segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Stress pré-traumático

Tive esta ideia muito gira, e que deixo à consideração da comunidade psi, que é a da introdução deste novo conceito, a saber, stress pré-traumático. Assim de repente caracteriza-se por uma pessoa desenvolver sintomas de stress pós traumático, mas antes ou contemporaneamente ao evento traumático propriamente dito. Um exemplo: cada vez que vejo / leio uma notícia com imagem do Trump a assinar uma qualquer coisa (ordem executiva, cheque, autógrafo) o estômago fecha-se-me, sinto uma onda de náusea, arrepios, e assola-me uma vontade súbita de me enfiar dentro da caminha em posição fetal.
Mais alguém?


[aquele pessoal tolo crente que andava por aí com conversas de 1) ah, ele foi democraticamente eleito, aceite-se; 2) andar a protestar antes dele fazer seja o que for é estúpido, e além disso refª a ponto 1); 3) as pessoas são tão alarmistas, dêem-lhe uma oportunidade, e além disso, ver ponto 1); 4) ele é só um malcriadão / parvalhão / sem noção, não vai fazer nada daquilo que prometeu, e para além do mais, ponto 1); esse pessoal passou esta semana que passou a dormir, continua descansadinho da vida, e, em tendo filhos, completamente sereno quanto ao rumo que isto leva, ou quê?]

19 comentários:

  1. para mim o pior, o início do ataque de pâncio, é ver o Bannon na sala oval. medo, medinho, a sério.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aaahhhhhhhhhhhh, o Bannon. Que agora é conselheiro de segurança.
      Houve um tempo em que eu não sabia quem era este indivíduo: era feliz, e não sabia.
      Partilho dessa reacção. Ver o trumpas rodeado daquele grupo sinistro desencadeia toda uma série de reacções terríveis (e o caos deste fim de semana? e a Theresa May a fazer-se muda? é tudo tão mau)

      Eliminar
    2. Nem me fales da Thatcher May... tb sofro muito de stress pre-traumático com essa fulana. Tenho nojo. Quero refugiar-me na Nova Zelândia e não consigo convencer o homio a vir comigo.

      Eliminar
    3. Eu apanhava já um charter para Marte, que este planeta está a ficar inabitável :/

      Eliminar
    4. pois também não conhecia o senhor, entretanto li sobre a pessoa, diz que gosta muito do darth vader. estamos a sonhar, certo? isto é para os apanhados?

      Eliminar
    5. Bom, eu também gosto muito do Darth Vader, mas não é o meu modelo como pessoa :/ (já dele... acho que é mais o Palpatine, adiante)

      Eliminar
  2. O que me dá mais nervos é a prontidão dessa gente em dar uma chance a um auto-proclamado xenófobo, misógino racista enquanto mediam a Hillary Clinton por padrões de santidade.

    Há uma conta no Twitter, TrumpRegrets, que se dedica a re-tweetar pessoal que votou no Trump e que afirma estar agora arrependido. Não serve de nada, eu sei, mas às vezes sabe tão bem chafurdar na estupidez humana e berrar uns WE TOLD YOU SO!!! para o ecrã.

    ResponderEliminar
  3. E a cumplicidade britânica é de um nojo e de uma vergonha alheia que senhores. O desespero é terrível.

    ResponderEliminar
  4. Ando genuinamente agoniada, e esta última ordem - muslim ban - deixou-me de boca aberta. Não é normal, não é aceitável.
    Há uma frase da Maya Angelou que tenho lembrado muito, qualquer coisa como se alguém te mostra o que é, acredita. Ele andou uma campanha inteira a mostrar quem é, nomeou um comité sinistro para o assessorar, e ainda havia quem tivesse dúvidas?

    A Theresa May anda a pedinchar aliados, que mais cedo que tarde vai ter de deixar a UE e precisa muito de conforto comercial internacional. É tudo sinistro, intragável. Que desgosto, uma coisa destas no século XXI.

    ResponderEliminar
  5. E há uma coisa que sempre me fez confusão nisto tudo: o Trump é cliché. Toda aquele narcisismo, aquela mulher-boneca, aqueles filhos, tudo me parece tão repetido, já não vimos isto? Na história, nos filmes, não sei, na Disney? Ele não criou nada de novo e porra, mesmo assim, as pessoas votaram. Como é que não sabiam no que estavam a votar? Ele sempre disse ao que ia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que muitos votaram sabendo precisamente ao que iam, e queriam estes resultado. Muitos usaram o voto como protesto, e já estão a cair na real. Outros, abstiveram-se e se calhar já se arrependeram. Dos primeiros, cujo número desconhecemos, é que tenho mesmo medo.

      Eliminar
  6. Tenho um idiota no meu facebook que ostentava uma linda foto do Trump como foto de perfil (family obliges, é por isto que gosto do anonimato do blog). Este fim de semana trocou de foto, tenho alguma esperança de que lhe tenha caído a ficha, mas não estou certa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, não sei se cai a ficha, ou já não querem ser associados...

      Eliminar
  7. O Bannon assusta-me mais do que o Trump, pois tem objectivos bem claros: quer ser o novo Goebbels.

    E houve negros e latinos que votaram no Trump. E judeus. E muitas mulheres. Só consigo pensar que se devem odiar muito.

    E sim, a Hillary foi julgada por uns mais, mas as ligações russas do Trump já são aceitáveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo/a, com franqueza, a maioria dos que dizem que a Hillary era má, e blablablá dos mails, se lhe pedirem para concretizar nem o sabem fazer. Os mails, no que respeita a conteúdo comprometedor, zero. A chatice era a quebra de segurança, mas agora têm um presidente que tuíta nem se sabe de onde nem com que aparelho, preocupem-se com isso.

      Eliminar
  8. Ainda não tive tempo para me dedicar a panicar, até agora são episódios esporádicos quando tenho tempo de ver/ler notícias e a eterna questão: como é que isto é possível? a única resposta que me surge (e eu não sou do género de pessoa que culpe a falta de educação por este tipo de coisa) é que a falta de empatia ao próximo se sobrepõe a tudo. E esta resposta leva-me à conclusão de que estamos todos presos por arames e que é possível que isto aconteça em qualquer sítio. (e só de pensar nas eleições em França fico aos tremeliques).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia, todos os dias (ou quase, na semana passada foi praticamente todos) tenho um mini enfarte. Juro. Tenho de deixar de ler a minha timeline, ou cancelar os gostos e seguir nos jornais, que ando num estado de nervos que não aguento.
      Se calhar preciso é de gatinho-terapia.

      Eliminar
  9. E, agora, o tipo que o Trump escolheu para embaixador à UE afirma querer destruir a UE. Bem sei que já estão a ser tomadas medidas, mas mete-me raiva que o todos pareçam uns no0bz da Internet comparados com o Trump.

    O parlamento europeu já deveria ter tweetado que o embaixador do Trump quer fazer a sopinha ao Putin. Com o Trump, tem de se gritar mais alto, tal qual como se fosse um reality show.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que querem destruir a UE, é a maior ameaça ao comércio externo dos EUA.

      E já conseguiram arranjar incidentes com o México, Irão e Austrália. A situação do telefonema com o 1º M australiano é confrangedora, e confirma que o verdadeiro bad hombre é o trumpas

      Eliminar