quarta-feira, 13 de outubro de 2021

The Cat Diaries [21]

 Uaich, mais de um ano sem actualizar notícias da gataria. Mãe desnaturada, pfffff. Que foi o que nos transmitiu aqui há horas Fox Mulder, líder inquestionável de la maison, enquanto o tentávamos apanhar. Explico: anteontem tinha uma bochecha ligeiramente inchada, ontem estava bastante pior, hoje estava tremendo. Pronto, não havia mais nada a fazer, vet com o bicho. A hora mais temida desde que o adoptámos: é que se o bichano até amansou, já gosta e pede festas, e - milagre! - até há episódios de colo a relatar, sempre se manteve bicho solto e livre, pouco amigo de agarranços. Mas quando tem de ser, tem de ser.

Telefonar para o vet, ainda têm regras covid, ou seja, marcação. Explico a situação, primeiro é preciso conseguir enfiar a fera na caixa; lá me dizem as horas livres que ainda têm, prendam o pestinha e depois liguem. Mais fácil dizer que fazer. Lá o conseguimos confinar a uma divisão, armados de manta e muita vontade, e depois de perseguição e guerra de força (mesmo doente e, seguramente, cheio de dores, continua um lutador que faz favor) conseguimos, conseguimos, conseguimos! Telefonar, podemos ir já, e vamos.

Resumindo, e como se suspeitava, abcesso. Foi sedado, drenado e, já que estava fora de combate, desparasitado e chipado. Agora anda aqui por casa aos ésses, todo drogadão, de abajour enfiado e a dar com o dito em todo o lado, a ver se aquilo sai. 

Tadinho do nosso laranjito. 


E agora dar-lhe antibiótico seis dias seguidos, hein? Outra tourada. Mas vamos conseguir, vamos superar. O grande gatinho do céu nos ajude.


6 comentários:

  1. Li algures que agora há umas golas almofadadas que fazem o mesmo efeito que os cones, pelo menos nos cães, e são muito menos traumatizantes porque são fofas e moles (não esbarram nem se prendem noutras coisas nem nas paredes) mas não sei onde se vende nem se dá para gatos... As melhoras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem, quando li o teu comentário, entusiasmei-me e pensei "que bela ideia, amanhã vou procurar". Entretanto, já passou totalmente o efeito da sedação, o bicho está nervoso, e acho que não vamos conseguir trocar uma gola por outra. Vai ter de ter paciência... (e nós também, que mesmo depois de uma noite sem comida não engoliu o patê com o antibiótico misturado. bandido.)
      E obrigada!

      Eliminar
  2. Ginger Fox! Lindao mesmo, as melhoras para o peludinho fofo, saudades de ser mama dessas coisas lindas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já está bom, pronto para outra (livra!). Seis dias a antibiótico e abat jour e pronto. Dar-lhe o antibiótico implicou figurinhas como estar deitada no chão, a dar à boquinha bolinhas de patê com pedacinhos de comprimido, sim, mas o que a gente não faz pelos bitxos ;)

      Eliminar
  3. Há na Amazon, chama-lhe o donut of shame (em vez de cone of shame). Mas concordo que fazer a troca dever ser complicado (impossivel). Para levar a minha gata ao veterinário há 2 anos, tive de usar uma armadilha. São muito eficazes, e uma amiga emprestou-me. As melhoras para o laranjito, ele é mesmo lindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helena, neste caso era mesmo impossível, é gato de rua, nunca tinha vivido numa casa. Está muito mais manso, mas é uma tourada apanhá-lo, quanto mais manuseá-lo... A vantagem do cone é que estava mais fácil aproximar e dar o antibiótico no patê, à mão, que ele comia com dificuldade e estava morto de fome. Mas mal acabou a medicação e lho tirámos... zut! :D
      (juro que já pensei comprar uma armadilha para emergências, mas eles são espertíssimos, e de certeza que apanhava o que não interessava - o Max)

      Eliminar