terça-feira, 19 de dezembro de 2023

'tão

No sábado vimos o último do Indiana Jones (até me dá uma tontura, ter o nome "Indiana Jones" e último na mesma frase) e ficámos tão desconsoladinhos, tão tristes, tão amarfanhados, que vimos os outros (três, são só três, e em toda a minha vida só vi três, e esfolo, estripo, dependuro quem me contrariar) de seguida.

 Óia. Pah. Lagriminha de felicidade e nostalgia. 

Um dia, contaremos aos pequenitos, à roda de uma fogueira (virtual), debaixo de um céu estrelado (gerado por i.a.), sobre aqueles tempos em que se levava quinze dias, três semanas -depois de outros tantos a escrever, desenhar storyboards, pré-produzir - a filmar uma cena de ação, com atores, duplos, uma equipa técnica bastante boa e grande, e a coisa ficava, ó, bem melhor c'as joças que vedes agora. 

7 comentários:

  1. É tudo verdade. Estou tão farta de filmes com efeitos especiais, valha-me Deus. Quanto ao Indiana Jones, epá, os primeiros filmes são uma cena, o resto nem sequer faz parte do lote.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sãozinha, é que nem é efeitos especiais só, é o maldito CGI! Tudo o que pode ser substituído por efeitos em computador, zás. A maioria das cenas de ação nos Indiana Jones exigiram trabalheiras monumentais, efeitos especiais mecânicos e físicos, mas a cena do tanque, por exemplo, hoje em dia aquilo era tudo feito em desenho animado realista, e ficava uma bosta, em vez de uma lenda :'/

      Eliminar
    2. Ou as cobras, na Arca. Hoje eram em desenho animado, poupavam a trabalheira de encontrar centenas de bichos. Mas um gajo sentia o mesmo nervoso, dava os mesmos pulos na cadeira? (eu vi com 11 /12 anos, no cinema, foi épico). Idem para os insectos, no Templo Perdido. E sei lá que mais. É triste, se os efeitos não servem para ajudar a contar a história, não servem.

      Eliminar
    3. Sim, o Temple of Doom não seria a mesma coisa sem cobras, insetos, lume e montanhas-russas! PS: Lembro-me tão bem de ir ver o Last Crusade ao cinema, um cinema que já ardeu e continua ardido.

      Eliminar
    4. Oh, vi-os todos no cinema! Era uma emoção, vinha um filme do Indy e era para toda a família :D Já nem contando as vezes em que passavam na TV.
      Aqui em Lisboa os cinemas estão a fechar, o mê rico Monumental já não existe, nos centros comerciais é só putos aos gritos, até os adultos já não se sabem comportar (falam o tempo todo, atendem telefones, méne), tenho medo de ir ao cinema e acabar na penitenciária em prisão preventiva, que juro que me sobe uma fúria, credo.

      Eliminar
    5. Aqui é igual. Felizmente consigo, às vezes, ir à tarde durante a semana. Os meus cinemas favoritos de Lisboa, de há vinte anos, já morreram todos. É tão triste.

      Eliminar
    6. Alguns cinemas chegaram a ter sessões ao domingo de manhã, e era um sossego, uma maravilha! Entretanto veio a pandemia, e não sei como está agora. Gostava de ver o Dune II em cinema, logo se vê

      Eliminar