quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Identifiquei :(

 

5 comentários:

  1. Deixei de fumar ha uns anitos. Fumei mais de 20 anos, estive 10 para deixar, mas la consegui, tao devagarinho que nem me lembro quando deixei ao certo. O ultimo cigarro foi no velorio do meu pai, e ja me soube mal. Forca linda xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que só lá chego com ajuda, por exemplo os patches de nicotina. Tenho dias. Ultimamente ando nos 5 diários, que já não é nada mau...

      Eliminar
    2. E vaping? Não atinas? Sempre deixas de inalar os químicos do papel que são mauzinhos. E depois mudas para vaping de sabores e assim aos poucos... nao?

      Eliminar
    3. Já tentei, a ideia era ir reduzindo os níveis de nicotina até zero, e depois deixar. Mas, surpreendentemente, o vaping dava-me imensa tosse e dores de garganta. Parece anedota, mas tinha efeitos bem piores que o tabaco, havia alturas em que até tinha falta de ar.

      Eliminar
  2. Da-lhe com os patches! Eu fui reduzindo 'a nicotina e depois mudei para slims, que no inicio tambem e' pior. Mas o factor principal foi ter-me mudado para o UK. Ja quando vivia nos US fumava muito menos que em PT.

    Ha' toda uma conjuntura politico-social que desencoraja o tabaco aqui no UK (e nos US). Em Portugal, embora ja tenha comecado a mudar, ainda esta' a anos luz. As regras sao mais muito restritas, nao tens um unico cafe, pub, shopping, ou lugar publico com "zona de fumadores" com exaustao interior. Nem um. So' no jardim/ exterior, e e' um briol desgracado sentares la fora a maior parte do ano. E' proibido fumar no trabalho e em casa. Vivia em casa alugada e estava no contrato que e' proibido fumar dentro de casa - os cheiros entranham-se nas alcatifas e tecidos, e' uma clausula muito comum. Mais, e' proibido fumar num raio de 20/100 metros do meu trabalho (depende do edificio). Quando queria fumar durante o dia tinha que quebrar o que estava a fazer, sair do edificio e ir para longe - com reunioes etc, nao e' coisa que possas fazer 10 vezes ou dia! Como e' uma coisa mal vista na minha area de trabalho (saude), sentia os olhares recrinadores (se calhar eram imaginacao minha), e ia esconder-me para um sitio qualquer.

    Pouco tempo depois de me ter mudado para ca, ja so fumava de manha e 'a noite a ir e vir do trabalho. O resto foi indo aos poucos com a mudanca de vida social tambem, namorados que nao fumam etc.

    Quando ainda e' visto fumar como uma coisa perfeitamente normal e aceitavel - e em Portugal ainda nao ha este nivel de recriminacao e restricao anti-tabaco, e' muito mais dificil mudar comportamentos.

    ResponderEliminar