segunda-feira, 10 de maio de 2021

E enquanto vais e vens, Izzie Messalina?

Entre ir à oficina deixar o bicho-mobile para revisão / inspecção, e voltar lá passados quinze dias porque havia uma peça que só agora chegou, comprei encomendei uma viatura automóvel. Um - novo! - veículo ligeiro de passageiros. Um mula-mobile, derivado de ser híbrido. Não que o actual não durasse mais dois, três anos, a mecânica está óptima,;mas havia *ali* uns pontinhos de chapa, nada mais que pequenos, minúsculos, quase invisíveis zonas de carroceria a precisar de intervenção (malditos pilaretes! malditos!). Ora nunca diria, mas sucede que lixar a meretriz da ferrugem que entretanto se instalou (pilareeeeeeetes!), alisar a chapinha (se vos apanho, pilaretes) e pintar à cor natural (pilaretes são filhos de satã e tenho como provar) fica para o carote, pelo que achei que saltava esse investimento, aproveitava os descontuchos + garantia + assistência que estão a dar, e deixava de contribuir para a indústria do pitróil como gente grande, vicissitudes de quem deixou de andar de metro por causa de umas costas muito fraquinhas e definitivamente avariadas. E pronto, vou ser uma cagona dos híbridos (minha rica mulinha, que até vem em cor de burro quando foge), mas não daqueles que ligam à ficha, népias, eu não tenho onde carregar; e mais maneirinho que o prius, que não tenho onde estacionar, e pronto, estou razoavelmente satisfeita com a situação, não fora já estar a arrojar com a alma pelo chão só de pensar em ter de fazer o seguro (calvário!), trocar a via verde (agonia!), e esvaziar o porta luvas, o banco de trás, a mala de um carro para o outro (isto sim, o horror, o horror). 

17 comentários:

  1. Muitos parabens!

    Eu ainda nao tive tempo (££££) para mudar para electrico ou hybrid, mesmo tendo tomada para o carregar em casa. E' que eu preciso de um grande para meter as cadeiras dos 2 putos e o carrinho (pram) gigante e as bicicletas/trotinetes e ainda as compras da semana ou as tralhas para piquenique. Mesmo em segunda mao, os grandes com menos de 10 anos estavam fora do meu orcamento!

    Aqui nao vejo incentivo nenhum 'a compra de carros electricos, excepto as multas que vao impor se conduzires no centro da cidade entre 8-6pm com um diesel (que vai passar a ser petrol tb nao tarda muito). Eram para ser ja este ano, mas com o confinamento o trafico/poluicao deixou de ser problema temporariamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AEnima, o meu é dos pucanitos (médio, vá) por isso não entra pelos preços absurdos dos carros familiares. E os totalmente eléctricos não têm grande autonomia, além de que os postos de carregamento públicos não chegam.
      O único incentivo que tive foi da marca, que dá uma garantia bem boa, oferece as primeiras 5 revisões anuais, me valorizou o chaço velho em mais €1000 do que ele está avaliado pelo seguro, e ainda me deu um desconto :D

      Eliminar
    2. Olha que ja ha electricos com autonomia para 700km... ou seria ate 700 milhas, nao lembro... mas nao era Tesla, era para gente mais "£normal£" e lembro que dava para ir ao Algarve sem recarregar.

      Eliminar
    3. Queixas-te do carregamento, e pode ser na tua zona, mas noto que Portugal mas esta' muito melhor equipado com lugares de abastecimento electrico e infraestrutura verde em geral do que o UK. Muito mais. Vou ai e passo-me com o avanco tecnologico do nosso cantinho. Nunca damos valor as coisas que temos de bom, e em eficiencia energetica e reciclagem estamos milhas 'a frente do resto da Europa. Sabes que aqui nao reciclam plasticos "moles" (as folhas de celofane que cobrem as embalagems, por exemplo), nao reciclam plasticos pretos (sei la porque), nao reciclam guardanapos e rolo de cozinha, enfim, um sem numero de coisas que Portugal recicla e bem ha mais de 20 anos.

      Eliminar
    4. Aenima, é verdade que por cá se investiu muito em postos de abastecimento eléctricos, mas entretanto o processo parou ou desacelerou, e os que há estão sempre ocupados. Já há muitos carros eléctricos ou híbridos plug-in, e os postos não chegam, acho eu. Havia o plano de instalar postos de carregamento rápido nas áreas de serviço das autoestradas, mas não foi avante. É pena.
      Quanto a reciclagem, eu ponho os plásticos todos, seja embalagens ou moles no ecoponto, e acho que é essa a regra. Se reciclam mesmo, ou vendem a países terceiros para fazer a reciclagem, já não sei...

      Eliminar
    5. Aqui a reciclagem e' feita por empresas privadas, cada cidade ou conselho tem um contrato com uma diferente. Cada empresa decide o que leva para reciclar, conforme o seu modelo de negocio, e embalagens rigidas dao-lhe mais lucro, os plasticos moles e outros item nao dao lucro (pilhas, oleos, etc). Se poes o que quer que seja que nao seja aprovado pela lista das coisas que eles aceitam reciclar, nao levam lixo nenhum. Tambem nao ha ecopontos, cada casa tem um recipiente (relativamente pequeno) onde tem que por os lixos para reciclar de uma certa forma estipulada, para lhes dar menos custo. Beleza.

      Eliminar
    6. É a iniciativa privada, só metem o dedo se for rentável :D O chato é que o Estado até pode não ser muito eficiente, mas tem a obrigação de chamar a si certas tarefas de utilidade comum. No ano passado instalaram uma série de "ilhas" ecoponto, que são mesmo muito jeitosas: o contentor está enterrado, pelo que tem uma capacidade enorme. O problema é que não são despejados com a frequência que deviam, e o povo deixa sacos no passeio, uma nojeira.

      Eliminar
    7. Aqui em Paço d' Arcos, temos bastantes ilhas dessas, m o pessoal está sempre a por coisas no chão, um nojo. E ñ percebo isso dos plásticos no RU. Ñ é tudo plástico?

      Eliminar
    8. Filipa, o mesmo em Lisboa. Até percebo a frustração de sair de casa de saco na mão, chegar lá e o contentor estar cheio. Mas ou se volta para trás ou se faz exercício até ao próximo, caramba, no chão é que não. Além de que o que é depositado no chão é recolhido por outro departamento, e vai para a lixeira.

      Eliminar
    9. Filipa, para te ser honesta, nunca fui investigar por que, mas a verdade e' que plasticos pretos e plasticos moles, assim como aluminium mole (papel prata) nao sao reciclados. Ha variacoes, outros concelhos tem outras empresas de reciclagem com outras regras, mas isto dos plasticos moles e pretos sao mais ou menos gerais. Ha empresas que aceitam aluminios moles se os amassares todos juntos numa bola e perfizer uma bola de tenis ou maior.

      Eliminar
    10. Aenima, isso lembra-me os Sopranos a dividirem a recolha do lixo. Izzie, o pior é q o contentor dos plásticos nem sempre está cheio qdo isso acontece. É só mesmo um nojo.

      Eliminar
  2. Temos finesse! Híbrido é tendência 😋
    Quero ver essa máquina!
    Só reparei há pouco como as nossas ruas circundantes estão a ficar mesmo faxion, com tascas chiques e barbeiros vintage, já viste?, que máximooooooo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a.i., féchion, féchion é eléctrico. Ou bicla. Mas eu estou sempre um passo atrás, né :'(
      As tascas chiques são um cancro que devia ser extirpado. Comida boa é que era, quero lá saber do chique (há um italiano novo perto da Tebas, com preços de fugir, não dá vontade nenhuma de experimentar. a Da Vitto é que tem uma esplanada bem boa, e as pizzas são óptimas, tenho saudades). Mas estão a abrir muitos sítios, sim. Me mate comeu num vietnamita na Almirante Reis e adorou.
      Barbeiro vintage só reparei na barbearia Oliveira, que abriu na Almirante Reis, não dei por mais nenhum.

      Eliminar
    2. Olha mas é essa, tasca italiana chique. Nós queremos ir experimentar. A minha irmã já foi e diz que a comida é muito bem feita. Logo ela que costuma ser bem forreta!

      Eliminar
    3. Se a comida é boa, até vale a pena experimentar. O menu é muito reduzido, mas suponho que assim tenha maior garantia que as coisas são bem feitas e com produtos frescos.

      Eliminar
  3. Parabéns! Queremos fotos da voiture! É tb a primeira vez q ouço a palavra "pilarete".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A voiture ainda está a caminho. É um simples yaris, tadinho :')
      (pilaretes são aqueles seres odiosos e vingativos que vivem plantados no pavimento, e só damos por eles quando a carroceria raspa)

      Eliminar