terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Namasté, ou o caraças

Se já andei a "passear" em sites de venda de produtos de cabeleireiro, a pesquisar tesouras de corte e de desbaste? Sim. Se desisti a tempo? Felizmente, também sim.

Muita forcinha zen para esta lucidez me durar até à Páscoa, muita mesmo.


[cabelo fino + abundante+ pesado + extra liso + tesourada amadora = esfregona cruzada com porco espinho, só remediável a máquina zero. este é o mantra a recordar.] 

12 comentários:

  1. Too late for me... deu-me a filoxera. Cortei o meu, um bocado so, va', mas o nervoso era tanto que foi mesmo de tesoura romba que uso para cortar as etiquetas da roupa. Admito que isto e' mesmo porque nao ando boa da cabeca, mas a tentar trabalhar com 2 criancas/bebes em casa e um homem a explodir com eles, esta a dar cabo de mim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AEnima, muita coragem. Muita. Mas aposto que ficou melhor que eu faria (antes cortava a franja com a tesoura das unhas, e ficava passável, embora a minha mãe e qualquer cabeleireiro topassem logo o mau serviço...)

      Eliminar
  2. Tivesse V.Exa. um cabelo entre carapinha e sabe-se lá o que isto é, que passaria a usar tranças de forma diária. Lava, seca, faz trança e espera pela próxima lavagem. Até lá, não use o cabelo para esfregar chão, tachos ou afins.
    Maria Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, mas o encaracolado não disfarça? Mas poder usar trança já me ajudava, neste momento :D o meu cabelo solta-se todo, e não tem comprimento para uma trança grande e mais forte.

      Eliminar
    2. Jovem, encaracolado é eufemismo? Carapinha da boa, com partes lisas (é o que dá misturar mulata com branco) a pessoa sai linda, com cabelo para esfregar tachos. Truque: de quando em vez solto o cabelo e pareço uma mina...ou a imagem do covid. Logo uso tranças à moda africana...dores de cabeça 4ever.
      Maria Lopes

      Eliminar
    3. Maria, chamaste-me jovem <3
      Agora a sério: nós, as mulheres, somos muito mazinhas para connosco. Muito críticas de tudo em nós. Eu que o diga, passo a vida a queixar-me de parvoíces. E, na verdade, até gosto muito do meu cabelo superliso, mesmo com os defeitos que, como tudo, tem. E também gosto muito de cabelos encaracolados, e de carapinhas, pois gosto. E gosto de ver que muitas mulheres deixaram de esticar as suas melenas encarapinhadas (eu nem imagino mas já me contaram que os alisamentos químicos e a secador são uma tortura) e usam o seu cabelo ao natural. Acredito que exija imensos cuidados e manutenção, mas é bonito sim senhora! E também gosto de o ver trançado (no meu ficaria ridículo), apesar de também já ter ouvido queixas de que é doloroso.
      Por isso: amemos as nossas esfregonas naturais! Amemo-nos. Até porque nenhuma de nós vai ficar mais bonita ou mais bem penteada com esta pandemia e confinamento :D

      Eliminar
  3. Mas dá para apanhar? Dá um jeitão para disfarçar as misérias :)

    Eu corto o meu cabelo a mim própria quase todos os meses -porque, apesar de não valer grande coisa, cresce que é um disparate- desde março do ano passado e não fica grande espingarda mas como encaracola, disfarça, e eu depois vou acertando até porque adoro uma tesourada ocasional. É quase terapêutico :)
    Muito de vez em quando pinto (vou alternando entre o «não quero saber» e o «estou farta destas manchas sem jeito nenhum»), mas para isso preciso de ajuda, não tenho mesmo jeito nenhum e não consigo pintar lá atrás. Maneiras que é assim, mas estou solidária com o teu desabafo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. wallis, então é assim, eu deixei de pintar (pintava em casa na boa), fiz em abril do ano passado umas madeixas para disfarçar os comprimentos, e cortei quatro dedos. Em setembro cortei uns dez dedos, fiquei com um bob curto. Quando andava a pensar que já era altura de dar outro corte bom (e livrar-me dos comprimentos ainda com tinta), tungas, confinamento.
      Dá para apanhar? Não. Tem forma? Népias. Está uma bosta, com imenso volume nas pontas que me faz parecer um isósceles? Completamente. Com uma fita isto ficava melhor? Talvez, mas derivado de ser muito liso e eu ter uma cabeça com forma de bola de básquete, as fitas escorregam e caem.
      :/

      Eliminar
  4. O meu marido cortou o cabelo dos putos com a máquina do cabelo, estou quase a pedir para me dar uma carecada, não aguento 2 meses sem cortar o cabelo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sãozinha, no último confinamento mandámos vir uma máquina de cabelo e eu cortei ao home. Coitado. Ainda tentei reproduzir o corte, mais curto dos lados e maior em cima, mas ficou, ó, uma joça. Pente dois, ele achou bem, eu achei horrível (somos os dois cabeças de bola de bilhar), mas prontes, né.
      O pente maior da máquina lá de casa deixa o cabelo com uns 2 cm. Acho que não estou preparada para um curto tão radical

      Eliminar
  5. Estou desde setembro/Outubro para dar um jeito ao cabelo. Neste momento tenho madeixas californianas, cabelo até meio das costas...eu que nunca fui fexion, estou nestes preparos. Era para ir cortar o cabelo dos putos a seguir ao Natal, mas não deu e depois, pumbas, confinamento. Estão sem corte já definido e cá para mim isto vai terminar em máquina de cabelo neles (o problema é o mais novo que é sensível ao barulho... acho que vai um corte para lá de radical). Entretanto fiquei sem esquentador, o que é optimo para manter o sebo e o mau aspeto em geral. Estamos, portanto, perfeitamente aculturados ao modo de vida confinado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anna Blue, melher, u.au. Cabelo comprido dá para fazer carrapichos (eu sei, andei o 1º confinamento quase sempre nesses preparos) e californianas? Pá, costumam envelhecer bem.
      Já os miúdos, boa sorte, convence-os que somos todos soldados nesta guerra que é a vida, e máquina quatro neles :D

      Eliminar