão, tesoura, calções guardados para o verão, 7 euros depois umas calças novas sem rasgões.

      Eliminar
  7. O Zoolander é daqueles casos que de tão mau que é, se torna bom. A sério, o que me divirto com aquilo!

    Como se não bastasse, ainda a juntar ao figurino, o ar contrariado daquelas miúdas. Aquilo já é constrangedor. (estou velha)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As meninas precisam de um abraço, um agasalho, e um pratinho de comida, coitadas.

      Eliminar
  8. mal olhei para as fotos comecei-me logo a rir. eh pá, pronto. eles já não sabem o que inventar como diz a minha avó :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só rindo, mesmo. Quem gasta dinheiro nisto, quem? Davam-me o guito, uma camisola qualquer e eu tratava do assunto.

      Eliminar
  9. Ontem vi num blogue que é realmente uma tendência de futuro.
    Ou de "feucher":
    http://awkwardfamilyphotos.com/a-future-homeless-cavewoman/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Céus, tão bom. Essa menina vai ser féchion-dizáiner!

      Eliminar